Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Domingo. 30/06/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

POLÍTICA

Coluna Ponto & Vírgula - 29 de novembro de 2018

29/11/2018 às 08h00


POR PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

facebook twitter whatsapp


 

SEM APARECER

A transcorrer no mesmo ritmo, Jorge Kajuru (PRP) só deve dar as caras de ovo na Câmara Municipal de Goiânia para a votação da Mesa. Continua em licença médica e se preparando para assumir o mandato no Senado. O suplente Alfredo Bambu continua esperando. Sentado.

 

AUSÊNCIA INVEJADA                                                  

Elias Vaz (PSB) não compareceu ao plenário da Câmara nesta terça-fira. Foi convocado para curso em outra Câmara, a dos Deputados, em Brasília. Destinado a parlamentares que estream na Casa. Elias foi o único vereador em Goiás que pulou direto para a Câmara em Brasília. Seu suplente, Cairo Salim, hoje no PROS, também não volta ao legislativo goianiense, já que ganhou cadeira na Alego. Sobrou para a volta de Dr.Gean.

 

FORÇA DO VOTO

A formação da equipe do presidente eleito vai mostrando que os militares voltam ao poder. Com o poder do voto. Além do capitão reformado Jair Bolsonaro, os militares vão comandar a Secretaria de Governo e os ministérios da Educação, Infraestrutura e Ciência Tecnologia, além das pastas específicas.

 

DIREITA VOLVER                                                              

Encontro nacional do PSDB consolida a entrega do comando do partido ao governador eleito de São Paulo, João Dória, que é a principal figura do partido, no voto popular. Dória deixou de apoiar Geraldo Alckmin desde o início da campanha e venceu, abraçado a Bolsonaro no maior colégio eleitoral do país. Com discurso de independência, Dória dá a impressão de que vai levar os tucanos para a base de apoio do capitão.

 

DEBANDADA

A consequência imediata pode ser a saída de quadros progressistas do partido. Já a partir de 2019.

 

DEDOS CRUZADOS

Final de ano reservado para as últimas avaliações do resultado das eleições, por parte dos partidos. Algumas delas partem para ações práticas, com a punição dos infiéis. Por sinal, quem iniciou este processo foi o MDB, que abriu processo disciplinar contra os prefeitos que apoiaram Ronaldo Caiado (DEM). Com a vitória de Caiado e o fogo baixo do pós-eleição, o ânimo por punição também diminuiu.

 

PRIMEIRO ENCONTRO

O Novo é o primeiro partido a se reunir já pensando em 2020. O momento é de mobilização e de apresentação da sigla, que pretende se estruturar no interior do Estado. Para o início do ano que vem, a renovação da direção. Com um detalhe: no Novo quem está em posto de comando não pode se candidatar.

 

DEDOS CRUZADOS

Paulo Faria, Paulo de Tarso, Itami Campos e Marcos Marinho avaliam a eleição 2018. Sexta, 9 horas, na Câmara de Goiânia.

 

REFIS É DO ZÉ

O programa de recuperação fiscal do governo estadual começa a valer a partir desta quinta-feira. Com o parcelamento e perdão de parte de multas e juros, há o incentivo para regularização de dívida com ICMS e ITCD. A adesão pode ser feita pela internet ou nas 12 regionais da Sefaz. Reforço para o caixa em final de ano.

 

RETA FINAL

Lúcio Flávio, Pedro Paulo de Medeiros e Alexandre Caiado disputam, no voto, o comando da OAB em Goiás. Mantendo a tradição de pleito aguerrido, com direito a tudo que uma campanha tradicional tem: marqueteiro, movimentação, articulação, troca de farpas, acusações e a tal festa democrática. Tudo sendo resolvido nesta sexta, 30.

 

FRASE DO DIA
“Não são os homens, mas as ideias que brigam” (Tancredo Neves)