Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Sábado. 27/04/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

POLÍTICA

Coluna Ponto & Vírgula - 28 De Março De 2019

28/03/2019 às 08h43


POR PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

facebook twitter whatsapp

Biquinho pra Goiás

Presidente Jair Bolsonaro pode experimentar pequeno revés em Goiás. Deputado Vinicius Cirqueira (Pros) entrega hoje na CCJ relatório onde recomenda o arquivamento do projeto que concede título de cidadania ao presidente. Vinicius não enxerga contribuição de Bolsonaro para Goiás e diz ter o apoio de, pelo menos, metade da Comissão para promover o arquivamento. A proposta é do deputado Humberto Teófilo (PSL). Aliás, nos legislativos são comuns homenagens feitas apenas a aliados, sem considerar o feito da figura. Nesse caso, é difícil relacionar o que Bolsonaro fez por Goiás, além de fazer sinal de arma para uma criança e colocar Goiânia no noticiário nacional, no início da sua campanha no ano passado.

Cobrança

Presidente da Comissão de Obras, deputado Antônio Gomide (PT) foi ao Tribunal de Contas, conseguindo firmar parceria. O objetivo é relacionar as obras paradas em Goiás e cobrar a sua conclusão. Atenção especial para as estradas.

Quero tudo

Ainda na Alego, o presidente Lisauer Vieira não admite redução no duodécimo, como tem sido falado pela equipe econômica do Governo. A prioridade é concluir a construção da nova sede, retomada neste início de ano. No meio da crise.  

No azul

Prefeito Íris Rezende comemora resultado positivo das contas e arregaça as mangas. A próxima atração é uma trincheira na Rua 90, no Setor Sul, que começa a ser feita na segunda-feira.

Pintou clima

Presidente da Câmara, Romário Policarpo responsabiliza o secretário Agenor Mariano por azedar a relação dos poderes. No centro, um conselho para que Íris não sancione a reforma administrativa da Câmara, deixando toda a responsabilidade para os vereadores.

Efeito

Secretária da Saúde, Fátima Mrué pagou por mais essa. Convocada para prestar contas de sua pasta, se recusou a ir a plenário, preferindo uma reunião na segunda-feira, com menos holofotes. De volta recebeu de Policarpo ameaça de levar o caso à justiça para obrigar o comparecimento da secretária, que tem até a sessão de terça para atender à convocação.

Cartório

Suplente na Comissão de Minas e Energia da Câmara, o deputado Elias Vaz (PSB) esteve em audiência na embaixada da Itália, onde cobrou melhoria na qualidade do serviço de energia elétrica em Goiás e solução para que a rede de alta tensão na região do Parque Anhanguera seja subterrânea. Ao lado do embaixador Antonio Bernardini, o novo presidente da Enel Brasil, Nicola Cotugno,  ouviu tudo e prometeu resposta. Para breve.

Sem palanque

Com o arquivamento da CPI da Lava Toga, caiu também o palanque de alguns parlamentares. Por outro lado, alguns magistrados suspiraram.

Correções históricas

Militar reformado e presidente eleito recentemente, Bolsonaro ofende a urna, ao recomendar comemoração do golpe de 64. Aliás, os últimos que falavam em Revolução sucumbiram. Foi golpe mesmo. A outra dúvida que persiste é sobre a data. Os militares sempre comemoraram o dia 31 de março, quando começou o movimento, que só se consolidaria a partir da madrugada do dia seguinte. Então, poderia ser 1º de abril. Essa outra dúvida a história ainda vai ter que responder.

Por que?

Jair Bolsonaro não nomeia Olavo de Carvalho pra resolver a parada no Ministério da Educação?

Mais por que?

O quase ex-tudo em Goiás, Marconi Perillo, não aparece para matar saudades?

Caetanear é preciso

O bom baiano brilhou no primeiro grande show de MPB na cidade nesta temporada.

 

Frase do dia

O campo da derrota não está povoado de fracassos, mas de homens que tombaram antes de vencer

(Abraham Lincoln)