Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Domingo. 30/06/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

POLÍTICA

Coluna Ponto & Vírgula - 23 de outubro de 2018

23/10/2018 às 07h00


POR PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

facebook twitter whatsapp

DESARMADOS OS PALANQUES...

A semana começou com encontro entre o atual governador José Eliton (PSDB) e o futuro, Ronaldo Caiado (DEM). O encontro serviu para começar a selar bases para o processo de transição. Da parte do tucano, caberá a José Carlos Siqueira, atual presidente do Ipasgo, coordenar os trabalhos. Já o democrata confiou essa missão ao atual senador Wilder Moraes. A disposição dos dois é de desmontar o palanque e tentar construir a melhor base possível para essa transição. A abertura de Eliton foi elogiada por Caiado que, além dos nomes formalizados para o processo, contará com uma OSCIP para analisar os dados recebidos da atual situação do Estado.

 

... FICAM OS NÚMEROS

A maior preocupação de Caiado continua sendo a realidade financeira vivida pelo Governo de Goiás. José Eliton afirmou que os pagamentos estão sendo feitos dentro do fluxo de caixa que o Estado tem enfrentado. Logo após a eleição, afirmou que a prioridade é entregar a máquina com a melhor situação possível. Caiado certamente não terá todos os números, mas já tem demonstrado insatisfação, especialmente com atraso no pagamento das OSs que administram os hospitais e com as instituições que abrigam a Bolsa Universitária.

 

MARCANDO PRESENÇA

Coordenador da campanha caiadista, Adib Elias ocupou assento de destaque no encontro dos dois governadores. Responsável por costuras políticas e por parte da estratégia da campanha, dificilmente Adib termina o mandato à frente da prefeitura de Catalão. Deve ser convocado para nova missão na capital.

 

CHOQUE

Áreas com maior visibilidade e que mexem com a vida de toda a população devem receber ações emergenciais e prioritárias já no início do governo. Saúde e segurança pública puxam a lista.

 

ESQUIVA

Prefeito Íris Rezende iniciou a semana fazendo giro por veículos de comunicação, falando sobre o aniversário de Goiânia. Posição correta do gestor, responsável por 1,5 milhão de pessoas. Irs faz questão de ressaltar a sua ligação com Goiânia. e isso é correto. Falta explicação para problemas não resolvidos, como BrT e Parque Mutirama, além dos problemas constantes no atendimento à saúde. Não combina, inclusive, com a a imagem de Íris, considerado por boa parte da população como maior gestor dessa cidade.

 

GOIÂNIA É VANDERLAN?

Senador eleito com votação mais do que expressiva na Grande Goiânia, Vanderlan Cardoso (PP) desponta como candidato natural à prefeitura da capital. Com o recall da última eleição. Uma parcela do eleitorado, inclusive, se arrepende do voto dado no segundo turno. Sua campanha para o Senado teve forte participação do movimento comunitário da capital.

 

JOVEM DE 85 ANOS

Goiânia completa oito décadas e meia com uma história construída a partir das oportunidades oferecidas ao longo deste tempo. Continua mantendo qualidade de vida superior à média nacional e precisa investir mais na geração de empregos e nas suas áreas verdes, que sempre impressionam.

 

SEMANA BOLSONARO

Bolsonaro e Haddad fecham a semana de uma eleição que parece ter sido decidida logo após a realização do primeiro turno. Os dois candidatos, com suas turmas, radicalizaram o processo e sobrou muito pouco espaço a ser ocupado. As pesquisas mostram uma ampla e estável vitória de Bolsonaro. Que, confirmando a tendência, terá que ser tratado como presidente. E terá que se acostumar a se comportar como tal. Em nome, acima de tudo, da democracia.

 

FÁBRICAS E NOTÍCIAS

2018 foi marcada pela era definitiva do fake news. Candidatos não se prendem a informação,. Inventam o que querem e disseminam pelas redes. Coisa que fica, às vezes, chata. Outras, perigosa.

 

NA MESMA BASE

Ex-colega de Caiado no DEM, o deputado reeleito Hélio de Sousa (PSDB) diz que passa para a oposição em 2019. Mesmo com boa relação com o governador eleito, Hélio se diz na obrigação de defender o legado de 20 anos do grupo marconista em Goiás.

 

 

CHOQUE NO PÃO

Pãozinho está 20% mais caro. Reflexo do choque causado pelo reajuste da tarifa de energia para o orçamento das panificadoras. Aliás, a atual política de preços para a energia é uma das muitas heranças malditas para o nosso próximo presidente, o inquilino do Palácio do Planalto.

 

ESTUDANTE SOFRE

Governo Temer não quis mexer com horário de verão entre o primeiro e o segundo turno das eleições. Sobrou para os estudantes, que vão enfrentar a mudança de horário bem no meio do Enem. Ah, nem!

 

FALANDO NISSO

Na reta final de preparação para o Exame, os colégios se desdobram para oferecer revisão e melhor preparação para os alunos. O Simbios, por exemplo, prepara para quinta-feira, dia 25, a palestra “Cada Cidadão Tem o Direito e o Dever de Conhecer a Própria História”. Em pauta, os 30 anos da nossa Constituição e os seus reflexos na vida dos brasileiros, com os professores das áreas de História e Geografia do próprio colégio.

 

FRASE DO DIA

“A democracia é o governo do povo, pelo povo, para o povo” (Abraham Lincoln)