Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Terça-feira. 25/06/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

POLÍTICA

Coluna Ponto & Vírgula - 17 De Maio De 2019

17/05/2019 às 09h08


POR PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

facebook twitter whatsapp

Todos pela educação

Presidente Jair Bolsonaro conseguiu provocar manifestações em todo o país contra os cortes anunciados pela educação. Tudo mal explicado e mal comandado desde o início. De início, o corte de 30% valeria para as universidades onde haveria “balbúrdia”. Depois, este corte seria generalizado, em função do contingenciamento promovido pela área econômica. O presidente questionou a capacidade do ensino que se oferece no Brasil (com razão), mas quis responsabilizar o gasto com universidades pelo problema do ensino básico, que hoje é dos Estados e municípios. Em resumo: mexeu com quem estava quieto, mas louquinho para sair da toca. As manifestações em mais de 200 municípios brasileiros mostraram a primeira grande mobilização contra o novo governo.

Carochinha

Enquanto isso, o presidente viajou novamente para os Estados Unidos para receber um prêmio fora do local de entrega. Sui generis.

Mais bola fora

Ministro Paulo Guedes perdeu um pouco de sua seriedade ao querer culpar o Congresso por problemas do Orçamento. Historicamente, é o Executivo quem comanda esse processo. Se existe erro no Orçamento 2019, a gestão Temer é a principal responsável. 

Fantasma

Sem dinheiro sobrando em caixa, o governo Bolsonaro deve usar o FGTS para salvar o pescoço dos governadores.

Assombração

Ao contrário do que é vendido no centro do poder, analistas fizeram contas e garante3m que a reforma da previdência não terá o poder de colocar as contas no azul no ano que vem.

Avançando

Secretário Cristiane Schmidt garantindo quitação de dezembro para quem ganhar até R$ 5 mil. A divulgação foi feita pelo Sindipúblico. 

Porta voz

Secretário Agenor Mariano está fazendo bem o papel de porta-voz da Prefeitura de Goiânia. bem articulado e de fidelidade profundo ao prefeito Íris Rezende, sabe como poucos defender a atual gestão.

Novela socialista

Elias Vaz tomou posse como presidente do PSB na sexta, 10. Cinco dias depois, Lúcia Vânia retomou o comando por decisão judicial. Mesmo já tendo sido anunciada no Cidadania, Lúcia bateu o pé e deve fazer balbúrdia antes de deixar a sigla.

Aliás

O PSB ficou durante muito tempo nas mãos do saudoso Luiz Contart. Nos últimos tempos, virou abrigo de dissidentes. De outras siglas. Recebeu Júnior Friboi, depois Vanderlan Cardoso, depois Lúcia Vânia. A ascensão de Elias Vaz poderia dar um novo sentido à sigla.

Marcando ponto

Presidente da Comissão do Meio Ambiente, vereador Gustavo Cruvinel (PV) desenvolveu várias atividades lembrando o Dia Internacional da Reciclagem, 17. Um dos destaques é uma série de vídeos publicados em suas redes sociais. Com foco nas cooperativas da coleta sletiva.

Volta ao tema

Vereadora Sabrina Garcez apresenta requerimento solicitando à prefeitura a discussão da data-base dos servidores, ainda em maio. Difícil.

Sustentável

Grupo Flamboyant comemora o primeiro helicenter sustentável do país. O equipamento já está sendo operado totalmente com energia solar. O próximo passo do grupo é utilizar essa energia para recarga dos carros da vaga verde.

Frase do dia

Viver intensamente é conviver com as ilusões

(Martinho da Vila)