PUBLI PREFEITURA DE GOIÂNIA
Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Quinta-feira. 18/04/2019
Facebook Twitter Instagram

ENTRETENIMENTO

GASTRONOMIA

Comida di Buteco 2019 começa nesta sexta-feira

São 42 botecos de Goiânia e Aparecida de Goiânia, que vão disputar o título de melhor boteco goiano

11/04/2019 às 12h00


POR Redação

facebook twitter whatsapp

O Comida di Buteco 20190 começa nesta sexta-feira, dia 12 de abril, e terá a participação de 42 estabelecimentos de Goiânia e Aparecida de Goiânia. Até 12 de maio, os bares vão disputar o título de melhor boteco de Goiás. A novidade para este ano é que todos os petiscos dos concorrentes terão o valor de R$ 20,00. A escolha do valor fixo se deve à celebração dos 20 anos do Comida di Buteco no Brasil. O foco do concurso é resgatar a cozinha de raiz, transformar vidas, estimular os pequenos estabelecimentos às novas criações, cumprindo assim um importante papel de fomento à cultura gastronômica de boteco, e claro, escolher o melhor boteco goiano. O tema para a criação do petisco foi norteado pelo movimento dos 20, que inspirou a tabela de preço fixa, ou seja, não haverá algo que norteie o uso de algum tipo de insumo, por isso a criatividade vai pesar bastante na hora do preparo das receitas inéditas do concurso.

O Comida di Buteco foi criado em 2000, na cidade de Belo Horizonte (MG). Em 2019, será realizado, simultaneamente, em 21 cidades brasileiras. O objetivo é estabelecer abril como o mês oficial dos butecos em todo país, integrando assim o calendário nacional, da mesma forma que já existem comemorações de São João, Carnaval etc. Com esse propósito, desde 2016 o concurso elege o ‘melhor boteco do Brasil’, dentre os 21 campeões locais.

Em junho, finalizadas todas as premiações locais, um comitê de jurados vai conhecer os vencedores de cada uma das 21 cidades, dará suas notas e, então, elegerá o melhor do País. Assim, o voto de cada um passa a ter uma importância ainda maior, visto que, o melhor da cidade vai concorrer ao título de melhor boteco do Brasil! Representa um grande momento na história do concurso e um passo que reflete em todo o segmento, reiterando a relevância desse perfil de estabelecimento para a cultura e gastronomia brasileiras: o boteco conduzido pelos donos e suas famílias, valorizando a comida caseira mesmo na alimentação fora do lar. O anúncio do melhor boteco do Brasil será em julho, em São Paulo (SP).

Como o Comida di Buteco é realizado
O Comida di Buteco não é festival. É um concurso! Cada participante cria um tira-gosto para concorrer. O público e um corpo de jurados têm de visitar os botecos, provar e votar. A média entre os quesitos avaliados garante o resultado da premiação. São avaliados, de 1 a 10, o tira-gosto (70% da pontuação), o atendimento (10%), a higiene do local (10%) e a temperatura da bebida servida (10%). O voto do júri vale 50% e do público 50%.

Uma empresa de pesquisas ficará responsável pela apuração dos votos nas 21 cidades e também do campeão nacional. Em Goiás, o anúncio dos vencedores será realizado na tradicional Saideira, que ocorrerá no mês de maio ou junho, em data a confirmar. É importante lembrar também que o Comida di Buteco escolhe o melhor ‘buteco’ goiano e do País, e não o melhor petisco.

Lista de botecos participantes em 2019
Goiânia
1. Arpoador
2. Bar da Elaine
3. Bar do Chicão
4. Bar do Dodô
5. Bar Frango Gaúcho
6. Bar Ponto 18
7. Buteco do Zé Abílio
8. Buteco do Leozinho
9. Calambau Chopp
10. Camargos Chopp
11. Capelas Rangos I Biritas
12. Churrasquinho do Dedé
13. Costela e Cia
14. Costela na Brasa
15. Del´Lest Bar
16. Dom Cirus
17. Empório e Rotisserie 21
18. Empório Monte Líbano
19. Espetinho do Gordinho
20. Gurupi Restaurante
21. Jajá Drinks
22. Limas Bar
23. Macambiras Bar
24. Mandala Cervejaria
25. Matuto Bar
26. Rancho 55
27. Recanto Chopp
28. Restaurante e Bar Village 33
29. Tela Quente Bar
30. Toca do Dino 
31. Vilarejo Carne de Sol
32. Woodstock Bar
33. Xurras Carnes e Cervejas

Aparecida de Goiânia
1. Bistrô Chica Doida
2. Boteco do Filhote
3. Casa da Dona Clara Bistrô
4. Frango Rei
5. Savana Cervejaria
6. Tapera do Paim
7. Troppo Restaurante e Choperia
8. Varanda Bar e Restaurante
9. Zitos

Perfil dos botecos escolhidos
A organização do Comida di Buteco escolhe para participar do concurso os botecos considerados ‘espontâneos’. Trata-se daquele boteco em que o proprietário, obrigatoriamente, administra o negócio; sua história e seu dia a dia comungam com a identidade do dono, que na maioria das vezes conta com a força de trabalho de mais pessoas da sua família. O boteco espontâneo não faz parte de uma rede ou franquia de marca.

Resultados dos 20 anos
21 cidades de Norte a Sul do País
Mais de 5 mil ‘butecos’ já participaram
5 milhões de votos
3.5 milhões de petiscos vendidos 
42 mil empregos gerados
80 milhões de pessoas impactadas
500 milhões de reais em mídia espontânea

As cidades e respectivas edições para 2019
Belém: 9ª edição
Belo Horizonte: 20ª edição
Brasília: 5ª edição
Campinas: 10ª edição
Curitiba: 5ª edição 
Florianópolis: 2ª edição
Fortaleza: 9ª edição
Goiânia: 12ª edição
Juiz de Fora: 9ª edição
Manaus: 9ª edição 
Montes Claros: 13ª edição
Poços de Caldas: 13ª edição
Porto Alegre: 5ª edição
Recife: 5ª edição
Ribeirão Preto: 10ª edição
Rio de Janeiro: 12ª edição
Salvador: 12ª edição
São Paulo: 8ª edição
São José do Rio Preto: 10ª edição
Uberlândia: 12ª edição
Vale do Aço: 12ª edição

Patrocinadores
As marcas patrocinadoras tem uma longevidade de permanência junto ao Comida di Buteco, seja pela abrangência da ferramenta como pelos resultados atingidos, tanto em termos de interação e conexão com os consumidores como pelas vendas no canal “butecos”, se é uma categoria com comercialização on premise. Dentre as marcas presentes no concurso, vamos registrar as principais.

Cerveja Oficial 
Esta categoria, junto com a marca Apresentadora, lidera a visibilidade das marcas no concurso, tanto no merchandising nos butecos como na mídia e ativações. As cidades estão assim cobertas:

Ambev – Brahma Extra
O patrocinador com maior tempo presente é a Ambev – em sua 18ª edição, sendo que há 3 anos com a marca Brahma Extra como cerveja oficial. Em 2019 o objetivo é ampliar a visibilidade da parceria através de uma comunicação que irá estimular os consumidores a participar do evento com amigos e familiares reunidos em torno de uma mesa de buteco, unindo um evento único como o Comida di Buteco, que completa seu 20º ano, com uma cervejaria de 130 anos de tradição. A ideia é estimular um brinde ao que realmente importa: todas as coisas boas que resistem ao tempo.

BRF – Perdigão
No ano em que o concurso completa 20 anos, a Perdigão, que tem o alimento como elo importante para reunir família e amigos, seja em ocasiões especiais ou cotidianas, patrocina de forma mais abrangente o Comida di Buteco. Neste ano, a marca lança o Desafio Perdigão, em que bares são convidados a criar um petisco com a calabresa defumada Perdigão. Os petiscos serão avaliados pelos jurados do Comida di Buteco e também por chefs consultores da BRF. Os eleitos em cada cidade recebem uma premiação em dinheiro. “Estamos animados com mais uma edição do Comida di Buteco e com a ação proposta pela marca, que acaba estimulando as relações gostosas em torno da comida que é uma das premissas da Perdigão”, ressalta Luciana Bulau, gerente executiva de marketing da Perdigão.

Santander / Getnet
Outra marca que terá uma forte presença no Comida di Buteco é Santander. Esta iniciativa faz parte da estratégia de patrocínios do Banco, que tem como objetivo associar a marca Santander a renomados eventos de gastronomia, ser reconhecido como o Banco da Gastronomia e, principalmente, gerar negócios em toda a cadeia, desde o produtor rural, passando pelos restaurantes e bares, até o consumidor final. “O Comida Di Buteco é um concurso democrático e que valoriza o potencial gastronômico regional presente em diversas cidades do país”, afirma Patricia Audi, vice-presidente executiva de Comunicação, Marketing, Relações Institucionais e Sustentabilidade do Santander. “Dentro de nossa proposta de apoiar inovações empreendedoras e culturais, enxergamos a gastronomia como uma grande forma de expressão de nosso povo, além de representar uma cadeia geradora de empregos e renda.” Durante o período do concurso, o Banco realizará diversas ações nos locais participantes, inclusive um jogo americano personalizado do Santander, e presença com destaque nas peças de merchandising presente em todos os “butecos”.

Coca Cola
Participando pela primeira vez do concurso, a marca estará presente em todas as cidades que realizam o Comida di Buteco de Norte a Sul do Brasil. “A Coca-Cola acredita no poder que a comida tem de unir as pessoas. Nossa parceria com o Comida di Buteco reforça nosso propósito de promover e celebrar esses momentos de confraternização. Queremos estar cada vez mais presentes, facilitando a vida do consumidor e expandindo sua experiência com a marca.” 
Raoni Lotar - Gerente Sênior Marca Coca-Cola

Cia Muller de Bebidas - Reserva 51
“A Cia. Müller de bebidas participa do Comida di Buteco pelo segundo ano consecutivo. Para a empresa, o projeto é uma oportunidade única de incentivar e patrocinar a cultura de boteco no país, reforçando suas origens e DNA brasileiro. Na edição de 2019, os bares participantes receberão materiais e descontos exclusivos dos rótulos de Reserva 51, além de ações promocionais para o consumidor como a compra do menu-degustação para ganhar um copo de dose personalizado.”

Mondeléz - Trident 
“Pela sétima vez consecutiva, Trident apoia o Comida di Buteco, o concurso que elege os melhores “butecos” do país. Para a marca, esse é um canal que possibilita uma grande oportunidade de mostrar ao consumidor que a goma pode ser consumida em qualquer hora do dia ou ocasião, inserindo o chiclete cada vez mais no cotidiano do público. Além de também incentivar o potencial empreendedor desse segmento, exibindo mais uma opção de produto que pode fazer parte do negócio’’, declara Julia Salgado, gerente de Marketing de gomas da Mondelēz Brasil. Trident também aproveita o momento para divulgar a nova linha Xfresh Crystals. A goma, recheada com cristais de refrescância, está disponível nos sabores menta e tangerina.