Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Terça-feira. 16/04/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

POLÍTICA

Coluna Ponto & Vírgula - 29 De Outubro De 2019

29/10/2019 às 10h25


POR PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

facebook twitter whatsapp

O tempo desprezado

Em tempos de redes sociais, a propaganda eleitoral no rádio e TV perdeu importância. Mas ainda surge efeito. Principalmente os comerciais de 30 segundos nos intervalos dos programas de boa audiência. Em Goiânia, PSL e PT saem na frente neste quesito. Cada partido terá algo em torno de R$ 350 milhões dos fundos para custear despesas e campanhas. Quase 5 minutos é o que deve caber a cada uma das siglas, que tem como pré-candidatos os deputados Major Araújo e Adriana Acorsi. E3le, com origem na Policia Militar. Ela, com carreira feita na Polícia Civil.

Bem cotados

Na divisão do tempo, que será mais democrática do que nos pleitos anteriores, terão tempo razoável para campanha o MDB de Íris Rezende, o Progressistas de Vanderlan Cardoso, o PSDB de Tales Barreto, o PSD de Francisco Júnior e o PSB de Elias Vaz.

BBB Goiânia

São seis nomes com potencial para enfrentar Íris no ano que vem. Dificilmente todos chegam até o peito. A partir da janela de abril, o processo de afunila.

 

Preferencial

Elias Vaz virou prioridade no PSB, o que pode garantir o financiamento para uma estrutura mínima de campanha. Elias deve aguardar melhor definição do quadro.

Mas...

No ano passado, Elias também pegou senha preferencial, mas a estrutura não chegou. Foi obrigado a centrar forças em Goiânia e nas redes sociais. Deu certo. É claro também que Elias, hoje, é o principal nome do PSB em Goiás, depois das saídas recentes de Júnior Friboi, Vanderlan Cardoso e Lúcia Vânia.

 Vontade soberana

Jair Messias parece não ter compreendido que a democracia é feita até de insanidade. Apesar de posturas taxadas como autoritárias, ele chegou ao poder com a força do voto. Os eleitores argentinos fizeram uma escolha perigosa, rumo novamente ao populismo de esquerda. Mas essa é a vontade da maioria, expressa nas urnas. A vitória de Alberto Fernandez é legítima. Como tal, deve receber o cumprimento dos líderes mundiais, inclusive do Brasil, tradicional parceiro de muitas horas. Por mais importante que seja, o fato de Jair Messias não cumprimentar o vitorioso argentino não vai ajudar em nada nessa relação.

 Poder legislativo

Lisauer Vieira acerta os ponteiros para renovar mandato, de forma antecipada, na Alego. A maior mudança na composição da Mesa deve ser a entrada de Henrique Arantes, recém-filiado ao MDB, no lugar de Dr. Antônio (DEM) na vice.

Novo quadro

As eleições municipais do ano que vem começam a medir em Goiás a influência das gestões Bolsonaro e Caiado sobre o eleitor. Pode ser também a primeira com a ausência de Marconi Perillo nos últimos 20 anos.

 Insistente

Pouca gente entende a insistência do deputado Tales Barreto em manter a pré-candidatura a prefeito de Goiânia pelo PSDB. Tales se apresentou pela primeira vez quando estava no PTB em 2008, mas foi preterido pela base marconista. Não perde nada com a candidatura. Pode defender o legado de Marconi, que não é nada hoje em Goiânia. Mas, principalmente, pode manter o nome em evidência, visando a novo mandato na Alego ou uma cadeira na Câmara Federa. Simples assim.

Garantido

Não haverá tablete jogado contra candidato na eleição para prefeitura de Goiânia.

 Fracasso

Marconi Perillo tem tudo pra passar longe da eleição em Goiânia. Na corrida para o Senado, ficou em sexto, com 52 mil votos, atrás de Agenor Mariano (MDB). Vanderlan Cardoso (PP), com 40% dos votos válidos, e Jorge Kajuru, hoje no Cidadania, com 30$ foram os grandes campeões.

 Hospitais no escuro

Os grandes hospitais de Goiás iniciaram ofensiva contra a qualidade (ou a má qualidade) do serviço de energia elétrica. Há casos absurdos de unidades que chegam a ficar 24 horas sem o serviço. Os geradores são paliativos e não conseguem manter a tensão necessária para o funcionamento de equipamentos complexos. Hospitais alegam prejuízos financeiros e na precisão de exames e diagnósticos. A Enel vai ver.

Olhos infantis

A saúde visual da criança e o aumento alarmante dos casos de miopia estão entre as principais preocupações dos oftalmologistas no Brasil. Em contato com a coluna, o oftalmologista Humberto Borges afirma que o desenvolvimento visual ocorre nos primeiros anos de vida, e a visão atinge a maturidade entre 5 e 6 anos de idade. Por isso, são importante avaliações desde os primeiros meses de vida e impor limites no uso de aparelhos eletrônicos.

 Outro serviço

Um dos grandes desafios para a nova Saneago é melhorar o serviço de água e esgoto em Goiânia e Anápolis. Na capital, faltam linhas para a distribuição da água da Barragem do João Leite. Em Anápolis, o racionamento já é realidade, com o absurdo de grandes indústrias decretarem férias coletivas, por não ter água para manter a indústria rodando.

 Pedra nacional

Deputado Elias Vez (PSB) resolveu pedir auditoria do TCU nos gastos com cartões corporativos do governo federal. Na campanha, Jair Messias prometeu abrir tudo. Na presidência, meteu sigilo. 

Fazendo sua parte

O ano está acabando, o orçamento fecha nos próximos dias e nada de chegar a ajuda federal prometida a Caiado. O alívio de caixa está vindo, a duras penas, apenas por esforço de gestão e a diminuição dos incentivos fiscais. Para o ano que vem, novo alívio esperado com a reforma da previdência. A ajuda da equipe de Paulo Gudes fica para o ano que vem.

 Frase do dia

“Ninguém vive na União ou no Estado. As pessoas vivem no município”

(Franco Montoro)