Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Domingo. 30/06/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

ESPORTE

SAÚDE

Meia-atacante Ederson do Flamengo é diagnosticado com tumor

O atleta ficará afastado do clube por tempo indeterminado para passar por cirurgia e tratamento

25/07/2017 às 15h48


POR Izadora Resende

facebook twitter whatsapp

Após o treino desta terça-feira (25), uma coletiva de imprensa aconteceu na sala Victorino Chermont, no Ninho do Urubu, para a divulgação de uma notícia delicada à imprensa e à torcida do Flamengo.

O meia-atacante Ederson, de 31 anos, foi diagnosticado com um tumor nos testículos, e passará por uma operação para a retirada e biópsia do mesmo. O jogador deverá ficar fora das atividades do clube por tempo indeterminado.  

Estavam presentes na coletiva o presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, o Diretor Executivo de Futebol, Rodrigo Caetano, o jogador Ederson e o Doutor Marcio Tannure, Chefe do Departamento Médico do Flamengo.

A notícia foi divulgada para todos ao mesmo momento. O Doutor Tanurre explicou que a descoberta do tumor veio após um exame mais criterioso, realizado para entender o aumento do beta-HCG do jogador, que originou, inclusive, suspeitas de doping.   

Tannure contou que na última quinta-feira (20), receberam “uma notificação sobre um resultado analítico adverso de um exame antidoping que o Ederson realizou, com o aumento de uma substância chamada beta-HCG. Conversando com o atleta, em quem temos extrema confiança, ele nos confirmou que não havia utilizado nada, mesmo que acidentalmente.”

O médico explicou que “em função disso, e por ser uma substância quantitativa e não qualitativa no doping, que o próprio organismo produz e que, até certa dose, é aceitável, suspeitamos que poderia ser alguma patologia, o que foi uma surpresa para nós. Fomos investigar para entendermos o porquê desse resultado analítico adverso e descobrimos que o atleta tinha um tumor no testículo, que é mais comum em homens nessa faixa de idade, entre 30 e 35 anos, com um prognóstico muito bom."

Ederson agora passará pelos procedimentos para tratar o tumor. "Ele passará por uma cirurgia e pelo tratamento. Temos certeza de que o tratamento será um sucesso. A incidência de bons resultados é de 99%. Ele terá que se afastar um pouco, mas em breve estará de volta para ajudar o Flamengo como sempre fez", completou Tannure. 

O Diretor Executivo do Futbeol, Rodrigo Caetano, explicou a razão do protocolo de informações não ter sido seguido neste caso, visando privilegiar em primeiro lugar a privacidade do jogador.  

"O motivo de termos modificado o protocolo é relevante, importante, e até certo ponto delicado. Muitas das vezes pedimos um pouco de compreensão nas informações, justamente porque na celeridade delas acabam sendo cometidos alguns equívocos. Por trás de todos os atletas e dos profissionais dos clubes existem seres humanos que possuem suas fragilidades", disse Rodrigo Caetano. 

Ederson também se pronunciou, agradecendo aos familiares e companheiros de clube pelo apoio recebido, mostrando positividade para enfrentar a batalha que está por vir.

"Nesses momentos é até difícil ter palavras. Foi uma notícia que me impactou muito, porém, sabendo de tudo exatamente como o doutor explicou, estou triste por essa notícia, mas também estou muito tranquilo, ciente dos dias que virão pela frente. Só tenho que agradecer muito o apoio que tenho recebido aqui no clube, da direção, do presidente, do Rodrigo Caetano, dos atletas, da comissão técnica”, disse Ederson.

O Presidente do Clube, Eduardo Bandeira de Mello, destacou que o atleta receberá todo o apoio do Flamengo durante sua recuperação. 

"É realmente uma questão delicada. Um problema que será tratado com todo o cuidado e critério que merece. Tenho certeza absoluta, por tudo que já conversei com o Dr. Tannure, que o resultado final será positivo, que tudo vai dar certo e que o Ederson, muito em breve, estará voltando a vestir a camisa do Flamengo. Gostaria de deixar claro o apoio total que o Flamengo dará a ele. Garantir que jamais faltará a ele o apoio do clube, de seus companheiros" disse Bandeira.

Outros exames serão realizados no decorrer da semana, visando a preparação do atleta para a cirurgia, que está marcada para a próxima segunda-feira (31). Após o procedimento, o clube informará um prognóstico mais detalhado sobre a recuperação de Ederson. 

Foto 1: Flamengo/Divulgação
Foto 2: Divulgação