Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Domingo. 30/06/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

POLÍTICA

Coluna Ponto & Vírgula - 22 de janeiro de 2019

22/01/2019 às 08h00


POR PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

facebook twitter whatsapp

VIRAR A PÁGINA

Com as negociações com os sindicatos no final de semana, o início do pagamento da folha de janeiro e a definição do escalonamento para pagar, a partir de março, o que resta da folha de dezembro, o governo Caiado vai tentando virar a página sobre o tema. Não que esteja resolvido. Mas a ordem é demonstrar normalidade no funcionamento do governo. O mesmo vale para a negociação com grandes contratos, como foi o caso das OSs e das instituições da Bolsa Universitária. Hora de começar a agir.

 

DECRETO VAGO

O decreto de calamidade apenas remete, de forma muito sucinta, o que as autoridades do governo vem dizendo desde antes de assumir sobre as dificuldades do Estado. Os atos decorrentes do decreto serão tomados pela área de planejamento. Caiado fez questão de ressaltar o caos financeiro e a impossibilidade de manter os investimentos em áreas essenciais, citando saúde, educação e segurança. São 180 dias, que podem ser prorrogados. Os governos que adotaram a medida criaram mecanismos para reduzir pagamentos em contratos fora do preço de mercado e a aquisição de bens e serviços sem licitação.

 

CHEGANDO JUNTO

Governador fez questão de cumprimentar policiais que prenderam em menos de 48 horas suspeito de assassinar motorista de aplicativo na Grande Goiânia. Caiado entende que as polícias estão agindo, mesmo com as dificuldades gerados pelo atraso no salário. Resposta positiva para a população.

 

FÉRIAS DO FILHO

Jair Bolsonaro deve apresentar discurso meticuloso em Davos, na Suíça, tentando traçar as diretrizes de um novo Brasil.

 

INFERNO ASTRAL

Enquanto isso, Flávio Bolsonaro vai tentando se explicar sobre dinheiro que entrou na sua conta. Na semana que vem, o ministro Marco Aurélio deve autorizar a retomada da investigação pelo MP do Rio, onde Flávio é apenas um dos enrolados.

 

VELHA ALEGO

Assembleia Legislativa inicia autoconvocação, para começar a analisar medidas de interesse do governo Caiado. O principal é o Orçamento 2019, remodelado, e que deve prever um déficit de R$ 6 bilhões.

 

NOVO LÍDER

Bruno Peixoto (MDB) assume a liderança do novo governo na Casa.

 

VELHO MDB

Enquanto os caiadistas ganhavam a liderança na Assembleia, a ala perdia a eleição do diretório estadual para Danil Vilela, que afina discurso de independência. Como previsto, Daniel ganhou a eleição, mas ainda vai ter tapetão.

 

FIM DO PRAZO

Com a posse dos novos parlamentares, na semana que vem, termina também o prazo para que os partidos se reorganizem para não ficar sem fundo partidário e tempo de propaganda no rádio e na TV. 14 dos 35 partidos saíram das urnas nesta condição em 2018. O PRP de Jorge Kajuru foi encampado pelo Patriotas, enquanto o PHS foi absorvido pelo Podemos. A Rede Sustentabilidade, de Marina Silva, que tem apenas 1 deputado federal vai minguar mais, pela nova lei partidária.

 

PAZES

Moça talentosa, que tem investido em sua revista digital, Nara Ribeiro lança livro de poemas, com o mesmo nome da sua publicação digital. “Pazes” será lançado no dia 16 de fevereiro, na Leitura do Goiânia Shyopping. Livro no velho e bem querido papel.

 

FRASE DO DIA

“A paz vem de dentro de você. Não a procure à sua volta” (Buda)