Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Domingo. 16/06/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

POLÍTICA

Coluna Ponto & Vírgula - 17 De Setembro De 2019

17/09/2019 às 11h36


POR PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

facebook twitter whatsapp

Tabuleiro irista

Depois de fazer a lição de casa e apresentar caixa azul no final do ano passado, voltou à toda o tocador de obras que existe dentro de Íris Rezende. Com a volta de seu personagem preferido, Íris massacra, natural e internamente, qualquer concorrência em relação à reeleição. Íris é o cara! Íris é o plano de todas as letras do MDB. E é isso mesmo. Íris tem apresentado nos últimos dias uma grande vitalidade. Se cerca de alguns auxiliares de confiança e vai tocando com mão de ferro a gestão. Ninguém se lembra hoje de outros nomes dentro do partido, que já teve apresentados Andrey Azeredo, Bruno Peixoto, Clécio Alves, Daniel e Maguito Vilela. Ninguém se mexe muito até Íris anunciar publicamente a sua decisão.

Um xis

Se portando como candidato à reeleição, Íris Rezende elimina qualquer nome alternativo. Se não for candidato, o partido fica na mão.

 Outro xis

O acúmulo de obras viárias, especialmente na região próxima ao Flamboyant, deixa dois problemas para o candidato. O primeiro é que “os transtornos passam, o progresso fica” costuma valer para quem não convive com o problema. São, pelo menos, 15 meses de transtornos em cada ponto. No Jardim Goiás, o trânsito começou caótico. Com bloqueio de ruas em vários pontos, não há solução para o trânsito. A vida piorou bem para quem transita por ali.

Vacinado

Os cronogramas parecem feitos para entrega de obras pouco depois das eleições.

Sonho tucano

A volta dos encontros regionais é motivação para o PSDB enxergar futuro nas eleições municipais do ano que vem. Os encontros começaram por Sanclerlândia e chegarão a 25 municípios. Atual presidente em Goiás, Jânio Darrot acredita em crescimento na adversidade. Tudo indica que não. Até porque as siglas tradicionais vêm perdendo espaço na política em todo o país. Mas vamos conferir.

Cartório

Em 2016, com o governo estadual na mão, o PSDB elegeu 76 prefeitos.

 Vaaaaaaapt...

Criado para colocar em um mesmo local os serviços ao cidadão, com agilidade, o Vapt Vupt há muito tempo nem lembra os seus melhores dias. No final do período tucano, já convivia com problemas que irritavam o cidadão. Pois bem. A sina continua. Uma pessoa próxima teve a ideia de renovar a habilitação no sábado. Unidade do Detran não funcionava. Tudo ia bem em uma agência tradicional do Vapt Vupt. Até a hora da fotografia. A moça que faz as fotos tinha saído para o lanche, liberado para ser feito em 20 minutos. Voltou com 38. Cena se repetiu com o médico. Com o detalhe de que, no período do lanche, não se emite senha.

Volta

O Vapt Vupt já serviu de modelo para outros governos. Precisa melhorar muito. Para atender bem ao cidadão.

Kajuru perdeu

Senador criou confusão e conseguiu adiar a aprovação do nome de Ivana Farina, para representar o MP no Conselho Nacional de Justiça. Kajuru acusou Ivan de perseguição. Senadores entenderam que ali não era momento para resolver questões pessoais. Kajuru conseguiu nove companheiros para votar pela rejeição do nome. Não deu. Ivana vai.

Menos um

Governador do Rio, Wilson Witzel é mais um a descolar do governo Bolsonaro. Surpresa na eleição estadual, Witzel tem demonstrado gosto por eleição e quer representar o PSC na sucessão do presidente. Com a ideia de reeleição já lançada, Bolsonaro segue eliminando a concorrência. A bancada do PSL na Assembleia do Rio anunciou o rompimento. Sob orientação do 01.

 Volta?

Marina Sant’Anna pode disputar cadeira à Câmara Municipal de Goiânia. É um dos nomes visados pelo PT para conseguir um bom resultado no ano que vem. Marina já foi vereadora, deputada federal e candidata a governador pelo PT em Goiás.

 Seca

A crise hídrica está merecendo comitê permanente, coordenado pelos órgãos estaduais. O objetivo é continuar investindo em ações para evitar o racionamento, cada vez mais próximo. Para o futuro, já ficam duas lições: a necessidade de investimento em adutoras para distribuir a água do João Leite para toda a capital, e a fiscalização permanente sobre o uso da água do Meia Ponte.

 Pela cultura

Criado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, o site Culturalize-se já está no ar. A plataforma divulga gratuitamente os projetos aprovados por leis de incentivo, vinculando os mesmos às empresas incentivadoras. O site é capaz de mostrar uma realidade diferente para três universos – empresas que desejam apoiar, artistas que veem seu projeto valorizado pela iniciativa privada e população, que têm acesso a conteúdos e projetos relevantes.

 alha-me...

Vila Nova volta ao Serra Dourada, para enfrentar o Botafogo-SP e afastar o fantasma do rebaixamento.

Frase do dia

“É impossível atingir a perfeição. Mas aproximar-se cada vez mais dela, não”

(Telê Santana)