Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Sexta-feira. 19/04/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

POLÍTICA

Coluna Ponto & Vírgula - 22 De Outubro De 2019

22/10/2019 às 11h42


POR PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

facebook twitter whatsapp

Waldir desidrata

Segue a guerra interna do PSL. Com promessa de mais emoção nos próximos dias. Na terceira tentativa, Eduardo Bolsonaro conseguiu tirar Delegado Waldir da liderança do partido na Câmara. 02 continuou atuando em Brasília, enquanto o delegado estava em Goiânia. Há tentativa de reagir, mas a força do governo continua grande. Principalmente quando há muita tinta na caneta que distribui cargos e verbas. O contragolpe de Luciano Bivar pode ser tocar adiante a ideia de tirar do clã presidencial o comando partidário no Rio e em São Paulo. Mudaria de mãos, também, o controle da maior parcela do fundo partidário nesses estados. O PSL é o partido que mais recebe este tipo de verba atualmente, seguido pelo PT. O estilo explosivo pode custar novas perdas de espaço para Waldir. Bom de voto, mas carente de articulação;

Em Goiânia

O PSL tem o deputado estadual Major Araújo como pré-candidato a prefeito. Na Câmara Municipal, tem o vereador Lucas Kitão. Mas negocia com mais quatro, que podem trocar de partido na janela, em abril.

Rebelião curta

Vereadores foram assunto no meio político no final de semana. Tudo por conta da sessão convocada para sábado para aprovar o empréstimo de R$ 780 milhões da Prefeitura junto à Caixa, e que inclui obras já iniciadas. Muito discurso e nenhuma votação. Na segunda tentativa, na segunda-feira, bastaram sete minutos para a aprovação.

  Cara de judas

Quatro secretários de Íris foram castigados nos discursos da sessão que não votou: Fernando Santana, Gilberto Marques Neto, Dolzonan Matos e Fátima Mrué.

 Alívio

Reitor da UFG, Edward Madureira diz que a instituição ganhou um pouco de fôlego com a liberação de verbas. Segundo ele, o orçamento inicial da Universidade apontava para o déficit. Com os cortes anunciados pelo presidente, eram 30% menos. Uma das fontes para compensar tem sido emendas parlamentares.

 Força

Rubens Otoni (PT) e Daniel Vilela (MDB) entre os autores de emendas que estiveram nesta semana, acompanhando os investimentos da UFG.

 Inovação

Um dos investimentos é a II Mostra de Inovação. Espaço importante para que todos os cursos mostrem sua produção. Muita coisa antenada com a melhoria da vida da sociedade.

Daniel é federal

Daniel Vilela encerrou mandato, mas continua em Brasília, tocando empresa na área de tecnologia. Acredita em Íris Rezende como candidato à reeleição na capital. E segue conversando sobre 2022.

 

Pequeno

Quase dois meses se passaram, o Nordeste inteiro arrasado com a mancha de óleo e só agora o governo federal começa a se mexer. Ainda não há certeza sobre a origem do problema e apenas na semana passada houve o compromisso de ressarcir Estados e municípios nordestinos pelo trabalho feito até agora.

 

Bola fora

Quando o fogo começou a queimar a Amazônia, Jair Messias colocou a culpa nas ONGs. Na crise da mancha, a suspeita caiu sobre a Venezuela. É muito achismo.

 

Prestigiado

Em qualquer lugar do planeta, uma catástrofe deste tipo já seria suficiente para a troca de ministro. Ricardo Salles continua firme e forte.

 

Solidário

Seguindo a rota de solidariedade, o Bahia entrou em campo com um uniforme novo, tricolor, com manchas pretas, lembrando o óleo derramado.

 

Guiness?

Dentro do aniversário de Goiânia, Prefeitura arma estrutura do Mutirão ao lado da recém-restaurada Estação Ferroviária na Praça do Trabalhador. O objetivo é fazer o lançamento de 200 títulos da coleção Goiânia Em Prova & Verso. Pode ser o maior lançamento simultâneo de livros do mundo. Será?

 Porre

Depois de mais de meio século de vida, o jornalista Marcos Gomes lança “Porre de Amor”, uma coletânea de poemas que integra a coleção. Tudo sob a batuta do secretário Kléber Adorno.

 Mesma língua

Secretaria Estadual do Meio Ambiente promove segundo curso destinado a servidores municipais. O objetivo é usar mesmos critérios na análise de licenciamentos ambientais.

 Banho Maria

Esfriou a história de mini-reforma no secretariado estadual. Tudo ficando para o ano que vem.

  Frase do dia

“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”

 (Cora Coralina)