Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Segunda-feira. 17/06/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

POLÍTICA

Coluna Ponto & Vírgula - 24 De Setembro De 2019

24/09/2019 às 11h33


POR PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

facebook twitter whatsapp

Vanderlan x Íris?

Apesar de estar totalmente comprometido com o trabalho no Senado, Vanderlan Cardoso (PP) já teve acesso a pesquisas qualitativas, que colocam o seu nome como forte adversário de Íris Rezende (MDB) em Goiânia. A exemplo do que aconteceu há quatro anos, Vanderlan precisa ser convencido. A idade, a experiência administrativa em Senador Canedo e o recall de duas eleições ao Governo de Goiás e a última para a Prefeitura de Goiânia ajudam o seu nome. O voto arrependido ainda é registrado, mas com força menor, depois da série de obras lançadas por Íris em Goiânia. O PP não tem vereador em Goiânia, mas pode ganhar na janela partidária do ano que vem. Tem Sandes Jr sonhando com o recomeço. E um novo pe3rfil de nova política, incorporado pelo próprio Vanderlan e pelo presidente da sigla, Alexandre Baldy, que monitora todo o processo.

O trio

Governador Ronaldo Caiado e prefeito Íris Rezende receberam o ministro Sérgio Moro, que apresentou números positivos da presença de 100 homens da Força Nacional, puxando para baixo os índices de criminalidade. É óbvio que a união de forças é positiva, em qualquer área de atendimento à população. Na segurança, é fundamental. Goiânia foi a única capital escolhida para o piloto do programa, que deve ser levado a todo o país.

Queimada menor

Outro exemplo positivo foi a ação da PF em relação às queimadas. Tudo de ruim foi encontrado, de garimpo ilegal e extração de madeira sem autorização. Mais de 60 pessoas presas, com reflexo na redução no número de queimadas. Mais uma ação positiva.

 Mas...

Nenhuma ONG foi flagrada tocando fogo na floresta, para complicar a imagem do governo ou do país.

 Recado

Goiás é o único lugar do Brasil que faz CPI para investigar incentivo fiscal. E isso atrapalha ambiente de negócio. A opinião é do professor e ex-deputado Valdivino de Oliveira.

 Outra questão

A questão ambiental é, sobretudo, uma exigência do capitalismo. Sem proteger o meio ambiente, os negócios são prejudicados em mercados internacionais. Assina Reinaldo Azevedo.

 Outras metas

No Dia Mundial Sem Carro, Paris proibiu a circulação de carros e motos por sete horas pelo quinto ano seguido. A ideia é estimular o uso de transportes coletivos e alternativos, com uma visão de futuro, para tentar eliminar metade da frota existente atualmente.

 Aqui também

Goiânia não teve proibição, mas atividades alusivas no Parque Areião. A Praça Cívica já vem isolando o seu anel interno para práticas esportivas aos domingos.

 Tradição

Cidades como São Paulo, Rio e João Pessoa promovem proibição em certos dias e horários, também para estimular a prática esportiva. Com sucesso.

Rede Ahpaceg

Com 16 anos de trabalho feito, a Ahpaceg, que reúne, inicialmente, hospitais para a área de serviços em saúde dá um novo passado, agregando clínicas, laboratórios e outros estabelecimentos do setor. Está criada a Rede Ahpaceg, que pretende fortalecer ainda mais o grupo, que está presente em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Rio Verde e Catalão. Integra ainda a Acieg e o Codese.

Campo high tech

Cooperativa de crédito mais antiga do país, a Sicredi casa a tradição da produção rural com a tecnologia, apoiando duas startups voltadas para este setor. Uma voltada para o trabalho na web para o agricultor familiar. A outra destinada a parâmetros para o controle da soja, que auxiliar na tomada de decisões.

 Em tempo

A Sicredi está completando 30 anos de atividade na região central do país. Tem 116 no Brasil.

 Sem choro

Prefeituras goianas vão ter que assumir o custo pela iluminação pública nos trechos urbanos de rodovias estaduais. Aparecida de Goiânia vai puxar a fila.

 Marconi em Goiânia

Na virada do mês, Marconi Perillo deve voltar à cena com depoimento à CPI que investiga a Enel. A data está sendo acertada, provavelmente 11 de outubro.

 CPI do expurgo

Eleita como “Moro de Saias”, a senadora Selma Arruda trocou o PSL pelo Podemos. Tudo por uma pressão de 01, que exigiu a sua retirada da assinatura no pedido da chamada CPI da Lava Toga. A assinatura ficou. A senadora saiu.

 Por quê?

O Vila Nova pode ganhar o jogo de hoje.