Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Sábado. 29/06/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

POLÍTICA

Coluna Ponto & Vírgula - 28 de Fevereiro de 2019

28/02/2019 às 08h37


POR PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

facebook twitter whatsapp

É legal 

Muita gente assustada com o fato de o governador Ronaldo Caiado (DEM) ter recebido auxílio-mudança, quando deixou o Senado para assumir o comando do Governo de Goiás. O benefício é legal. Assim como seu secretário Wilder Moraes o fez. Alguém pode até dizer que poderia abrir mão. Mas isso não é o legal. Nem o usual. Os benefícios não pagos foram apenas aqueles barrados pela justiça antes do pagamento. Essa discussão é rasa. Ou se acaba de vez os penduricalhos ou vamos ficar nessa falsa discussão moral. Normalmente, o Judiciário e o Ministério Público não querem uma ação mais efetiva, porque os seus membros historicamente também recebem os penduricalhos, em nome da tal isonomia. Em um momento em que se discute sacrifício em questões como a reforma da Previdência, passou da hora da classe política dar o exemplo. Não por atos isolados, mas por decisões que cortem, mesmo, na sua base de privilégios.

 

PSL 22

Na sexta da semana que vem, debate na Câmara Municipal de Goiânia vai reunir expoentes do partido de Bolsonaro em Goiás. A pauta é o pacote anticrime anunciado pelo ministro Sérgio Moro. Na mesma mesa, estarão sentados o presidente do PSL, deputado federal Delegado Waldir, o recém-filiado deputado estadual Major Araújo e o vereador Lucas Kitão. 

PSL 20

Para as próximas eleições municipais, o PSL quer estar estruturado em todos os municípios goianos. Com segundo maior orçamento do fundo partidário, a sigla quer fazer bonito, lançando candidatos próprios para prefeito nos principais colégios eleitorais do Estado, a começar por Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis. Na capital, o PSL acerta a permanência de Lucas Kitão e pode entrar na briga pelo passe de mais três vereadores atuais, para ter chapa competitiva em 2020.

Bolso, o x da questão

O desempenho de Jair Bolsonaro neste início de governo será fundamental para um bom desempenho do PSL no país, no momento em que o partido anda meio enrolado com as denúncias de candatas laranjas.

Iguais

Vereador Felizberto Tavares anda animado com a possibilidade de organizar o Igualdade em Goiás. Igualdade, guarde esse nome. 

Sumiço

Todos tentam marcar presença em redes sociais. Mas os cinco vereadores que deixaram a Câmara de Goiânia para mandatos em alçadas maiores andam meio sumidos. Kajuru, no Senado, e Vinicius Cirqueira, na Alego, conseguiram despontar no dia posse e eleição de Mesa Diretora.

Fazendo conta

Depois que prometeu dizer somente a verdade, o ex-governador do Rio Sérgio Cabral já faz conta na redução da pena. Com 200 anos de prisão já contabilizados, está reduzindo a pena para uns 193 anos. Tempo para três vidas de cadeia.

 

Muito grave

Início de governo é tempo de aprendizado. Inadmissível que um ministro da Educação determine o cometimento de crime eleitoral, justamente onde deve se ensinar as coisas boas e corretas da vida. É um abuso sim mandar filmar crianças e adolescentes, sem autorização prévia, em qualquer situação. Mais ainda mandar repetir o bordão de campanha em todas as escolas do país. Coisas que alunos de algumas certamente já fazem, por força do hábito, ou por gostar mesmo do presidente. Mas jamais poderia ser imposto. Em qualquer país com o mínimo de organização isso é sim uso de máquina pública para divulgar um candidato. Mesmo que tenha sido o vencedor da última eleição, em princípio é um crime eleitoral. 

Alívio

Governo de Goiás começou a quitar a folha de fevereiro e acena para março o início do pagamento do que sobrou ainda da folha de dezembro. Esse sim será um alívio na relação com o funcionalismo.

Mais alívio

Com mais de R$ 10 milhões repassados aos municípios como contrapartida do Estado para gastos de saúde nos municípios, todos esperam uma nova era no tratamento dessas transferências. Alívio para prefeitos agora e para o governador no fechamento das contas, em dezembro.

Frase do dia

''A vida tem sons que pra gente ouvir Precisa aprender a começar de novo''

(Tavito)