Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Quinta-feira. 25/04/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

ESPORTE

PARALÍMPICOS

Luís Carlos Cardoso é tetracampeão mundial de paracanoagem

Nas eliminatórias da manhã em Racice, Luís Carlos também avançou direto para a final da prova do KL1 200m, marcada para sexta-feira

23/08/2017 às 16h00


POR Redação

facebook twitter whatsapp

O primeiro título brasileiro no Campeonato Mundial de Paracanoagem, em Racice, na República Tcheca, saiu nesta quarta-feira (23). Favorito na categoria, o piauiense Luís Carlos Cardoso, que já foi dançarino do cantor Frank Aguiar, terminou em primeiro lugar na prova do VL1 200m masculino e se consagrou como tetracampeão mundial. O húngaro Róbert Suba ficou com o segundo lugar, e o russo Pavel Gromov foi o terceiro.

“Estou feliz demais! Poder conquistar não só o título, mas também o tetracampeonato na canoa. É uma felicidade imensa pode voltar para casa com essa medalha. A final foi bem cansativa. Já sabia que eu ia pegar adversários muito fortes. Treinei muito para chegar aqui e poder disputar não só a canoa, mas também o caiaque”, comentou Luís logo após a conquista.

No momento de emoção o atleta falou em "levar medalha casa", mas como a final teve apenas quatro participantes, isso não vai acontecer. Desde 2009, uma regra da Federação Internacional de Canoagem (ICF) prevê que os atletas só ganham medalhas se a prova tiver mais de seis competidores na decisão. Apesar disso, o título mundial é contabilizado. No pódio, ele recebe apenas um buquê de flores.

Nas eliminatórias da manhã em Racice, Luís Carlos também avançou direto para a final da prova do KL1 200m, marcada para sexta-feira (25). Como o programa paraolímpico contempla apenas a KL1, o ex-dançarino precisou se adaptar rapidamente ao caiaque para disputar os Jogos Olímpicos em 2016 e conseguiu terminar entre os finalistas da prova no Rio de Janeiro. Agora, o brasileiro tenta subir no pódio no Mundial pela categoria.

Foto: Divulgação/Federação Internacional de Canoagem