Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Domingo. 16/06/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

ECONOMIA

GOIÁS

Líder mundial de motores de caminhão pretende instalar fábrica em Itumbiara

Protocolo de intenções deve ser assinado em novembro durante visita oficial do governador Ronaldo Caiado à China. Chefe do Executivo recebeu comitiva chinesa da Weichai Power no Palácio das Esmeraldas

27/09/2023 às 12h30


POR Redação

facebook twitter whatsapp

O governador Ronaldo Caiado recebeu, nesta terça-feira (26/09), no Palácio das Esmeraldas, comitiva da Weichai Power, indústria de motores da China. Líder no mercado mundial, a empresa fornece motores para caminhões de todos os portes e potências e planeja trazer suas instalações para a cidade de Itumbiara, no Sul do estado. A viagem de Caiado à China está prevista para novembro, quando deve ser assinado o protocolo para instalação da Weichai em Goiás.

“Isso vai mudar totalmente o conceito de Goiás, deixará de ser um importador de motores, para se tornar produtor, capaz de ofertar para todo o Brasil por sua condição geográfica”, comentou Caiado. O governador ressaltou que uma equipe do Governo de Goiás trabalha na articulação para efetivar o acordo, prestando informações sobre legislação e dados da indústria e comércio. O governador estava acompanhado da presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado.

“Não temos dúvida de que aqui é o melhor local para instalar essa fábrica por questões logísticas, tributárias e de segurança. Esse empreendimento vai ser um diferencial não só para Goiás, como para o Brasil”, disse Valdo Marques, vice-presidente do Grupo Stemac Geradores de Energia, parceiro da Weichai no Brasil. Especialista na fabricação e comercialização de grupos geradores, a empresa mantém uma fábrica em Itumbiara desde 2013.

Atualmente, a Weichai fatura cerca de US$ 52 bilhões por ano, possui 100 mil funcionários e está instalada na província chinesa de Shandong. É dona das marcas italianas de iates Ferretti e da Lovol, além de fabricar máquinas de construção e equipamentos agrícolas.

Também estiveram presentes na reunião o vice-governador Daniel Vilela, os secretários Geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, de Indústria e Comércio, Joel Sant’Anna Braga, da Economia, Selene Peres, o prefeito de Itumbiara Dione Araújo e, na comitiva da Weichai, o gerente geral Liu Hui e o gerente nacional Bruno Pimentel.