Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Quinta-feira. 18/04/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

Coluna Ponto & Vírgula - 22 De Agosto De 2019

22/08/2019 às 08h36


POR PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

facebook twitter whatsapp

Escolhendo armas

Marconi Perillo e Ronaldo Caiado prometem muita munição na guerra política declarada, depois de meses de provocações. Cada um escolheu o campo onde tem melhor posição no momento. Caiado quer o embate político, entrando na questão ética, o que retoma o discurso de sua trajetória política e, em especial, da última eleição em Goiás. Eleição que mostrou Caiado no ápice de sua trajetória política. Marconi, apesar de declarar aceitar o desafio do governador, acenou com força para a batalha no Judiciário, onde tem se armado e ganho disputas. Cada um escolhe as suas armas e o seu melhor cenário. Tudo de olho em 2022. Que, por sinal, já começou.

Caiado data pro

A inexistência de processos, incluindo o arquivamento dos R$ 200 mil que apareceram na lista da Odebrecht. Tem ainda a força do governo e o recall do apoio recebido na última eleição.

Marconi data pro

O episódio levou Marconi de volta ao centro da discussão política em Goiás. O conhecimento da máquina dá ao ex-governador lógica no discurso de defesa. Mexeu com seguidores que estavam quietos. Alguns demonstram disposição para a guerra.

Marconi data contra

Viver e trabalhar à sombra em São Paulo deixa Marconi longe do ambiente político e dá razão à acusação de exílio ou asilo, ou a imagem de não querer enfrentar a opinião pública em Goiás. Marconi vacilou também em não topar direto o desafio. Coleciona o desgaste de quem esteve no comando da política em Goiás por vinte anos. Longos demais para o governo de hoje.

De camarote

O prefeito Íris Rezende (MDB) assiste tudo de camarote. Com o risco de ser saudado como maior líder político da história de Goiás, caso Caiado e Marconi afundem junto no embate. 

Missão entregue

Vereador Anselmo Pereira (PSDB) devolveu à Mesa Diretora da Câmara a missão de marcar a tradicional audiência dos edis da capital com o governador que assume. Diz ter cansado de esperar resposta da assessoria de Caiado.

 Não tem Fica

A equipe de Governo fez um movimento justo para lembrar os 130 anos de Cora Coralina. Talvez tenha sido a senha para a comunidade cultural da antiga capital de que o Fica vai estar apenas na memória da Vila Boa. Celebrar Cora passou a ser prioridade.

Em tempo

Toda e qualquer homenagem a Cora é mais do que justa. É o maior nome da literatura produzido em Goiás.

Na ponte

Coisa bonita demais da conta ver Marcelo Barra cantando em frente à velha casa da ponte, em horário nobre. Coisa que as emissoras de TV deviam fazer mais.

Fora de ordem

Governador do Rio Witzel descendo de helicóptero, comemorando a morte do sequestrador de um ônibus na Ponte Rio-Niterói... Foi uma cena ridícula e desumana. No mesmo item, a leviandade de Jair Messias, acusando ONGs de botar fogo na Amazônia. Se não foi leviandade, é leniência por parte de quem deveria fiscalizar.

Tudo dominado

Aécio Neves venceu queda-de-braço com João Dória dentro do PSDB. O diretório paulista pediu a expulsão do líder mineiro, o que foi recusado pela direção nacional da sigla. Aécio continua quieto, torcendo para não ser visto no pálido mandato de deputado federal.

 Quem comanda?

Falando em PSDB, o partido firmou aliança estratégica com o DEM para as próximas eleições. Inclui preferência nas alianças municipais e união total em 2022. A chapa dos sonhos tem João Dória como candidato a presidente e Rodrigo Maia a vice. Falta apenas combinar com o eleitor. Em Goiás, resta saber quem vai comandar a costura, se Caiado ou Marconi.

Animou

A chegada de Wilder Moraes ao Pros atiçou o deputado Vinicius Cirqueira. Com o combustível das novas filiações, Vinicius volta a se apresentar como opção para concorrer à prefeitura de Goiânia.

Pela educação

Vereador Álvaro da Universo promoveu debate sobre deficiência intelectual e múltipla. Em busca de soluções a serem aplicadas, especialmente na rede municipal de ensino.

 Gordinhos

Um em cada brasileiro convive com a obesidade, e metade da população brasileira está acima do peso, o que vem acionando sinal de alerta entre profissionais de saúde. Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica em Goiás, Leonardo Porto Sebba está organizando um encontro de obesos e ex-obesos. O objetivo é mostrar o que pode acontecer com a mudança de hábitos alimentares e de vida. A conferir.

Frase do dia

“O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria se aprende é com a vida e com os humildes.”

(Cora Coralina)