Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Sexta-feira. 19/04/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

POLÍTICA

Coluna Ponto & Vírgula - 21 De Novembro De 2019

21/11/2019 às 09h09


POR PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

facebook twitter whatsapp

Bolsonaro tem candidato

O partido de Jair Messias trabalha com a possibilidade de registro e participação já na eleição do ano que vem. No mapa do partido, Goiânia está incluída. Existem algumas possibilidades e o nome preferido para disputar a prefeitura de Goiânia é o do vereador Dr Gian, hoje no PSB, e que é pretendido também pelo PP. As conversas são iniciais, mas é o nome do Aliança hoje para Goiânia.

Vítor no comando

A recente inauguração de escritório político em Goiânia com a presença do presidente, é o aval oficial para o deputado federal Vítor Hugo. Está nas mãos deles a missão de organizar o Aliança em Goiás.

Pontapé

Nesta quinta, 21, o presidente Bolsonaro comanda o início da coleta de assinaturas para a formação do novo partido. O TSE não aceita as assinaturas digitais pretendidas pela nova sigla. Vai ter que buscar as 491 mil assinaturas de eleitores e correr muito para tentar conseguir o registro no primeiro semestre do ano que vem.

 Erro

Bolsonaro comete um erro político ao querer presidir o novo partido. Normalmente, não se concentra tantos poderes em mesmas mãos. Aliás, o mesmo erro cometido por ditaduras sul-americanas, criticadas pelo presidente.

 Outro erro

A saída da prisão em Curitiba foi um marco para o ex-presidente Lula. Que não aproveitou bem a oportunidade. Já sumiu do noticiário e dos comentários políticos. Já saiu arrumando briga, quando o momento é de unir lideranças. Isso é o que faria qualquer um que tenha pretensão de voltar ao poder. Lula atacou a Globo e Ciro Gomes, por exemplo. E já deixou claro que o PT não aceita ser vice de ninguém.

 Enel em xeque

O projeto de lei assinado por Lisauer Vieira e Bruno Peixoto retomando a antiga Celg-D (hoje Enel Distribuição Goiás) é apenas jogo político. O não cumprimento de metas pode gerar rompimento de contrato e a possibilidade de retomada da empresa. Mas não da concessão, que é objeto da União.

A vontade de Caiado

Desde o primeiro dia de governo, o governador Ronaldo Caiado (DEM) tem demonstrado disposição em cobrar prestação de serviço da Enel. No recente acordo, Caiado fez questão de trazer a Goiânia a cúpula da ANEEL e do Ministério das Minas e Energia, além do presidente da Câmara, Rodrigo Maia. Soou como uma última tentativa de acordo. Com o início do período chuvoso, ficou mais exposta a falta de qualidade nos serviços de energia.

 Pressão

A multa da AGR tem assinatura do governador, em pleno domingo de feriado. A Alego vem fazendo a sua parte, trazendo novas complicações para a empresa.

 Martelo

A possível cassação da concessão da Enel só pode ser feita pelo governo federal. Vai depender da articulação de Caiado, que continua sendo voz forte em Brasília. Sem aval do governo federal, não tem cassação de concessão.

 No passado

O então governador Maguito Vilela ensaiou vender a Rádio e TV Brasil Central, despertando interesse de vários grupos de comunicação. Esbarrou na concessão, feita em nome da Secretaria de Governo, órgão estadual. Intransferível. Este entrave impediu o negócio.

 Em Brasília

Integrante da Comissão de Minas e Energia, o deputado federal Elias Vaz (PSB) tirou a sua casquinha e entrou com projeto para cassar a concessão da Enel em Goiás.

 Centenária

Apenas duas distribuidoras no país superaram a marca de 100 mil reclamações em 2019? A Enel Goiás e a Enel São Paulo.

 Mais um

Paulo Trabalho pode assumir o comando do Aliança em Goiás.

 Sem concorrência

Jair Bolsonaro fecha o primeiro ano de governo sem partido, mas sem concorrência na busca pela reeleição.

  Também

O mesmo acontece em relação ao Governo de Goiás, com Ronaldo Caiado. Que segue como maior liderança do DEM em Goiás.

 Não caiu

O Vila Nova fecha o ano com apenas uma vitória no Serra Dourada, contra a Aparecidense na estreia do Campeonato Goiano. Ainda não está, mas deve ser rebaixado para a Série C neste final de semana. Melancólico.

   Frase do dia

“O passado não reconhece o seu lugar: está sempre presente....”

 (Mário Quintana)