Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Domingo. 30/06/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

POLÍTICA

Coluna Ponto & Vírgula - 26 de fevereiro de 2019

26/02/2019 às 10h43


POR PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

facebook twitter whatsapp

NO AZUL

A notícia foi guardada para a prestação de contas na Câmara Municipal de Goiânia. Prefeito Íris Rezende (MDB) anunciou um superávit primário de R$ 148 milhões. Pode parecer pequeno o valor, que é praticamente metade do que havia sido projetado no final do ano pela Secretaria de Finanças, mas é a evidência de que as medidas de controle deram resultado. Do ponto de vista financeiro,é esperada uma melhora na nota de avaliação da Prefeitura, para conseguir crédito em condição mais favorável. Do ponto de vista político, Íris acena para a retomada definitiva de seu programa de obras para a capital.

               

 

COBRANÇA

Íris ouviu apelos para que respeite as emendas impositivas ao Orçamento, incluídas pelos vereadores. Apesar de o mecanismo estar previsto na Lei Orgânica, Íris se limitou a dizer que vai discutir vereador por vereador para verificar se as emendas são viáveis.

 

ENQUANTO ISSO...

Numa disputa que Íris não quis e não quer nem vê, o presidente do MDB, Daniel Vilela, acena para colocar fim (com julgamento) nos processos éticos contra prefeitos e outras lideranças que apoiaram Ronaldo Caiado na eleição do ano passado. Os acusados, capitaneados pelo prefeito de Catalão, Adib Elias, não aceitam.

 

SOBRE

A infidelidade, neste caso, para cristalina. Mas a tradição dos partidos é fazer vista grossa.

 

NOVO 2020

Uma das surpresas em 2018, com o quinto lugar na eleição presidencial, a conquista de 8 cadeiras na Câmara Federal e a eleição do governador de Minas Gerais, o Novo projeta sua participação nas eleições municipais do ano que vem. O primeiro edital para a seleção de candidatos será lançado em agosto. A sigla só lança nomes em municípios onde tenha pelo menos 150 filiados ativos. Para prefeito, apenas Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis se enquadram nos critérios estabelecidos até agora.

 

SERÁ?

Com as crises do PSL e o sucesso nas eleições da Câmara e do Senado, o DEM quer mais espaço na Esplanada dos Ministérios. Pode até ser. Assim, Goiás teria mais espaço, pela presença forte de Caiado nos projetos federais, como a reforma da previdência.

 

SÓ QUE...

Ao que parece, o DEM goiano não teria quadros, a julgar pela quantidade de talentos importada para a formação do governo goiano.

 

BRIGA DE FOICE

A distribuição de cargos nos Estados e em escalões inferiores dos ministérios é a moeda de troca esperada por parlamentares e partidos para tocar os projetos considerados como essenciais pelo governo Bolsonaro. Na campanha, a promessa era não ter o toma-lá-dá-cá.

 

REFORÇO

Prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (MDB) reforça a equipe para a parte final do mandato. O ex-deputado Ozair José e o quase Max Menezes assumem secretarias de Governo e Desenvolvimento. O ex-vereador Cláudio Everson assume o Meio Ambiente. Remanejados, os experientes Olavo Noleto e Einstein Paniago permanecem na equipe.

 

ENEL

Mais uma semana cheia para a distribuidora de energia. Enquanto entregava o novo plano de investimentos em Brasília, parte de Goiânia sem energia e a queda de um fio sobre três carros no Setor Sudoeste. Nesta semana, a Câmara de Goiânia entra no assunto, cobrando o cumprimento de legislação municipal por parte da empresa.

  

FRASE DO DIA

“O homem que tem coragem de desperdiçar uma hora do seu tempo não descobriu o valor da vida” (Charles Darwin)