Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Sexta-feira. 19/04/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

POLÍTICA

Coluna Ponto & Vírgula - 19 De Novembro De 2019

19/11/2019 às 08h58


POR PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

facebook twitter whatsapp

Tempo de plantar, de colher e de anunciar

É assim que o prefeito define o seu momento politico. Acredita que sua grande missão foi tirar Goiânia do caos administrativo, no que refere como o tempo de plantar. O momento bom, de caixa no azul, incomodando toda a cidade com suas obras, é a preparação para o tempo de colher. Quanto à eleição do ano que vem, diz que não tem nada definido. Embora existam muito sinais mostrando o contrário. Aí pergunto ao político mais antigo em atividade em Goiás: “por que então não diz logo”. A resposta, enviesada: “Há o tempo de anunciar”. Em um diálogo de pouco mais de dois minutos, o Íris de sempre: astuto, decidido e, ao mesmo tempo, sempre disposto a guardar um segredo. No caso, se vai ou não à reeleição. Para que vai. Mas ele diz que não. Será?

Vai murchar

O anúncio de Jair Messias, que decidiu criar um novo partido, vai esvaziar o PSL em todo o país. O grande atrativo da sigla continua sendo o fundo eleitoral, que pode resolver problemas agora e criar outros depois. Em Goiás, os deputados federais racham ao meio: Vitor Hugo segue e comanda a formação do Aliança em Goiás e Delegado Waldir segue sentado no cofre do PSL. Entre os estaduais, Major Araújo é o nome da sigla para concorrer à prefeitura, enfraquecido pelo racha. Se o foco for a candidatura, tem tudo para ficar. Paulo Trabalho e Humberto Teófilo não devem lealdade a Waldir. Na Câmara de Goiânia, segue apenas com Lucas Kitão, com ânimo muito menor entre os novos possíveis filiados.

Falando nisso...

Aliança Pelo Brasil lembra, de certa forma, a Aliança Renovadora Nacional, partido que deu sustentação à ditadura militar.

 Cofre

Ainda não está claro o que o novo partido oferecerá aos seguidores do presidente, que tem objetivo de conseguir 100 parlamentares no Congresso. Não haverá, em princípio, dinheiro do fundo partidário ou eleitoral. E os cargos no governo estão bem ocupados.

Deu choque de novo

O início das chuvas e os problemas apresentados, especialmente no interior, levaram o novo embate entre o governador Ronaldo Caiado e a Enel. A multa de R$ 62 milhões aplicada no final de semana é a senha que Caiado está enviando à agência reguladora para cassar a concessão.

Dois pontos

Há 15 dias, a mesma AGR, que aplicou a sua maior multa em uma concessionária em Goiás, havia atestado melhoria nos indicadores da Enel. Que, mesmo assim, segue absoluta como a pior distribuidora do país. Em seu favor, a Enel diz estar cumprindo o acordo feito com o Governo de Goiás, ANEEL e Ministério das Minas e Energia. Caiado diz que não tem acordo mais.

 No calcanhar

Produtores rurais exibindo prejuízos com quedas de até 30 horas no fornecimento de energia mexeram com o governador.

 Mais pressão

Depois de livrar Lula e mais uma centena da cadeia, o STF se preparar para julgar a decisão liminar do presidente Dias Toffoli que proíbe uso de informações do antigo Coaf sem autorização judicial para processos. Ministério Público e metade do próprio STF são contra a regra. Toffoli já recuou em outra canetada, que lhe entregou os dados de 600 mil contribuintes.

Nova regra

O Executivo e o Legislativo se mantém calados em relação a fake news e uso desmedido da internet em campanhas. Normalmente, porque gostam e estimulam a guerra virtual. O TSE, no entanto, deve baixar resolução responsabilizando candidatos por esse tipo de prática.

 Facão

O WhatsApp cancelou 400 mil contas pela prática de disseminação de conteúdo eleitoral em massa na eleição do ano passado. A previsão é que outras 800 mil serão usadas no ano que vem.

 Bons verdes

Parque Estadual do João Leite está recebendo 250 mil mudas para reflorestamento. Medida é compensação paga pela concessionária que utiliza a BR.

 Bom

Experimentei e gostei do agendamento para emissão de carteira de identidade no Vapt Vupt. Atendimento durou seis minutos. Há ainda demora para encontrar vaga no agendamento e a entrega do documento (20 dias) ainda é problema.

 Matheus Ribeiro

Acima de tudo, é pessoa do bem. Sujeito educado e bom profissional. Tem que ser respeitado, a partir dessas virtudes.

 Subiu

A carne virou negócio da China. O preço só dispara por aqui.

  Aliás...

Governo Bolsonaro aprovou a reforma da previdência, está investindo em outros pacotes, tem bons índices na inflação e na geração de emprego. O PIB continua tímido e o dólar bateu a R$ 4,20.

 Não caiu

O Vila Nova teima em adiar a notícia do rebaixamento à Série C. Depois do surpreendente empate com o Sport em Recife, o meu Tigre tem que vencer o Oeste amanhã pra continuar respirando. Com ajuda de aparelhos. Talvez, apitos.

Por que?

Lula Livre sumiu da mídia de novo?

  Frase do dia

“Discordar sem raiva: um dos grandes desafios da nossa civilização”

 (No perfil do jornalista Lourival Santana)