PROPEG 290690
Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Sexta-feira. 29/03/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

POLÍTICA

Coluna Ponto & Vírgula - 25 De Junho De 2019

25/06/2019 às 08h44


POR PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

facebook twitter whatsapp

A dúvida do aliado

O feriado foi marcado por uma grande vitória para o governo Caiado, com a liminar concedida pelo ministro Gilmar Mendes, que abre a porta para a ajuda federal. O governo goiano está no papel dele, ao buscar o Judiciário, para vencer os passos de tartaruga da burocracia federal. O abacaxi está nas mãos da equipe do ministro Paulo Guedes. Se não recorrer, agrada um aliado de primeira hora do presidente Jair Messias Bolsonaro e resolve o problema de caixa do governo goiano. Por outro lado, vai ter fila de uns 20 Estados brasileiros, querendo o mesmo tratamento, por via administrativa ou judicial. 

Mais um pouco 

Mesmo com a decisão, há um prazo de seis meses para fazer o enquadramento de Goiás no Regime de Recuperação Fiscal. O que continua levando a previsão de ajuda para o segundo semestre.

Gastando mais

Com o compromisso de honrar os contratos na sua gestão e negociar o passivo, em alguns casos com desembolso imediato, aumentaram os gastos do Governo de Goiás, na gestão Caiado. O reflexo pode ser visto em alguns setores, como as estradas, que continuam com manutenção em atraso. 

Presente de férias

Prefeito Íris Rezende colocando toda a equipe para trabalhar em função da reinauguração do Parque Mutirama, nas férias de julho. Dois anos após o acidente com o Twister, que deixou 13 pessoas feridas. A ordem é ter laudos atestando a segurança de todos os brinquedos e fazer uma grande festa popular, para atrair crianças e adolescentes no período de férias. Tudo tocado pela Prefeitura, com orgulho de ter o maior parque de diversões público do país.

Kajuru é Bolso?

O bad boy da política goiana, em carreira meteórica no Senado Federal causou estranheza no final de semana. Apareceu em vídeo nas redes sociais, ao lado do presidente Jair Messias, defendendo porte de armas. Bolso disse que “é um dos nossos” e que Kajuru será presidente do Brasil.

Até ela

Mãe Dinah chegou a ser cogitada, mas não quis o encontro com as urnas.

Eita

Aliado linguarudo costuma dar com a língua nos dentes. Um pouco depois, com os burros n’água.

Olho no futuro

Governo de Goiás está apostando no desenvolvimento regional, a partir dos parques tecnológicos. A ideia é reunir em um mesmo local empresas, pesquisadores e sociedade, em prol da inovação. Para Goiás estão previstos seis parques, começando pela unidade que já está em desenvolvimento no Campus Samambaia da UFG. Em Brasília, senador Vanderlan Cardoso é patrono da ideia.

Mais duas

Mesmo não assumindo a reeleição, prefeito Íris Rezende deve fazer mais duas grandes festas no segundo semestre: o pedaço do BRT no Setor Marista e a Praça do Trabalhador.

Foi a primeira parte

Os governos que assumiram em janeiro completam seis meses nesta semana. Poucos tem algo a mostrar e comemorar.

Dois polos

PSL e PSOL são os dois partidos mais coesos nas votações do Congresso, com parlamentares, em geral, seguindo orientação de bancada. Um pro lado. Outro pro outro. 

Agonia petista

Nem Dias Toffoli está dando conta de colchoar em votação no STF o novo habeas corpus em favor do eterno presidente. Interceptgate não foi capaz ainda de mexer com as doutas cabeças.

Por que

Sérgio Moro parece ter mais medo de deputado.

Frase do dia

Há muitas razões para duvidar e uma só para crer

(Carlos Drummond de Andrade)