Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Sábado. 29/06/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

ESPORTE

SANTA HELENA

Professores têm novo módulo de capacitação em esporte educacional

Quarta capacitação do ano espera receber cerca de 30 profissionais da área

19/09/2017 às 15h04


POR Redação

facebook twitter whatsapp

O projeto Formação Continuada de Professores, realizado pelo Instituto Esporte & Educação (IEE), volta ao município de Santa Helena de Goiás (GO) para a realização de mais uma capacitação. O primeiro encontro aconteceu na terça-feira e dura até esta quarta-feira (20), no Centro de Treinamento Dom Damiano, no bairro Lucilene, e contará com a presença de 30 profissionais de educação física da rede municipal. O projeto do IEE em Santa Helena conta com o patrocínio da Monsanto, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte/Governo Federal. O IEE foi criado e é presidido pela medalhista olímpica Ana Moser.

O quarto encontro de formação de 2017 no município irá abordar a temática “Evento de Esporte Educacional”. Durante a capacitação, os professores conhecerão todas as etapas que envolvem a elaboração de um evento e ainda terão a oportunidade de aplicar com os alunos o conteúdo aprendido em uma das escolas do município.

“Há uma grande expectativa para esse quarto encontro do ano. Queremos que os professores construam atividades que contemplem todos os princípios do esporte educacional dentro do evento que organizarão”, conta Natalia Santos, formadora do IEE. Ela e Cibelle Borges são as responsáveis pela formação em Santa Helena de Goiás.

No módulo anterior as discussões visaram aprofundar os Princípios do Esporte Educacional e as variáveis de intervenção do jogo com a Temática de Educação Física Inclusiva e Dança. Além disso, também realizaram uma reflexão sobre pessoas com deficiência, abrangendo temas como Exclusão, Segregação, Integração e Inclusão e discutindo o Esporte Adaptado e a Educação Física Inclusiva.

“O Curso pra mim está sendo de grande valia, praticamente o que aprendo aqui coloco em prática em minhas aulas. Aprender um pouco mais sobre inclusão foi um avanço enorme pra mim, tenho vários alunos com deficiências e muitas vezes não sei como agir com eles, depois deste encontro penso que agora consigo dar pelo menos o primeiro passo para pensar estratégias de Educação Física Inclusiva mais significativas para os alunos. O conteúdo dança é o meu conteúdo do bimestre com as atividades realizadas aqui com toda certeza irei aproveitar muito”, destaca Fabiani Keiko Matsumoto, professora de Educação Física na Escola José Serafim Azevedo e aluna no Projeto Formação de Professores.

O projeto Formação de Professores da Rede Pública está no seu quinto ano e tem a missão de formar professores e gestores na metodologia do esporte educacional, com o objetivo de qualificar e ampliar o acesso de crianças e jovens ao esporte dentro e fora da escola.

Neste ano, o projeto, com o apoio da Monsanto, atua em quatro cidades de quatro estados (São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Goiás) para capacitar 150 professores e gestores da rede pública para a implantação e qualificação de programas voltados para a prática da educação física e do esporte nas cidades.

Instituto Esporte & Educação 

O Instituto Esporte & Educação (IEE) foi criado em 2001, já atendeu 3,1 milhões de crianças e jovens em todo o Brasil e contribuiu para a formação de mais de 35 mil professores.

Dentre os parceiros do IEE estão Mondelez Brasil, Mondelez International Foundation, Itaú, Rede, Petrobras, NIKE, Nestlé, EDP, Instituto EDP, Monsanto, Cielo, Ultra, Verde Asset Management, Novelis, Dow, Instituto Votorantim, Banco Votorantim, Fábrica Carioca de Catalisadores, IBM, Roche, BTG Pactual, Correcta, Trench Rossi e Watanabe Advogados, Bridgestone, Vedacit, Instituto Vedacit, Desenvolve SP e Bloomberg.

Foto: Divulgação