Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Domingo. 14/04/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

ENTRETENIMENTO

FILME

Começa a edição do filme Colegas 2, com ator goiano de protagonista

A produção reúne dezenas de atores com síndrome de Down e autis

27/02/2024 às 18h00


POR Redação

facebook twitter whatsapp

 




O diretor Marcelo Galvão começou o trabalho de edição do filme Colegas e o herdeiro, que tem o ator e influencer goiano João Vitor de Paiva Bittencourt como um dos protagonistas.

A produção reúne dezenas de atores com síndrome de Down e autismo. O longa-metragem é a sequência do filme Colegas, que fez história do cinema brasileiro e marca a estreia de João Vitor de Paiva nas telas, contracenando com Rafaela Ehmke e Luiza Acosta.

Sucesso de público e crítica no Brasil e exterior, o premiado filme "Colegas" (lançado em 2013) vai ter finalmente uma continuação. Colegas e o Herdeiro - também conhecido como Colegas 2 - foi o rodado em diversas locações no Rio Grande do Sul (RS) e Uruguai em uma coprodução entre a Gatacine e a Globo Filmes.

Dirigido pelo cineasta Marcelo Galvão, que também assina o roteiro, Colegas e o Herdeiro é um road movie que mostrará a aventura de um grupo de amigos com síndrome de Down que viajam escondidos em um avião de carga rumo à Punta del Este (Uruguai). Eles embarcam em uma alucinante jornada para se hospedar em um hotel que Stalone (protagonista do Colegas 1) acha que herdou. Em meio a confusões e perigos, os colegas vivem juntos as mais inusitadas e divertidas situações.

"O filme traz no elenco dezenas de atores talentosos com síndrome de Down e autismo, além de atores com outros tipos de deficiência, como síndrome de Williams", revela o diretor Marcelo Galvão. "Mas Colegas e o Herdeiro não fala sobre deficiência. Depois de 5 minutos assistindo ao filme, você esquece disso, se envolve na trama e passa a torcer pelos personagens. Para mim, isto é a verdadeira inclusão", ressalta.

Elenco

Além de trazer os premiados protagonistas do Colegas 1 - Ariel Goldenberg, Rita Pokk e Breno Viola -, Colegas 2 será a estreia no cinema de João Vitor de Paiva no personagem Duda. Universitário, ele é o primeiro conselheiro com deficiência do Unicef no Brasil, ativista pela inclusão, contra o preconceito e capacitismo, além de ser um dos principais porta-vozes das pessoas com deficiência do Brasil.

"Temos que lutar pelos direitos das pessoas com deficiência e mostrar que elas têm capacidade de fazerem tudo, inclusive cinema. Nunca desista dos seus sonhos", ressalta João Vitor de Paiva. O ator se encantou em trabalhar na produção. "Adorei descobrir como um filme é feito e ver quantas pessoas trabalham para fazer tudo acontecer", destaca.

O elenco traz ainda Luiza Acosta, Rafaela Ehmke, Gabriel Lazzari, Henrique Fernandes, Giulia Merigo, Fafy Siqueira, Deto Montenegro, Marcelo Naz, Marcos Contreras, Cristiano Lourenço e grande elenco.

 Em termos de direção de arte, Colegas e o Herdeiro trará um toque retrô em cenografias e objetos de cena. "A ideia é seguir o charme e a estética do primeiro filme", destaca Zenor Ribas, que venceu Kikito de Melhor Direção de Arte no Festival de Gramado 2012 com Colegas 1. "As estruturas e a maior parte dos cenários das sequências internas estão sendo construídos no Tecna Puc, centro de produção audiovisual e hub de inovação da PUCRS", finaliza Zenor Ribas.

 Foto: Marcos Luiz