Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Domingo. 30/06/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

POLÍTICA

Coluna Ponto & Vírgula - 27 de novembro de 2018

27/11/2018 às 08h00


POR PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

facebook twitter whatsapp

EQUIPE NO FORNO

O governador eleito Ronaldo Caiado (DEM) sempre ressaltou ser político de não mandar recado. Tem preferido, nos últimos anos, os embates para assumir suas posições. Na volta de sua viagem à Inglaterra devem ser anunciados os primeiros nomes da sua equipe. São duas situações curiosas: Caiado não confirma ninguém e não estimula diretamente especulações. Que continuam se multiplicando. A impressão é que a sua equipe está desenhada em sua cabeça, com nomes conhecidos e que não terão nenhuma resistência em compor o seu governo. Mas ele, Caiado, é quem dita o ritmo.

 

ALA MILITAR

No seu estilo, Jair Bolsonaro vai ampliando o espaço destinado aos militares. Capitão da reserva, tem um general na vice e outros dois para comandar o Governo e a Educaão. Há uma mudança na negociação política. Saem os partidos, entram as bancadas na mesa de negociação.

 

EFEITO BOLSONARO

Ministro do STF, Luiz Fux revogou as liminares que garantiam auxílio-moradia para juízes e desembargadores em todo o país. Alegou dificuldades financeiras do Estado, um argumento nada jurídico, mas que está valendo até segunda ordem. A revogação de penduricalhos teria sido negociada com o presidente Michel Temer, para garantir o último aumento dos ministros do STF que tem efeito em cascata. Em tese, a revogação do auxílio-moradia para o Judciário terá efeito cascata em outras categorias que recebem o benefício.

 

TEMPO DE ESPECULAÇÃO

Em entrevista à coluna, o prefeito Íris Rezende (MDB) diz não pensar em reeleição. Anima alguns setores, enquanto outros seguem indiferentes. Seu adversário no segundo turno em 2018, Vanderlan Cardoso (PP), também já descartou a disputa. A bola, por enquanto, está nas mãos dos aliados Íris e Caiado, que podem construir nova aliança. Clécio Alves (MDB), Anselmo Pereira (PSDB) e Francisco Jr (PSD) são nomes lembrados para a disputa na capital. Elias Vaz (PSB) e Daniel Vilela (MDB) aguardam a construção do tabuleiro, para saber se entram ou não no jogo.

 

ENTENDER PARA VENCER                                                

Especialistas da área se reúnem para o primeiro simpósio sobre comunicação política em Goiânia, após a eleição. Para entender o quadro que envolve fake News e redes sociais, que foram mais determinantes nas últimas eleições. Os expositores, são Marcos Marinho (foto), Paulo Faria, Itami Campos e Paulo de Tarso. Sexta, 30, na Câmara Municipal de Goiânia.

 

DANDO GRAÇAS

Para agradecer as conquistas e marcar o esforço desse ano, a direção do Colégio Simbios realiza nesta quarta, 28, na Rosa Mística, no Setor Bueno,  um culto ecumênico, com pais , alunos e todos os colaboradores do Colégio. Lembrando que dia 17 de janeiro devem ser divulgados os resultados das provas do Enem.

 

 O NOVO DE NOVO

Em sua primeira eleição nacional, o Novo emplacou o quinto lugar com o presidenciável João Amoêdo, mesmo sem ter tempo na propagando de rádio e TV e nos debates dos grandes veículos de comunicação. De quebra elegeu o governador de Minas Gerais, Romeu Zema. Daqui a dois anos, o partido estará contabilizando o seu segundo pleito municipal. Em 2016, participou em cinco capitais, elegendo vereador em quatro delas. O empresário Lélandi Assis preside o Novo em Goiás e fala sobre o partido, que inicia na quinta, 29, a sua preparação para 2020 no Estado.

O novo já avaliou o seu desempenho na última eleição em Goiás?
Para nossa primeira eleição geral, o único partido que não utilizou fundo partidário e teve entre seus candidatos pessoas fora da política, fomos muito bem. Saímos fortes pois a coerência e respeito ao eleitor foi nosso norte. A última eleição serve de experiência para nossas próximas ações e continuaremos oferecendo uma alternativa ao eleitor.

O partido participa das eleições municipais em Goiânia?
O NOVO segue um planejamento para lançar candidatos e todas as cidades de Goiás estão habilitadas, desde que tenham pessoas engajadas e alinhadas ao projeto. O núcleo do NOVO em Goiânia está em desenvolvimento e trabalhamos para garantir essa participação. Algumas metas ainda devem ser cumpridas para que aconteça.

Com 8 deputados federais e o governador de Minas eleito, o Novo já se firmou no cenário nacional?
Ultrapassamos a cláusula de barreira e muito do que propomos desde a fundação do NOVO vem sendo copiado por candidatos de outros partidos, provando que nossas propostas são factíveis e buscadas pelos eleitores de todo o Brasil. A participação do NOVO em 2018 é o pontapé inicial em busca de um Brasil mais seguro, simples e justo. A quantidade impressionante de pessoas que estão se juntando ao time demonstra que nossas ações são a resposta que o eleitor busca há muito tempo. Hoje essa ferramenta está disponível e sendo utilizada por brasileiros que cansaram de esperar que alguém resolva o problema deles.

O que o Novo tem de novo?
A história do NOVO é diferente de todos os outros partidos. Fundado por 181 pessoas de diferentes profissões e Estados, sem envolvimento de políticos profissionais, respeitando valores e buscando pessoas capacitadas. O NOVO é o único partido que não utiliza fundo partidário, fundo eleitoral, faz processo seletivo para a escolha de candidatos, exige redução de gastos públicos e respeito ao pagador de impostos. Começamos diferente para entregarmos resultados melhores. Contamos com a participação das pessoas, se filiando e divulgando o projeto para termos sucesso.

Quando começam as discussões para as próximas eleições?
Essas discussões estão acontecendo desde a fundação do NOVO. Como nosso projeto é de longo prazo, continuamos buscando pessoas que abracem o NOVO e assumam as responsabilidades de construir essa solução. Teremos uma apresentação do NOVO em Goiânia no dia 29 de novembro, às 19:30, no AlphaPark Hotel em que traremos algumas novidades sobre 2020.

João Amoêdo será candidato a presidente em 2022?
Ainda é cedo para afirmar. A campanha do João em 2018 foi fantástica, garantiu a continuidade dos valores do NOVO, não utilizou atalhos e terminou em quinto lugar, à frente de nomes conhecidos da política. Ele está auxiliando o Zema em Minas Gerais, que será a vitrine do NOVO em 2019. Buscamos outros “Amoêdos” pelo Brasil e temos certeza de que vão se juntar à nós nessa caminhada.

 

FRASE DO DIA
“A silhueta da verdade só se assenta em vestidos transparentes” (Ayres Brito)