Luziânia, no Entorno do Distrito Federal, protagoniza a primeira das 15 encenações das batalhas entre mouros e cristãos integrantes do Circuito das Cavalhadas 2025.
A programação começa na sexta-feira (30/05), às 18 horas e 30 minutos, com a Missa de Envio dos Cavaleiros, na Capela do Divino Espírito Santo e tem o seu ponto alto no sábado (31/05), com o desfile às 16 horas e a batalha às 17 horas no Ginásio de Esportes José de Araújo Leite.
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Cultura, apoia as prefeituras que realizam a festividade com um investimento de R$ 4,4 milhões. O recurso tem como objetivo fortalecer a estrutura de arquibancadas, tendas, banheiros e toda a montagem necessária para atendimento ao público nas cidades participantes do circuito.
No município de Luziânia, as Cavalhadas foram retomadas em 2023 após um hiato de 17 anos. Em seu terceiro ano de retomada, a Associação das Cavalhadas de Luziânia tem trabalhado no fortalecimento de sua apresentação ao longo de todo o ano.
Seja na preparação das indumentárias de seus cavaleiros e nos ensaios, seja na participação dos festejos em outras cidades, como em Silvânia, município que em 2024 também viveu sua retomada e contou com o suporte do grupo de cavaleiros da cidade.
Além da preparação direta dos participantes do festejo, a Prefeitura de Luziânia tem trabalhado na educação patrimonial dentro da rede municipal de ensino. Para isso, atividades lúdicas sobre a tradição goiana têm sido apresentadas nas unidades de ensino promovendo a salvaguarda deste histórico festejo.
As primeiras Cavalhadas do Estado de Goiás surgiram no Arraial de Santa Luzia, hoje Luziânia, no ano de 1751, unindo elementos teatrais, históricos, culturais e religiosos.
A ideia dessa tradição é reviver artisticamente as batalhas medievais entre cavaleiros cristãos e mouros ocorridas entre os séculos IX e XV, com direito a trajes típicos, inclusive para os cavalos que participam da encenação.
Há ainda, em algumas cidades, a presença dos Mascarados, que representam o povo saindo às ruas e promovendo algazarras.
Programação
Sexta-feira (30/05)
18h30: Missa de Envio dos Cavalheiros na Capela do Divino Espírito Santo
Sábado (31/05)
16h: Desfile – Ponto de concentração: Igreja Matriz
17h: Corrida – Ginásio de Esportes José de Araújo Leite