Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Sexta-feira. 26/04/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

POLÍTICA

Coluna Ponto & Vírgula - 26 De Novembro De 2019

26/11/2019 às 09h34


POR PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

facebook twitter whatsapp

O tempo fechou

Governador Ronaldo Caiado (DEM) declarou guerra definitiva à Enel. A gota d’água é a impressão de aumento nos problemas de fornecimento de energia elétrica. Produtores rurais desfilam um rosário de reclamações e mostram vídeos na internet com produtos perdidos pela demora no reestabelecimento do serviço. Na Grande Goiânia, uma dúzia de postes caiu nos últimos dias. A empresa alega que vem fazendo os investimentos previstos no acordo assinado com o Governo de Goiás em agosto e a AGR atesta que os indicadores apresentam melhoras. Mesmo assim, a Enel Goiás ainda está longe de perder o título de pior distribuidora do país.

Falta gente

Um dos pontos apontados para agravar o problema é o fechamento dos escritórios do interior. Bem ou mal, sempre havia uma equipe que poderia se deslocar mais rapidamente aos locais de ocorrência. O novo padrão, com a adoção de regionais, não tem sido ágil o suficiente.

 Partiu Brasília!

Representantes de governo começaram a interlocução com o governo federal nesta semana, para viabilizar a vontade manifesta desde janeiro por Caiado, que é a cassação da concessão.

 Não tão simples assim

O principal entrave é convencer o governo federal a aderir a essa bandeira. Reverter a venda de uma empresa pública seria um péssimo sinal ao mercado. Principalmente depois do fracasso de participação no megaleilão do pré-sal. Expulsar a Enel de Goiás é vista por técnicos em Brasília como rejeição ao capital estrangeiro de investimento.

Instrumentos

Os dois instrumentos para que o Estado retome a concessionária já estão lançados. Em Brasília, Elias Vaz (PSB) apresentou projeto de decreto legislativo pra cassar a concessão. Em Goiânia, os deputados Lisauer Vieira (PSB) e Bruno Peixoto (MDB) assinaram projeto para ecampar a empresa, por falta de cumprimento das metas estabelecidas em contrato, à época da privatização. A CPI da Alego ajuda a criar ambiente político para a medida.

 De molho

Enquanto isso, senador Jorge Kajuru (Cidadania) fica uma semana de repouso, depois de sofrer convulsão em plenário e ficar internado em hospital de Brasília. Essa é a recomendação médica.

Política na cultura

No final de semana, oito entidades culturais divulgaram documento de apoio à permanência do escritor, filho de Iporá, Edival Lourenço à frente da Secretaria de Cultura. Depois de passar a maior parte do tempo a pão e água, Edival viu a liberação de dinheiro para o fundo específico da cultura em um dia e receber a notícia no outro de que seria substituído pro Adriano, de Anápolis, irmão do ex-deputado Alexandre Baldy. A manobra consolidaria a adesão do PP ao governo Caiado.

 Peso

Aliado de Daniel Vilela (MDB) em 2018, o PP elegeu os deputados federais Professor Alcides e Adriano do Baldy, e o estadual Coronel Adailton. Sem representante na Câmara de Goiânia.

 Bola dentro

Ministério da Educação lançou a nova carteira de estudante. Será feita através de um aplicativo que já está disponível na internet. Moderno, prático, pra carregar no celular e sem depender de intermediário.

 Bola fora

Ministro da Educação continua causando polêmica por apontar a existência de plantação intensiva de maconha em áreas das universidades federais. Espanta, principalmente, por não ter chamado o colega Sérgio Moro pra acabar com a farra.

 Falando nisso...

Foi o portal da Globo que mostrou. Número de homicídios no Brasil continua alto, mas caiu mais de 20% na era Bolsonaro. Ações aparentemente simples como aumento no cerco ao narcotráfico e repressão aos líderes de facções nos presídios tem contribuído para o resultado.

 Meio ambiente

“Reciclagem de resíduos sólidos” é tema de seminário nesta quarta, 27, no Auditório Costa Lima, da Alego. No comando da conversa, a secretária Andrea Vulcanis e o ex-deputado Hermes Traldi.

 Novo comitê

Também na quarta, tomam posse os novos membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Meia Ponte. Com a missão de começar já o planejamento para diminuir os efeitos da crise hídrica em 2020 na Grande Goiânia. Vereador Gustavo Cruvinel (PV) é o representante da prefeitura da capital no colegiado.

 Base lançada

Depois de elaborar o Plano Municipal de Saneamento, a prefeitura de Goiânia está usando o documento como base para o novo contrato de concessão dos serviços de água e esgoto. Já existe autorização para renovar com a Saneago, que terá que assumir compromissos, como eliminar o lançamento de esgoto nos mananciais e oferecer alternativa para a captação de água para atender a capital. Goiânia é responsável por mais de 40% do faturamento da empresa.

 Black na 44

A promoção, que tem mais grife do que descontos reais, chega à Região da 44. A Black Friday quer atrair mais gente ao local ainda até quinta, 28. Para este final de ano, está sendo esperado um volume de 1,6 milhão de clientes no local.

 Tudo em festa

O Rio de Janeiro continua lindo, vestindo rubro-negro em homenagem à maior torcida do país e aos dois títulos conquistados no final de semana.

Missão

Gleisi Hoffman reeleita presidenta do PT, como gostam de falar as petistas. Com Lula livre e dizendo que pode não ser candidato. Com a missão de melhorar a imagem do partido para recuperar espaço a partir das eleições municipais do ano que vem. O PT ainda terá o segundo maior fundo eleitoral para o financiamento da campanha.

 

Frase do dia

“Vamos sancionar a lei na porta da Enel”

 

(Ronaldo Caiado)