PROPEG 290690
Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Quinta-feira. 28/03/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

POLÍTICA

Coluna Ponto & Vírgula - 18 De Junho De 2019

18/06/2019 às 08h52


POR PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

facebook twitter whatsapp

Bolso é Moro!

Os argumentos políticos predominam neste momento. Presidente Jair Bolsonaro fraquejou uns dias, mas assumiu a defesa do ministro Sérgio Moro. O comandante da Justiça é uma das referências na equipe de auxiliares. No meio jurídico, há uma opinião majoritária de que as conversas revelaram um juiz Moro que faltou, no mínimo, à liturgia do cargo. Certamente, Bolsonaro está enxergando que entregar Moro é abrir caminho não só para a liberdade de Lula. É o fortalecimento que o PT precisa para voltar a ser o grande partido de oposição. Como nos bons tempos.

Discurso

Bolsonaro vai querer manter vivo o discurso anticorrupção e antiPT. Até como forma de sobrevivência de um governo que tem muitos problemas.

Agenda positiva

CNH mais fácil faz parte de uma série de medidas que tentam aproximar as decisões de governo à vida do cidadão. Que começou com o decreto que pôs fim ao horário de verão. A próxima medida deve ser o fim da tomada de três pinos, uma história ainda mal explicada, já que o equipamento, tido como mais seguro, é usado, de forma obrigatória, apenas no Brasil e na África do Sul.

Caiado é saúde

Ainda às voltas com os problemas de caixa, o governador Ronaldo Caiado (DEM) volta a apostar na saúde para marcar pontos com o eleitorado. Anunciando a abertura de 17 policlínicas. A ideia é montar centros de atendimento com várias especialidades, reforçando o atendimento em cidades-polo no interior. O projeto começa a ser implantado por Posse, terra do ex-governador José Eliton (PSDB).

Cadê o fiscal?

Goiás aparece com 13% de propriedades rurais que não obedecem a reserva legal, com mata nativa. É o terceiro pior desempenho do país. Mais da metade da área que deveria estar ocupada por mata nativa está em grandes propriedades.

Falando em ética

O presidente da OAB-GO falou, em nome da Enel, em audiência pública promovida pela CPI que investiga a situação da empresa, em Aparecida de Goiânia. Será possível a entidade receber qualquer representação contra a empresa defendida pelo seu presidente? Parece um conflito ético sem muita solução. 

Parceria

Governo de Goiás iniciou ação conjunta com a Prefeitura de Goiânia, no atendimento ao cidadão, no Mutirão realizado no final de semana no Residencial Eli Forte. Muita gente vendo a senha para o apoio de Caiado a uma possível reeleição de Íris Rezende.

Mas...

Se o candidato não for Íris, o apoio pode fraquejar.

As patrulhas...

Nas ruas, nos botecos, no ambiente de trabalho, nas redes sociais... Elas sempre marcam presente. As mais atuantes no momento são as patrulhas 13 e 17. Com uma regra básica, que vale para os dois lados: se você concorda, é um cabra democrata> se não, é um autoritário. E seguimos.

Ficou na saudade

Junho avança sem o Festival Internacional do Cinema Ambiental, realizado de 1999 a 2018, na Cidade de Goiás. No site do festival, a última notícia publicada foi a premiação do ano passado.

Fábrica de vagas

Prefeitura de Goiânia teve dor de cabeça e gastou 30 reuniões para garantir a transferência de feirantes para a reforma da Praça do Trabalhador. Na volta, vai ter mais problema: decidir o que fazer com aqueles que vêm ocupando irregularmente o local.

Encarar o problema

A instalação de empreendimentos às margens do Rio Meia Ponte é tema de audiência pública, nesta quarta, 19, na Alego. Iniciativa do deputado Vinicius Cirqueira (Pros). Essa ocupação é uma das principais responsáveis pela morte do rio, no trecho urbano de Goiânia.

Por que?

Gilmar Mendes não conseguiu nem tornozeleira ainda para Lula.

Frase do dia

O dia do benefício é a véspera da ingratidão

(Ulysses Guimarães)