Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Domingo. 30/06/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

POLÍTICA

Coluna Ponto & Vírgula - 18 de janeiro de 2019

18/01/2019 às 08h10


POR PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

facebook twitter whatsapp

HORA DE RESOLVER

A missão da STN viveu seu momento de tensão, com divulgação de um documento que coloca Goiás fora da recuperação fiscal pretendida pela gestão Caiado. Depois dos devidos recuos e esclarecimentos, segue a análise da adesão de Goiás ao programa, que daria alivio, especialmente no pagamento de juros da dívida, que consomem R$ 2 bilhões anuais. O Guia do Governador, divulgado pela própria STN, dá a Goiás a nota C, com limitação a crédito e necessidade de aperto no ajuste fiscal. Este Guia mostra o óbvio: a situação financeira de Goiás não é tranquila como o governo passado desenhava. Óbvio porque os atrasos registrados em pagamentos como bolsa universitária, OSs da Saúde, transporte escolar e salário já indicavam isso. Mas ainda não é o caos desenhado pelo atual governo. com mais de duas semanas de gestão, tendo feito um trabalho forte na transição, é hora de começar a apresentar soluções para os problemas que são graves. A folha de dezembro foi paga para mais de 20% do funcionalismo? Ótimo. É urgente a solução para os demais, antes do pagamento da folha de janeiro. Assim como foram necessários acordos, conversas e repasses para garantir a Bolsa Universitário, a a manutenção do transporte escolar e o funcionamento dos hospitais de referência.

 

QUE VIRE ROTINA

Cristiane Shcmidt é a segunda mulher a assumir o comando da Sefaz em Goiás. Antes dela, apenas Ana Carla Abrão, entre 2015 e 2016.

 

O SILÊNCIO DE ZÉ

Apenas uma nota, extensa nota, foi a resposta do ex-governador José Eliton para a situação encontrada. Sinal de que oposição afina discurso. Se é que o tem.

 

FIM DO IEG

O enxugamento de gastos do governo leva ao fechamento do Instituto de Educação de Goiás, uma das unidades mais tradicionais da rede estadual de ensino, que passa a servir de sede para a Seduce. Os alunos da escola, de tempo integral, serão redistribuídos dentro de outras unidades da rede. Com a saída do prédio atual, no Setor Oeste, a Secretaria vai economizar R$ 6 milhões ao ano.

 

PRESTÍGIO EM DOBRO

Bicampeão de votos para deputado federal em Goiás, Delegado Waldir (PSL) vai ocupando espaços neste início de governo Bolsonaro. Confirmado no final do ano passado como novo líder da bancada do partido na Câmara, emplacou ainda o estreante Major Victor Hugo como líder do governo. Liderança em dobro bancada para Waldir, que quer, como deputado da situação, marcar presença nessa legislatura.

 

BOLA FORA

O primeiro projeto anunciado pelo Delegado em 2019 já causou polêmica. Quer acabar com a obrigatoriedade de banho de sol para presididários.

 

EXTRAORDINÁRIA

Ainda em janeiro, os deputados estaduais devem examinar a nova proposta orçamentária para 2019 e a nova estrutura do primeiro escalão do governo estadual. Estará encerrada, também, a primeira missão dada a Lívio Luciano (Pode), que relatou os principais projetos de interessa da gestão Caiado, desde o final do ano passado.

 

O VETO

Câmara de Goiânia revogou veto do prefeito Íris Rezende, que tratava dos deflatores, na cobrança do IPTU. Mesmo em período de recesso, com vereadores em viagem, de licença ou preparando mudança para Brasília, 21 parlamentares compareceram à sessão convocada pelo novo presidente da Casa, Romário Policarpo (Pros). Outros 17 vetos que estavam em pauta ficaram para a volta dos trabalhos, no dia 5. Eles trancam a pauta.

 

PARA 2019

Depois de reabrir a Marginal Botafogo, o prefeito Íris Rezende vive a expectativa de reabrir o Mutirama e entregar, pelo menos, parte do BrT. Como parte do programa de obras previsto para este ano.

 

SUPLENTES

Divino Rodrigues, Alfredo Bambu, Dr Gian, Álvaro da Universo e Denício Trindade assumem na volta dos trabalhos legislativos em Goiânia.

 

POSSE INDESEJADA

Em Aparecida de Goiânia, Beto Contador será efetivado também como vereador. Ele assume a vaga de Meinha, que, aos 68 anos, cumpria o seu primeiro mandato, depois de mais de vinte anos de assessoria a Geraldo Padeiro. Meinha sofreu infarto e faleceu na terça. 15.

 

NO TAPETÃO

Conforme previsto, a eleição para o diretório estadual do MDB vai terminar na justiça. Na melhor das hipóteses.

 

ENQUANTO ISSO...

Pelas bandas do Bosque dos Buritis, Álvaro Guimarães (DEM) vai encomendando o terno. Da eleição e da posse. Para quando fevereiro chegar.

 

RAÍZES

Moça talentosa, que tem investido em sua revista digital, Nara Ribeiro lança livro de poemas, com o mesmo nome da sua publicação digital. “Raízes” será lançado no dia 16 de fevereiro, na Leitura do Goiânia Shyopping. Livro no velho e bem querido papel.

 

VESÚVIO DJAVANIANO

26 de abril é a data marcada para a passagem de “Vesúdio”, a nova turnê do alagoano Djavan, em Goiânia.

 

FRASE DO DIA

“Não importa o quão alto você esteja, a lei ainda está acima de você” (Sérgio Moro)