PUBLI PREF GOIÂNIA CASA BRASIL16161
Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Quarta-feira. 01/12/2021
Facebook Twitter Instagram

ECONOMIA

SANEAGO

Sistemas Day Night reduzem perdas na distribuição de água

O Day Night é instalado em uma Válvula Redutora de Pressão (VRP) e atua automaticamente, reduzindo gradualmente a pressão do sistema para o patamar mínimo durante o período noturno, e aumentando de maneira gradual no início da manhã

15/10/2021 às 11h00


POR Redação

facebook twitter whatsapp

Entre as ações de enfrentamento ao período de estiagem, a Saneago aumentou o uso do Sistema Day Night, uma solução tecnológica que auxilia na redução das perdas de água na distribuição. Com isso, a Companhia tem intensificado os esforços para combater vazamentos e rompimentos de rede.

No período noturno, o consumo de água é menor, o que aumenta a pressão nas redes de distribuição de água. O Day Night é instalado em uma Válvula Redutora de Pressão (VRP) e atua automaticamente, reduzindo gradualmente a pressão do sistema para o patamar mínimo durante o período noturno, e aumentando de maneira gradual no início da manhã.

A redução de pressão promove maior vida útil para as redes de distribuição, reduzindo as perdas. Os resultados mostram o sucesso dessa operação. Enquanto a média nacional de perdas atinge 39%, os índices atualizados da Saneago são de apenas 26,9% para Goiás e 18,76% para Goiânia, entre os melhores do País.

Na Grande Goiânia, somente neste ano, já foram instalados Day Nights em 50 VRPs. “Estamos entrando no período de estiagem e o uso desses sistemas aumentam a disponibilidade hídrica para a população”, explica Alexandre Gomes de Souza, superintendente de Operações da Região Metropolitana de Goiânia. O objetivo é finalizar 2021 com 200 novos Day Nights instalados na Região Metropolitana.