Após reunião com empresários e membros do setor cultural na manhã desta quarta-feira (14/7), o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), deve liberar o retorno do funcionamento de cinemas, teatros e circos.
Os locais devem funcionar com 50% da capacidade máxima e os frequentadores ficariam isolados com poltronas vazias ao lado, à frente e atrás. Este controle deve ser feito no momento da venda de ingressos. Os estabelecimentos ainda devem seguir os protocolos que incluem regras de circulação, uso de máscara e álcool gel, além da obrigatoriedade da limpeza constante das salas de cinema.
Outra modificação seria quanto ao horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais, como bares e restaurantes, que atualmente podem funcionar até às 23h. Com a alteração, o horário seria ampliado até às 3h da manhã, com ocupação máxima de 50%, sendo permitido oito pessoas por mesas.
O comércio em geral poderá funcionar de acordo com os horários estabelecidos pelos alvarás. Além disso, eventos também poderão ter capacidade máxima de até 250 pessoas, respeitando 50% de ocupação.
O novo decreto ainda será redigido e deve ser publicado nesta quinta-feira (15/7), no Diário Oficial do Município de Goiânia, especificando as novas regras.
Dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), atualizados nesta quarta (14), apontam que Goiânia já recebeu 899.443 doses de vacinas contra a Covid-19 e aplicou 814.123. Em relação à primeira dose, 575.981 imunizantes foram aplicados e, quanto ao reforço 232.048 pessoas foram imunizadas. O objetivo da SMS é vacinar 1.169.128 moradores da capital.
Atualmente, são vacinadas pessoas a partir de 39 anos sem comorbidades, por meio de agendamento pelo aplicativo e pelo site da Prefeitura. No total, 16 postos estão disponíveis, das 8h às 17h.
Nesta quarta-feira (14/7) também poderão receber o imunizante aqueles que estão previstos para o dia 20/7 a 2ª dose da vacina AstraZeneca.