Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Sexta-feira. 28/06/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

POLÍTICA

Coluna Ponto & Vírgula - 26 De Março De 2019

26/03/2019 às 08h30


POR PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

facebook twitter whatsapp

Novo polo?

A semana passada terminou com a inauguração de um escritório conjunto, reunindo o senador Jorge Kajuru e o deputado federal Elias Vaz, ambos do PSB. Com afinidade em Goiânia e na chegada a Brasília, os dois parlamentares dizem estar com foco no mandato, mas já abrem uma janela importante para a sucessão em Goiânia. mais de 30 prefeitos prestigiaram a inauguração, que contou ainda com deputados estaduais e vereadores. Praticamente meta da Câmara de Goiânia prestigiou o evento.

Assessoria

Kajuru lembrou o bom início de trabalho em Brasília, contando com assessoramento de Cristóvam Buarque e Pedro Simon. De quebra, anunciou a volta da Rádio K do Brasil. Será uma parceria em uma FM, começando pelo esporte.

Furacão Waldir

Líder do PSL na Câmara Federal, Delegado Waldir circulou por cidades goianas no final de semana. Participou de debate sobre o pacote de Sérgio Moro na Câmara Municipal de Goiânia e esteve em Aparecida.

Convite

Na segunda maior cidade de Goiás, Waldir fez um convite inusitado: disse que o PSL está à disposição do prefeito Gustavo Mendanha. Brincou dizendo que tem muita gente brigando no MDB e que o prefeito seria bem-vindo.

Sem resposta

Gustavo Mendanha se orgulha de sempre estar filiado ao MDB. Aliás, herdando o bastão do paí, o ex-deputado Léo Mendanha. Candidato à reeleição, Mendanha segue costurando apoios, a partir do seu governo de coalizão. Um apoio já declarado é o do atual deputado federal Professor Alcides, sempre lembrado nas eleições de Aparecida.

Também pode

O deputado Glaustin da Fokus também é lembrado para a disputa. Podendo contar com apoio do governador Ronaldo Caiado.

Força

Aliás, a articulação caiadista trabalha por candidaturas competitivas nos principais colégios eleitorais, para demonstrar a efetividade do projeto de mudança. A começar por Goiânia, Aparecida e Anápolis.

 MDB na encruzilhada

O maior partido do país sempre se comportou como uma frente de interesses regionais. Teve fraco desempenho eleitoral no ano passado e perdeu espaço de vez no Senado. O que se discute agora é: a que e a quem serve o partido? Já se fala na refundação do partido, para reencontrar as bases históricas de sua criação, no processo de redemocratização do país. Se isso não for feito, a tendência é desidratar, deixando os caciques com menos índios para seguir. A prisão de Temer chama a atenção para essa situação.

Exemplo

Na semana passada, no mesmo dia em que Íris Rezende negava intenção de reeleição em Goiânia, a direção do partido diz não trabalhar com outro plano que não seja o nome do prefeito. Em quem acreditar?

Mais um erro

Presidente Bolsonaro erra, mais uma vez, ao estimular a comemoração do golpe de 1964. Até mesmo os militares não conseguem ver o mundo sem as liberdades. E acabam de voltar ao poder, por força do voto, o que dá mais legitimidade. O presidente precisa focar na solução dos problemas do país. Lembrar golpe é ruim para todos. Até para os militares.

Tempo seco

Nos próximos meses o goiano começa a enfrentar o tempo seco e a baixa umidade do ar. Segundo o oftalmologista Humberto Borges o clima no cerrado resseca também a região ocular. E quem mais sofre são as pessoas alérgicas. A Organização Mundial de Saúde estima que 57 milhões de brasileiros tenham algum tipo de alergia. Em mais da metade dos casos, a doença se manifesta nos olhos. Por isso o alerta para cuidados simples do dia a dia, como vaporizador. Na falta do vaporizador, serve bacia de água no quarto. E maior atenção à limpeza.

In Concert

Dia de Caetanear hoje, na abertura da temporada 2019 do Flamboyant In Concert. 

Frase do dia

O cão é a virtude que, não podendo fazer-se homem, se fez animal

(Victor Hugo)