O vereador de Inhumas, José Ruy (PTC) foi preso nesta terça-feira (14) pela Polícia Federal durante mais uma etapa da Operação Lesa Pátria. O vereador aparece em um vídeo que viralizou nas redes sociais ao caminhar e acenar para câmera enquanto estava no telhado do Congresso, depois de furar o bloqueio que havia no acesso à Praça dos Três Poderes, durante os ataques golpistas de 8 de janeiro.
De acordo com o advogado de José Ruy, Guilherme Pato, o vereador participou dos atos patos pacificamente não participou de nenhum ato de vandalismo e disse que ele não entrou em nenhuma sede dos Poderes. O advogado também defende que o vereador não usou nenhum recurso público para ir a Brasília no dia 8 de janeiro.
Ao todo, essa nova etapa da operação tenta cumprir oito mandados de prisão preventiva e 13 de busca e apreensão, todos autorizados pelo Supremo Tribunal Federal. Os alvos estão em Goiás, Minas Gerais, Paraná, Sergipe e São Paulo.
Os crimes investigados são abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.