PUBLI CÂMARA SENSDOR CANEDO FULL 5265
Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Domingo. 25/07/2021
Facebook Twitter Instagram

ENTRETENIMENTO

GOIÂNIA

Veja espaços culturais que estão voltando a funcionar em Goiânia

Com a flexibilização do novo decreto, alguns espaços de cultura em Goiânia já estão planejando retorno

16/07/2021 às 18h00


POR Redação

facebook twitter whatsapp

Desde o início da pandemia de Covid-19, há mais de um ano, o setor cultural segue entre os mais afetados. Shows, eventos, cinemas e teatros permaneceram interrompidos durante um longo tempo. Somente agora é possível contar com algumas atividades e espaços culturais que estão voltando a funcionar em Goiânia. Aqui apresentamos alguns deles.

A liberação se dá por conta do avanço da vacinação, que permite um retorno com maior segurança, embora ainda seja preciso seguir protocolos rigorosos. Uma das novidades do decreto, é a autorização da reabertura de cinemas, circos e teatros na capital.

A decisão se deu em reunião do Comitê de Enfrentamento da Covid-19 de Goiânia, na quarta-feira (14), com decreto publicado no dia seguinte (15). Entre as regras que precisam ser cumpridas, estão o limite de 50% da capacidade de acomodação, além dos já conhecidos protocolos de distanciamento e uso de máscaras.

Vale ressaltar que de acordo com o texto, casas de espetáculo, boates, shows, casas de shows musicais e congêneres, seguem proibidos. Confira agora, uma listinha com alguns espaços que estão voltando a funcionar na capital.

Espaços culturais que estão voltando a funcionar em Goiânia:

Teatros

Os teatros também estão entre os espaços culturais que estão voltando a funcionar em Goiânia. Também fechados há mais de 400 dias, muitos aderiram a projetos virtuais para seguir levando cultura ao público goiano. Agora, também estão autorizados a retornar com plateia presencial, seguindo a ocupação máxima de 50% de sua capacidade.

Teatro Goiânia – a primeira atividade do Teatro Goiânia com plateia presencial acontece neste sábado, com a 4ª Live Cultural realizada pelo Governo de Goiás. O público presente será apenas de convidados, todos já vacinados pelo menos com a primeira dose contra a Covid-19.

Teatro SESI – 0 Teatro SESI também deve voltar a receber público em breve. A previsão é de que no início de agosto já seja possível realizar atividades com a presença da plateia, seguindo todas as regras do decreto.

Teatro Sesc – embora ainda não haja previsão de retorno, o Teatro estuda a possibilidade da realização do formato híbrido, onde há presença de público e transmissão pela internet. No entanto, a fase ainda é de avaliação e não há confirmação de datas.

A instituição também avalia a realização do “Terça no Teatro” com presença de público. No momento, o projeto vem acontecendo em formato virtual.

Teatro Goiânia Ouro – com a autorização de reabertura, o Teatro Goiânia Ouro também está planejando retorno. Algumas adequações ainda precisam ser feitas no espaço, para que todas as medidas de segurança possam ser cumpridas.

No entanto, a previsão é que atividades com público possam ter início ainda em agosto. Segundo informações do teatro, os interessados em reservar o espaço para um evento, já podem mandar ofício para o e-mail pautaouro@gmail.com, aos cuidados do diretor Almir Luiz.

Cinemas

Segundo informações da administração municipal, os cinemas em Goiânia ficaram fechados por cerca de 400 dias em decorrência da pandemia. No entanto, a partir do novo decreto, os goianienses já podem retornar às salinhas escuras para apreciar um bom filme.

Entre os cinemas que retornam às suas atividades, estão:

  • Cine Ritz (Cine Lume Ritz) – já em funcionamento
  • Kinoplex – já em funcionamento
  • Cine Cultura – previsão para reabertura até o fim de agosto
  • Lumière – a reabertura das salas da rede deve acontecer na próxima semana
  • Cinépolis – avaliações estão sendo feitas nas salas de cinema. A previsão é que o retorno aconteça ainda neste fim de semana

Mesmo com a liberação, o Cinemark, maior rede de cinema da capital, ainda não tem previsão de retorno.

Circos

Circo Laheto – circo fixo em Goiânia, o Laheto fica no Jardim Goiás, no Parque da Criança. Em publicação nas redes sociais, Maneco Maracá, diretor do circo, afirma que o novo decreto vem em um momento importante para o setor cultural.

Apesar disso, lembra que é importante manter os protocolos, uma vez que os números de contágios e mortes por Covid-19 ainda são altos. Em breve, o Laheto também deve retomar aos trabalhos presenciais, seguindo todos os protocolos recomendados pelas autoridades.

Flexibilização também beneficia bares, restaurantes, pit dogs e mais

Com o decreto de quinta-feira (15), bares, restaurantes, lanchonetes, pit dogs, food trucks e congêneres também se beneficiam. O horário de atendimento pode ser estendido até 3h da manhã, entre outras mudanças.

Veja as novas regras:

  • 50% da capacidade
  • a quantidade de mesas deve resguardar uma distância mínima de 2 m
  • funcionamento até as 3h da manhã
  • limite de 8 pessoas por mesa
  • permitida a utilização de som mecânico, durante todo o período de funcionamento, respeitado o volume de ambientação sonora
  • autorizada a apresentação de música ao vivo, limitada a 4 (quatro) integrantes, no máximo, desde que o espaço de apresentação permita o distanciamento de 2,25 m²

Eventos públicos e privados

Entre os espaços culturais que estão voltando a funcionar em Goiânia, também estão os eventos públicos e privados. De acordo com o texto, os eventos sociais estão autorizados, limitados à ocupação máxima de 50% do espaço, recebendo no máximo 250 pessoas.

Também não pode haver pista de dança, e nem consumo em pé de bebidas por parte do público presente em qualquer ambiente comercial ou em eventos. Todos os protocolos estabelecidos em Nota Técnica da Secretaria Municipal de Saúde continuam sendo mantidos.

Vale ressaltar que a Prefeitura de Goiânia continuará fazendo fiscalizações de rotina. Os eventos clandestinos ou aqueles que descumprirem as regras poderão ser fechados.