Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Terça-feira. 16/04/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

POLÍTICA

Coluna Ponto & Vírgula - 31 de janeiro de 2018

31/01/2019 às 10h07


POR PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

facebook twitter whatsapp

PINTOU A ZEBRA

Atende pelo nome de Lisauer Vieira a zebra que está se desenhando na eleição para a presidência da mesa diretora da Alego. A eleição acontece logo após a posse dos novos deputados. Conforme escrito aqui, o nome surge de uma união de parlamentares de oposição com parte da base, insatisfeita com o atual momento. Tudo em nome da independência do legislativo. Exatamente como aconteceu no final do ano passado na Câmara Municipal de Goiânia. Mesmo com apoio do governador Ronaldo Caiado e com experiência de sobra na Casa, Álvaro Guimarães não conseguiu segurar uma articulação, que parecia sólida.

 

A BIA FALOU...

A presidente do Sintego, Bia de Lima, adiantou a informação e o governo estadual demorou um dia e meio para confirmar. O pagamento de dezembro da Educação começa nesta sexta-feira, antecipando o calendário anunciado inicialmente. Com a saúde já em dia, falta a solução para a segurança, a terceira área sempre citada como prioritária pelo governo.

 

CONHECENDO

Além de conhecer a estrutura de trabalho, uma parte do novo secretariado tem conhecido mesmo um pouco do Estado de Goiás. Sempre a trabalho.

 

PASSO A FRENTE

Está marcada para o dia 13 a inauguração de quatro galpões, que vão abrigar cooperativas de reciclagem que atuam em Goiânia. Foram quase quatro anos de discussões, ajustes e planejamento, para que essas cooperativas tenham uma estrutura melhor. AMMA, Comissão do Meio Ambiente da Câmara e Sesc/Senac ajustaram detalhes nesta semana. Maior incentivador da proposta, o promotor Juliano de Barros articulou recursos do próprio Ministério Público para viabilizar o projeto.

 

MAIS DEBATE

Com a chegada de fevereiro e a volta dos trabalhos parlamentares, a Câmara de Goiânia deve-se debruçar sobre a revisão do Plano Diretor, que deve chegar ainda na primeira quinzena de fevereiro.

 

COMO ASSIM?

Deputado federal em primeiro mandato a partir de sexta-feira, José Nelto (Pode) anunciou que não aceitava o auxílio-moradia. Sabe-se lá como, no entanto, a ajuda entrou no caixa do deputado, que diz agora que vai devolver. Normalmente, é dor-de-cabeça devolver qualquer valor recebido do Erário. O deputado diz que, na verdade, não se devolve ou doa a uma instituição, o que é diferente de recursar.

 

CONTA NÃO FECHA

Novo líder do governo na Alego, Bruno Peixoto (MDB) terminou a semana passada dizendo que a reforma administrativa traria R$ 5 milhões de economia por ano. Começou essa semana dizendo que a economia será de R$ 1,2 milhão.

 

ONIX EM ALTA

Pelo quarta ano consecutivo, foi o carro mais vendido do país.

 

EXCESSO

A justiça brasileira parece que pegou Lula pra servir de exemplo. Negar a saída dele para acompanhar o enterro do irmão Vavá, em São Bernardo do Campo, é mais que abusivo. Beira a autoritarismo mesmo.

 

 Perguntas para Clarismino Jr, referência em Direito Ambiental no país: 

Essa nova tragédia em Brumadinho pode mudar algo nas regras de licenciamento?

Entendo que temos boa legislação. No entanto, péssima gestão!!! Os órgãos ambientais, esfacelados e ainda subdivididos. Não são eficientes à altura de enfrentar os desafios do cotidiano.

 

Colocar autores de laudos na cadeia ajuda?

Muito. E para isso temos legislação tanto nos crimes ambientais quanto no próprio Código Penal.

 

FRASE DO DIA

“Todos vêem o que você parece ser, mas poucos sabem o que você realmente é”

(Maquiavel)