Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Terça-feira. 16/04/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

POLÍTICA

Coluna Ponto & Vírgula -13 De Agosto De 2019

13/08/2019 às 09h04


POR PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

facebook twitter whatsapp

Semana 17

Delegado Waldir comanda no sábado, 17, um mutirão de filiações ao PSL, visando especialmente às eleições municipais em Goiás. A avaliação do partido é que o presidente Jair Messias vive um bom momento, depois de conseguir a reforma da previdência, abrindo campo para a recuperação da economia. O partido está montando uma ação conjunta com o governo, para aumentar as viagens do presidente, com liberação de verbas e lançamento de obras nas regiões mais carentes. O PSL vai lançar candidatos próprios no maior número de cidades do Estado, começando por Goiânia, onde o nome definido é o do Major Araújo, recém-filiado à sigla.

Força

Como já escrevemos aqui, as declarações atrapalhadas do presidente podem causar problemas em alguns setores, mas vem mantendo a sua figura no topo do noticiário. Falar mais e sobre tudo é a estratégia do momento para o presidente.

Vale quanto vota

Delegado Waldir tem garantido o comando do partido, enquanto não aparecer alguém que tem mais votos do que ele dentro da sigla.

 Correção

Senador Jorge Kajuru continua filiado ao PSB. Mas defende espaço para fazer o seu trabalho. Sem qualquer tipo de restrição. Kajuru mantém linha direta com Jair Messias.

 Sem rodeio

Em relação à sucessão em Goiânia, mesmo em atrito com o partido, Kajuru mantém o apoio à candidatura de Elias Vaz. Nem os cantos dos palácios altera isso.

 É Anápolis

O PT aposta suas fichas em nova candidatura de Antônio Gomide à prefeitura de Anápolis. O atual deputado estadual deixou a prefeitura muito bem avaliado e deixou saudades, na visão petista.

 Nas redes

Fabrício Rosa e Flávio Sofiati intensificam presença em redes sociais. São opções do PSOL para candidatura à prefeitura de Goiânia.

Turbulência

Presidente da Alego, Lisauer Vieira (PSB) emite sinais de que pode comandar derrubada de vetos do governador Ronaldo Caiado (DEM) para garantir o orçamento de verbas de emendas parlamentares. É o chamado orçamento impositivo, que já era pra entrar em vigor neste ano e ficou para o ano que vem. Os vetos estão na LDO aprovada no final do semestre passado.

 Sem partido

Deputado Allyson Lima negocia saída do PRB. Diz ter divergências ideológicos com o partido, onde se elegeu vereador por Goiânia em 2016 e deputado estadual em 2018. Allyson tem buscado uma trajetória independente, o que vem levando a atritos com dirigentes partidários. Às vezes, de tão independente, parece estar isolado.

 Choque de união

A má prestação de serviços da Enel na área de energia tem unido deputados e o governador Ronaldo Caiado. Com jeito de união suprapartidária, colocando na mesma mesa José Mário Shreiner, José Nelto e Elias Vaz.

 Palmas pra ele

Deputado Lucas Calil (PSD) lançou a Virada Ambiental. Prevista para novembro, pretende dedicar um dia todo à educação ambiental e ao plantio de mil árvores em cada um dos municípios envolvidos na ação.

Livro

Lourival Santana (CBN) volta a Goiânia em setembro para lançamento do seu novo livro. “Minha Guerra Contra o Medo”, com uma visão especial sobre coberturas de guerra pelo mundo.

 Ajuda externa

Ministro Paulo Guedes está disposto a vir a Goiânia, para conversar com deputados estaduais sobre a inclusão de Goiás no Regime de Recuperação Fiscal. A sua discípula, Cristian Schmidt, não tem sido suficientemente convincente.

 O tempo passa...

Plano Diretor de Goiânia entra em revisão, depois de doze anos de sua aprovação. Temas como corredores do transporte coletivo, aterro sanitário e mudança do Parque de Exposições e do Zoológico continuam adormecidos.

 Teste de fogo

A justiça está sendo acionada para rever decisões polêmicas de Jair Messias. A primeira foi a manutenção da demarcação de terras indígenas para a Funai. Já em curso, questionamentos sobre a nomeação de novos membros para a Comissão da Verdade e a indicação do 03 para comandar a embaixada brasileira nos Estados Unidos.

Frase do dia

“Eu já conheci algumas pessoas nessa vida. Ok, pessoas reais. E eu tenho que te dizer: a maioria delas são grandes idiotas”

(Jair Messias)