Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Sexta-feira. 19/04/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

POLÍTICA

Coluna Ponto & Vírgula - 16 De Abril De 2019

16/04/2019 às 10h17


POR PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

facebook twitter whatsapp

Presidente indica desgoverno

Noviço na arte de administrar, Jair Messias Bolsonaro errou no jeito de mostrar comando em dois episódios perfeitamente desnecessários. O primeiro foi provocar a suspensão do aumento do diesel. O combustível subiu 18% em março, mas o presidente se preocupou com os 5,7% de agora, embalado pela reclamação de caminhoneiros aos ouvidos de sua articulaão. Bolsonaro, a seu estilo, deu o pito, mandou desfazer e mostrou quem manda. O problema é que a Petrobras perdeu mais em valor de mercado do que gastaria mantendo o preço defasado. Em seguido, outro pito sobre a fiscalização do Ibama que, na opinião do presidente, tem que ser afrouxada. São assuntos que devem ser tratados internamente, ouvindo e respeitando as partes envolvidas. Neste caso, já estão desautorizadas, seja qual for a decisão final. Por sua vez, o governo demonstra que ainda não tem claras as suas instâncias de definição.

Liderança do líder

Desconhecido no meio político e em primeiro mandato, o deputado Major Victor Hugo (PSL-GO) chamou a atenção por chegar à liderança do Governo na Câmara. Sob fogo cruzado, no que parece a ser a nova política, ele vai seguindo no cargo. Em pouco mais de três meses, Victor conseguiu articular uma frente parlamentar, em defesa de parques tecnológicos, com mais de 200 assinaturas. A Frente pretende trabalhar para pela inovação, com tentáculos em Estados e municípios.

Comer, comer

Secretário Wilder Moraes, senador Luiz Carlos do Carmo, deputados Glaustin da Fokus e Henrique César, além da vereadora Léa Klébia começaram a semana conversando com o setor supermercadista.

Choque de qualidade

CPI da Celga na Assembleia Legislativa não deve questionar o processo de privatização da Celg-D, hoje Enel. Inês é morta, para os deputados, que estão muito mais preocupados com a qualidade dos serviços. Avaliação geral é de que a qualidade está muito longe da prometida com a venda empresa. Esse é o foco.

Desconfiança

Há quem acredite em prioridade para investimentos da empresa em outras praças. Italiana de nascimento e maior empresa do setor elétrico do mundo, a Enel está presente no Ceará, Rio e São Paulo, além de Goiás.

Projeto nacional

Com as duas vitórias seguidas em eleições majoritárias e o prestígio acumulado em mais de duas décadas de Brasília, o governador Ronaldo Caiado é defendido dentro do DEM como opção do partido para concorrer à Presidência em 2022. No ano passado, a sigla chegou a acenar com a possibilidade Rodrigo Maia, que foi só fogo de palha. Caiado está dando sinais de gostar da ideia. Seria a segunda candidatura dele à presidência. A segunda também do partido. Em 1989, o então emergente líder ruralista concorreu pelo PSD e o então PFL apresentava Aureliano Chaves Naquela eleição, Collor bateu Lula no segundo turno, em eleição que teve 22 candidatos. Aureliano teve a nova votação e Caiado a décima.

Outro calendário

Com a chegada da segunda parte da reforma administrativa, começa a contar prazo para que alguns auxiliares mostrem serviço. 

Falando nisso

A Secretaria da Economia não emite sinais de plano B à ausência do socorro federal, que vai caminhando para ser dado apenas no segundo semestre, como previsto inicialmente. 

Reconhecimento

A goiana, Maria Eduarda Pequeno foi escolhida para publicação no livro que reúne as 30 melhores  do Vestibular Unicamp 2019. Vitória compartilhada com toda a equipe Simbios. Foram 112 aprovados na Universidade Federal de Goiás.

Em chamas

A França chorou a perda da Catedral de Notre Dame, patrimônio de 8 séculos.

Chamuscado

Dragão feriu o periquito. 

Frase do dia

Todos estes que aí estão Atravessando o meu caminho Eles passarão Eu passarinho!”

(Márcio Quintana)