Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Domingo. 30/06/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

POLÍTICA

Coluna Ponto & Vírgula - 18 de dezembro de 2018

18/12/2018 às 11h31


POR PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

facebook twitter whatsapp

NOVA CARTILHA

Governo eleito Ronaldo Caiado (DEM) vem seguindo a estratégia Bolsonaro, trazendo para si a decisão final sobre a escolha da equipe de auxiliares. Em vários Estados, essa prática vem se repetindo, em busca de um perfil mais técnico para as áreas, com identificação maior com os governantes. Está sendo deixado de lado, também, o discurso de terra arrasada. Apesar da situação financeira complicada por que atravessa o Estado de Goiás, ideias pelo menos iniciadas e consideradas positivias pelos auxiliares já anunciados podem continuar.

 

AUXÍLIO PARA MORADIA

Para ter reajuste no vencimento, a Justiça acabou com o auxílio-moradia. Que agora está de volta. O CNJ garante que será apenas para magistrado que for removido para cidade onde não tenha imóvel. E com valor  proporcional e a obrigação de prestação de contas. É o lógico para a criação do mecanismo. Será que vai ser cumprido à risco ou, em pouco tempo, volta a ser penduricalho geral?

 

ARESTAS

Álvaro Guimarães (DEM) dedica tempo a aparar arestas e garantir a sua eleição para a presidência do Legislativo goiano. Em pauta agora a formação das comissões temáticas, que devem contemplar, na medida do possível, todos os partidos com representação a Casa. Outro ponto que tem merecido discussão é a ocupação de diretorias, especialmente por parlamentares que perderam a reeleição. A atual bancada governista está apresentando a conta, inclusive pela aprovação do novo marco dos incentivos fiscais no Estado.

 

PARAÍSO

Funcionário de carreira da Câmara Municipal e batendo a porta da aposentadoria, Francisco Oliveira (PSDB) sonha em ser Diretor Parlamentar da Alego. Sonha e trabalha por isso.

 

DESPEDIDA                                                                   

Jorge Kajuru (PRP) se despediu da Câmara de Goiânia ajudando a eleger Romário Policarpo (Pros) para presidente. Entregou a vaga na CCJ a Zander (Avante) e se prepara para a posse no Senado. Ao lado de Vinicius Cirqueira (Pros), que está de partida para a Alego.

 

DESPEDIDA 2

Elias Vaz (PSB) se envolveu em mais um ato, que impôs derrota à prefeitura na questão do IPTU. Ao lado de grupo de vereadores, que conseguiu a unanimidade na decisão.

 

DESPEDIDA 3

Na CEI das Obras Públicas, Alisson Lima (PRB), presidente, e Delegado Eduardo do Prado (PV), relator, devem apresentar indiciamento do prefeito Íris Rezende (MDB) e mais três secretários. Por problemas que geraram a paralisação de mais de 100 obras em Goiânia.

 

RECESSO À VISTA

Câmara de Goiânia deve concluir nesta terça a votação do Orçamento 2019 para Goiânia. recesso programado para iniciar na sexta, 21.

 

ENQUANTO ISSO...

Assembleia legislativa fez autoconvocação para zerar a pauta nesta semana.

 

EM APARECIDA

Mesmo em tempos de crise, o segundo maior município de Goiás lança pedra fundamental da nova sede do Legislativo. Que escolhe o seu novo presidente nesta terça.

 

PROJETO NACIONAL

Confirmado como líder da bancada do PSL na Câmara Federal, Delegado Waldir indica que deve buscar projeção nacional. No partido do presidente Jair Bolsonaro, comanda a segunda maior bancada da Casa, que terá papel fundamental no apoio ao governo que começa em janeiro. Em princípio, está descartado novo projeto do deputado para Goiânia. espaço que pode ser ocupado por um novo filiado que está a caminho.

 

ESTRANHO

Ministro do STF, Alexandre de Moraes disse ser injusto o repasse de R$ 110 milhkões do fundo partidário ao PSL. Partido nanico até agora, a sigla é a maior beneficiária do fenômeno eleitoral Bolsonaro e só deve perder, em volume de recursos para o PT. Se o PT não for punido.

 

POR QUE?

Por que Alexandre de Moraes não reclamou dos repasses históricos a partidos como MDB e PSDB, pela mesma regra?

 

FRASE DO DIA

“Amar sem penar é bem raro”(Cartola)