Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Terça-feira. 16/04/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

POLÍTICA

Coluna Ponto & Vírgula - 16 De Agosto De 2019

16/08/2019 às 07h40


POR PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

facebook twitter whatsapp

A patrulha é 17

O PSL não é novo. Já tem 25 anos de história, sendo nanico até receber Jair Bolsonaro para se candidatar no ano passado. O comando continua com Luciano Bivar, que foi candidato a presidente em outros tempos. Bivar que conseguir presidir mesmo, além do PSL, o Sport Recife. Com Jair Messias, tem hoje a maior bancada na Câmara dos Deputados e é o partido em ascensão no país. Internamente, repete a confusão petista. Qualquer crítica ao governo ou a Bolsonaro vira diferença ideológica. Como se a defesa de uma pessoa, especialmente recém-filiada, fizesse parte de sua formulação. Aliás, este é um dos erros que levou o PT à atual situação. A disposição para mudar é muito importante para o momento atual para o país. Mas seria bom mudar pra valer. Continua sendo muito ruim a reação do exército de internautas que defendem o presidente. Qualquer crítica, mesmo a uma asneira presidencial, vira momento de xingamento. Seria bom entender que, nem sempre, quem critica o presidente é petista, da esquerda, ou gente ruim. Seria bom entender isso. A política agradece. O país também.

A maior vítima

Uma das estrelas da campanha do ano passado, o deputado paulista Alexandre Frota serviu de exemplo, ao ser expulso após criticar Jair Messias.

 A troca

Jair Messias promete ficar no partido, de olho na reeleição, em 2022.

Pauta local

O prestígio de Jair Messias é a aposta do PSL também em Goiás. Mutirão de filiação no domingo, dia 17.

 Sem confusão

Promete ser pacífica a transferência do Eixo Anhanguera e da Metrobus do Estado para a CMTC, que é controlada pela Prefeitura de Goiânia. Quem devolve a concessão, perde os investimentos e o patrimônio constituído, mas poderia ser indenizado. Mas isso não será pleiteado. O clima é amistoso.

Falência estatal

O Eixo Anhanguera é a linha mais utilizada em Goiânia. Mesmo assim, a Metrobus acumula prejuízo. Bem diferente dos primeiros anos do Eixo, em 1975. O projeto foi concebido por Jaime Lerner e era referência para o transporte coletivo na época, ao lado de Curitiba. O fracasso da Metrobus é o retrato do retrocesso vivido no transporte coletivo nos últimos anos.

Sucesso de público

Quase 250 mil pessoas passaram pelo Mutirama no primeiro mês de funcionamento, após os dois anos de reforma. A intenção é continuar com a estrutura bancada pelo município, sem a cobrança de ingressos.

 Puxou a fila

Vereador Gustavo Cruvinel (PV) cobrou o início das obras para resolver o problema da rotatória da Avenida Madri, em Goiânia. Com o pedido autorizado por Íris desde abril, espera ação da SMT. Vereadores fizeram fila para reclamações sobre o órgão. Suprapartidariamente.

Com partido

Depois de algum suspense, presidente da Câmara Municipal de Goiânia, Romário Policarpo, confirma filiação ao Patriota. Sem descartar candidatura à prefeitura.

Agora vai

Vinicius Cirqueira quer transformar Aurilândia e Jaraguá como polos turísticos. Projetos de lei apresentados na Alego.

Ficou

Conforme previsto, o FICA não será realizado neste ano, depois de 20 edições. A Secretaria da Cultura alega que não pagou ainda os prêmios do ano passado, o que compromete a credibilidade do evento. Goiás, no entanto, terá um festival de cinema ambiental, organizado por moradores e entidades da antiga capital.

Unindo forças

Prefeito de senador Canedo, Divino Lemes recebeu prefeitos de cidades próximas, para acertar parcerias e melhorar o atendimento na saúde.  Kelton Pinheiro (Bonfinópolis) e Edimon Borges (Caldazinha) estiveram presentes, junto com a secretária da Saúde de Bela Vista, Silvani do Nascimento. A ideia é melhorar o atendimento nesses municípios, evitando deslocamentos para outras cidades, o que atrasa a solução e põe em risco a vida de pacientes.

Pelo bilhete

Eduardo Bolsonaro, o 03, já está em campo pedindo apoio de senadores ao seu projeto de ser embaixador do Brasil nos Estados Unidos. Não deve haver liberação de emendas parlamentares para este fim.

 Tapetão

A prestação de contas do Governo de Goiás referente a 2018 parou na justiça. MP deu parecer favorável a José Eliton e Marconi Perillo, que alegaram falta de notificação antes da sessão, que recomendou a rejeição das contas. Essa sessão pode ser anulada, com abertura de prazo para apresentação de novos argumentos e documentos de defesa, junto ao Tribunal de Contas do Estado.

 Bigode

Presidente da AMMA, Gilberto Marques Neto vem ostentando um bigode digno dos melhores atores de novela mexicana. Jura que a mudança de visual não tem nada a ver com a campanha do ano que vem. “Estou com o chefe, até o final”, diz ele.

Frase do dia

“Dê o poder ao homem, e descobrirá quem ele realmente é”

(Maquiavel)