PUBLI PREFEITURA DE GOIÂNIA DENGUE
Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Domingo. 19/05/2019
Facebook Twitter Instagram

ESPORTE

MATERIAIS RECICLÁVEIS

Enel Distribuição Goiás leva Ecoenel para o Setor Vila Nova

Programa percorre instituições parceiras para trocar resíduos recicláveis por desconto na fatura de energia

29/04/2019 às 17h00


POR Redação

facebook twitter whatsapp

Os moradores do Setor Vila Nova, em Goiânia, poderão trocar materiais recicláveis por descontos na conta de energia nesta terça-feira (30). O Ecoenel Itinerante, versão móvel do programa Ecoenel, estará na sede da Cia Rhema, das 9h às 16h30. A iniciativa tem como objetivo recolher materiais recicláveis fora dos postos oficiais de coleta. Serão recebidos latinha de alumínio, papelão, papel branco, jornal amarrado, revistas, livros, garrafas pet, plástico mole transparente, embalagens de óleo e de produtos de limpeza e tetra pak.

 

De acordo com o responsável por Sustentabilidade da Enel Distribuição Goiás, Adriano Faria, a intenção é, inicialmente, realizar a coleta itinerante em instituições parceiras da Enel em outros programas de sustentabilidade, como o Luz Solidária e o Troca de Geladeiras. “Com os postos de coleta móveis vamos conseguir levar o Ecoenel para um público maior e em áreas diversificadas da cidade”, comenta.

 

Para participar, basta comparecer ao local com o número da unidade consumidora (impresso na conta de energia) que receberá o bônus. Os resíduos são pesados separadamente e o valor em bônus é creditado na conta de energia. Cada resíduo tem seu valor em quilo, unidade ou litro. Caso o valor da bonificação seja superior ao total da conta, o excedente é creditado automaticamente na fatura seguinte.

 

Os clientes podem acompanhar o impacto ambiental positivo do programa por meio do aplicativo Ecoenel - disponível nas plataformas Android e IOS -, que permite visualizar o histórico de coletas, os valores dos bônus, os ecopontos mais próximos e a tabela de preços dos resíduos recebidos em cada posto de coleta.

 

Ecoenel

 

Desde o início do projeto, em março de 2018, o Ecoenel coletou 546 toneladas de recicláveis no Estado de Goiás, resultado equivalente a uma economia de 2.559 MWh de energia ao mês, bastante para abastecer cerca de 14 mil residências no período. Neste período, a Enel Distribuição Goiás concedeu mais de R$ 96,8 mil em bônus nas contas de energia elétrica de 3.463 consumidores, e inaugurou 11 postos de coleta em todo o Estado.

 

Além de gerar bônus na conta de energia, o Ecoenel contribui com os objetivos da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Ao assumir um compromisso público com as Nações Unidas com quatro dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), o programa coloca em prática uma iniciativa capaz de colaborar com a preservação do meio ambiente. Um dos ODSs impulsionados é o de número 13, que consiste na promoção de ações contra a mudança global do clima.

  

Por seus resultados, o Ecoenel já recebeu reconhecimentos nacionais e internacionais. Os mais recentes foram a participação no Knowledge Week, promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Washington, nos Estados Unidos; o Prêmio Nacional de Inovação, em 2013; e o Prêmio ODM Brasil, que incentiva ações, programas e projetos que contribuem efetivamente para o cumprimento dos objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

 

Serviço

Ecoenel Itinerante

Data: 30 de abril (terça-feira)
Horário: 9h às 16h30
Local: Cia Rhema, Rua 200, Setor Vila Nova, Goiânia

 

Foto: Alex Malheiros