Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Terça-feira. 25/06/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

POLÍTICA

Coluna Ponto & Vírgula - 30 De Abril De 2019

30/04/2019 às 08h30


POR PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

facebook twitter whatsapp

Marconi e Caiado no mesmo teto 

Os dois grupos torcem para que a situação não se concretize. Mas ao anunciar apoio à reeleição do tucano Bruno Covas em 2020 na maior cidade do país, os líderes do DEM defenderam a fusão da sigla com o PSDB. Pela convivência harmônica, desde os tempos de FHC, e por uma questão de sobrevivência, em um quadro de crise nos partidos tradicionais, com espaço para siglas emergentes. Em Goiás, o grande entrave seria reunir em um mesmo partido o atual governador Ronaldo Caiado e o ex, Marconi Perillo. Juntos em 1998, eles experimentam distanciamento desde 2000, quando uma manobra atribuída a Marconi retirou prefeitos do então PFL, para enfraquecer a liderança de Caiado. Hoje governador, Caiado seria o líder nato do novo partido. Marconi é mais habilidoso. Sob o comando de Caiado ou Marconi, o novo partido já largaria com dissidentes.

Mais um

Sem qualquer contestação, Caiado se elegeu para mais um mandato à frente do DEM. Em outros tempos, teve que compor com outros grupos. Hoje, é liderança incontestável.

Por fora

No PSDB, Marconi trabalha por um defensor de seu legado.

Harmonia

Não é verdade que haja uma disputa entre Gracinha Caiado e Anna Vitória Caiado para saber quem influencia mais o governador. A convivência é harmônica.

Os transtornos passam....

A construção do viaduto da 90 é um marco na gestão do prefeito Íris Rezende (MDB). Com as contas no azul, a virada está dada para o tocador de obras. Mesmo com um ano de atraso em relação à previsão inicial, iristas já estão eufóricos. Não há plano B no partido, embora Íris não vá assumir a nova candidatura. Andrey Azeredo, Bruno Peixoto e Clécio Alves estão entre os que aguardam o “sim” do prefeito.

Uma lição

Pode ter demorado mais do que deveria, mas Íris aproveitou técnicos e arrecadação local para tratar das finanças da prefeitura. Além da retomada de obras próprias, a área financeira está estabelecendo regras para quitar a dívida herdada da era Paulo Garcia. Íris percebeu que a solução poderia nem chegar, se esperasse pela ajuda de Brasília, como a equipe econômica do governo estadual está fazendo.

Tradição

Lúcio Flávio não é o primeiro e, muito provavelmente, não será o último a ganhar prestígio e contratos ao chegar à presidência da OAB. Ele está contratado pela Enel (ex-Celg), que sempre teve muito abacaxi para destacar e sempre foi sonho de consumo de muita banca. Felicíssimo Sena chegou a presidir a Celg e, depois de chegar à OAB, advogou para a Saneago. Miguel Cançado passou a ser muito requisitado por prefeituras para tratar da divisão de ICMS.

Espinhos

Privatizada para melhor o serviço de energia elétrica em Goiás a Enel está longe de atingir esse objetivo. Conheço caso de gente que espera há 30 dias apenas para colocar a energia em um padrão novo. Descumprimento ou questionamento de le4is estaduais e municipais também são comuns para os advogados que servem à empresa. Que o presidente honre a fama da OAB e consiga levar o anseio da sociedade para essas questões.

Não tem jeito

Jair Messias Bolsonaro não vive no mundo da lua, mas no virtual. Em um mesmo dia, mandou o Banco do Brasil baixar o juro do crédito rural, levando ao chão as ações da instituição financeira. Desautorizou também o chefe da Receita Federal que quer cobrar imposto de tudo, incluindo igreja e contrabando. Igreja não, mandou Bolsonaro, incluindo Marcos Cintra na lista dos possíveis defenestrados.

Saúde precária

Mesmo com a presença direta das autoridades estaduais e o apoio do Ministério da Saúde, o Hospital Materno Infantil convive com pedido de interdição, por deficiência nas aus instalações. Se a determinação dos fiscais do Ministério do Trabalho for acatada, a unidade não pode mais receber pacientes, o que vai complicar ainda mais o atendimento às crianças e adolescentes em Goiás.

Compensação

A vaquejada está regulamentada por lei.

Velinhas

TBC completa 44 anos nesta quarta-feira.

Frase do dia

A preguiça é a mãe do progresso. Se o homem não tivesse preguiça de caminhar, não teria inventado a roda

(Mário Quintana)