Após Alexia Nascimento, Michel Augusto e Larissa Pimenta terem conquistado três medalhas de ouro para o Brasil no último sábado (28) na edição dos Jogos Pan-Americanos de Santiago, a judoca Rafaela Silva assegurou o ouro na categoria até 57kg. Mais cedo, os três atletas brasileiros venceram as finais em suas respectivas categorias: até 48kg, até 60kg e até 52kg, subindo ao topo do pódio no Chile.
Após seis pódios no sábado (28), mais quatro foram alcançados no domingo (29): dois ouros, uma prata e um bronze.
Com ouro, Gabriel Falcão exaltou a força do país que no segundo dia do judô conseguiu quatro medalhas. Além das duas na categoria até 73kg, Guilherme Ketleyn levou o ouro Guilherme Schmidt na disputa até 81kg, e Ketleyn Quadros garantiu o bronze até 63kg.
"Estou muito feliz com a força que o Brasil está mostrando no judô. Foi muito importante ter ganhado a medalha no Pan Junior, porque eu sabia que estaria classificado para os Jogos deste ano. O COB me guardou e trabalhou conosco muitos aspectos, tanto nos treinos quanto nas avaliações, e o resultado disso é a medalha de ouro", disse Gabriel.
Nesta segunda-feira (30), mais sete brasileiros brigam por medalha em Santiago: Samanta Soares, Eliza Ramos (ambas da categoria até 78kg), Beatriz Souza (acima de 78 kg), Rafael Macedo (até 90 kg), Kayo Santos, Leonardo Gonçalves (ambos até 100 kg) e Rafael Silva (acima de 100 kg). Na terça-feira (31), ocorre a competição de equipes mistas. As eliminatórias começam às 10h (horário de Brasília).