Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Sexta-feira. 26/04/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

POLÍTICA

Coluna Ponto & Vírgula - 28 De Novembro De 2019

28/11/2019 às 08h48


POR PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

facebook twitter whatsapp

Adufg contra ministro

A entidade que representa os professores da Universidade Federal de Goiás está interpelando o ministro da Educação, Abraham Waintraub (DEM). Tudo pela declaração da semana passada, quando o ministro afirmou que existem plantações intensivas de maconha e laboratórios de drogas sintéticas nos prédios federais. A interpelação é uma oportunidade para o declarante provar o que disse. O passo seguinte seria um processo, muito provavelmente por injuria, calúnia e difamação. Briga de gente grande. E necessária.

Goiás perde energia

Enel e Governo de Goiás acenam que vai longe a disputa pelo controle da distribuição de energia elétrica em Goiás. O governador Ronaldo Caiado vem fazendo gestões há quase um ano pra tentar cassar a concessão, que é federal. Convocadas as autoridades de Brasília não toparam a empreitada. A equipe de Caiado costurou um acordo, para garantir a melhoria na qualidade de serviço. Ao que parece, essa melhoria também não vai vir. Com isso, volta à cena a guerra, que é eminentemente política, cada um usando as armas que tem.

Governo

Caiado continua fazendo gestões, mas a sua força maior hoje está no parlamento. Na Alego, sinalização de trâmite acelerado para o projeto que encampa a empresa de volta para o Governo de Goiás.

 Enel

A empresa busca a justiça, com respaldo da associação que congrega as distribuidoras de todo o país. Está levando o problema como ameaça a todas as outras empresas que atuam no país. Vira lobby.

 Pior

Se a distribuição continuar com a Enel (o mais provável), a qualidade vai continuar patinando, sem atender nem o consumidor doméstico, nem os investimentos previstos por parte de empresas. Se voltar para o Estado, não há garantia nem da estrutura mínima pra garantir a continuidade do serviço. O consumidor, de imediato, vai sair perdendo.

 Incentivos em xeque

Assim como a polêmica com a Enel, a CPI dos Incentivos Fiscais tem trazido insegurança no meio empresarial. Economista, o deputado Thiago Albernaz (SD) defende a manutenção do Fomentar, do Produzir, já existentes, e do Pro Goiás, que está nascendo. Sem incentivos, não há a instalação de novos empreendimentos, pela distância dos grandes centros consumidores.  O Governo de Goiás continua pregando que os incentivos baixam a arrecadação, argumento questionável, uma vez que é uma renda que não existiria sem os incentivos, uma vez que as empresas não estariam no Estado.

Incentivo sim

Prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (MDB) diz à coluna que tem conversado muito e procurado outros gestores municipais. Lembra que o crescimento de Aparecida está focado nos polos industriais. Sem incentivos, haverá, segundo ele, quebra neste processo.

Talvez

Nome de destaque na CPI, o deputado Humberto Aidar (MDB) é lembrado para a próxima vaga no TCE.

 Explicado

O desânimo do ex-presidente Lula em relação a candidatura em 2022 faz sentido. A nova condenação em segunda instância é mais um complicador. Tanto na justiça quanto na opinião pública.

 Pose

PDT e PSB costuram aliança para a prefeitura de São Paulo, que reuniria a ex-prefeita Marta Suplicy e o ex-governador Márcio França, em uma frente de centro-esquerda. O PT não será chamado porque não abre mão de ter candidato na maior cidade do país.

 

Sicredi 30 anos

A semana vai terminar com a conclusão de um projeto profissional: escrever um pouco da história da maior cooperativa de crédito do país na região nas últimas três décadas. Uma história que começou ligada ao campo e chegou a cidade, valorizando empreendedores e ajudando a melhorar a vida das pessoas. Foi um trabalho gratificante. Na foto, Denys e Ana Paula (Fato Comunicação), Clécio (marketing Sicredi) e Wilhelm Wiking, um dos primeiros entrevistados, em Cristalina.

Egressos

UFG reúne nesta quinta, 28, seus ex-alunos no auditório da Faculdade de Medicina. Festa já tradicional.

 Mais de 30

O Brasil tem hoje 32 partidos políticos registrados no TSE. Aptos, portanto, a participar das eleições. A UDN está próxima de conseguir o registro.

 Mais de 70

Outros 76 partidos se organizam para conseguir o mesmo registro. Mesmo sendo o último a ser lançado, o Aliança Pelo Brasil, do presidente Jair Bolsonaro, corre contra o tempo para conseguir o registro até abril, para participar das eleições municipais. Um dos mais curiosos é o PNC, Partido da Nação Corinthiana.

 Sem internet

TSE adiou para semana que vem o julgamento de consulta sobre validade de assinaturas eletrônicas. Ministério Público é contra e o primeiro a votar também. Conclusão no dia 3.

 Esfriou

Os seguidores de Bolsonaro que querem se candidatar ainda estão meio perdidos. Não sabem se continuam no PSL, se apostam na Aliança ou em outra sigla. Tudo só ficará claro em março.

 Por que?

O Vila Nova não volta a formar times a partir da sua base.

   Frase do dia

“Os homens quando não são forçados a lutar por necessidade, lutam por ambição”

 (Maquiavel)