Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Sexta-feira. 27/11/2020
Facebook Twitter Instagram

ENTRETENIMENTO

CINEMA

Cinemas reabrem a partir desta sexta (11) em Aparecida de Goiânia

Município da região Metropolitana conta com dois shoppings centers que possuem salas cinematográficas. Cidade tem 26.378 confirmações

11/09/2020 às 10h00


POR Redação

facebook twitter whatsapp

Os cinemas reabrirão a partir desta sexta-feira (11) em Aparecida de Goiânia, na região Metropolitana da Capital. A decisão foi publicada no Diário Oficial Eletrônico (DOE) do município, no último dia 4.

Porém, a Portaria nº 066/2020, autorizando o funcionamento, impõe uma série de protocolos de segurança e higiene para evitar a disseminação da Covid-19. Dentre os quais, a lotação máxima, que deve ser de 30% por sala, como também, a distribuição de álcool em gel, uso de máscara de proteção e medição de temperatura dos frequentadores.

Outro medida é que os estabelecimentos também deverão ordenar e manter o distanciamento mínimo de 1,5 metros nas filas de bilheterias, bombonieri com demarcação indicativa, disponibilizando também álcool em gel 70% para higienização de mãos. O uso de máscara é obrigatório em todos os ambientes.

Já nos banheiros, devem ser disponibilizados sabonete e papel toalha para limpeza das mãos. Após cada sessão, as salas devem ser higienizadas com álcool 70% ou sanitizante similar. Puxadores, poltronas e corrimãos devem ser limpos ao final de cada exibição. 

Os funcionários devem ser orientados a intensificar a limpeza das áreas com desinfetantes próprios para a finalidade e registrados na ANVISA e realizar a desinfecção frequente de superfícies e utensílios frequentemente tocados como: maçanetas, mesas, cadeiras, balcões, interruptores e outros, preferencialmente com álcool 70%.

A portaria indica que as empresas priorizem a venda de ingressos pela internet, evitando contato físico entre clientes e frequentadores e possíveis aglomerações. Também é recomendado a utilização de equipamentos ópticos para leituras dos bilhetes.

Retomada

A Prefeitura esclarece que para o retorno das atividades, que foram suspensas em virtude da pandemia da Covid-19, as empresas deverão solicitar autorização ao poder público por meio da plataforma ‘Retomada Responsável’, que está disponível no site www.aparecida.go.gov.br , onde deve ser impresso, preenchido e afixado o Termo de Compromisso em local visível.

Assim, as empresas cinematográficas ficam responsáveis pelo cumprimento de todas as medidas sanitárias previstas na portaria que autoriza o retornas das respectivas atividades econômicas. O descumprimento constituirá infração e perda da autorização de funcionamento. Nos casos de reincidência, a empresa será multada e poderá ter o alvará de funcionamento cassado.

Pandemia

Atualmente, segundo o boletim epidemiológico do município, Aparecida de Goiânia possui 394 pessoas mortas pela Covid-19, com 26.378 confirmações, sendo 816 casos ativos. Além de 25.163 pessoas recuperadas.