Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Sábado. 20/04/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

NOTÍCI@PURA | Divino Olávio

POLÍTICA

Coluna Noticia Pura - 15 De Outubro De 2019

15/10/2019 às 10h02


POR NOTÍCI@PURA | Divino Olávio

facebook twitter whatsapp

MARCONI PODE DISPUTAR VEREANÇA, ACREDITAM AMIGOS E CORRELIGIONÁRIOS

O silêncio a que foi submetido a contragosto, imposto pelo fracasso eleitoral de 2018, somada à ausência de uma tribuna para expressar os seus pontos de vista na política estadual, podem levar o ex-governador Marconi Perillo (PSDB) a avaliar a possibilidade de uma candidatura a vereador, em Goiânia, em 2020. Essa é a impressão de alguns amigos e correligionários que o visitam em São Paulo e Goiânia. Segundo eles, o tucano tem transmitido certa sensação de tristeza durante as conversas. E o motivo para isso seria a falta que ele vem sentindo no dia a dia de uma tribuna, de onde possa dar vazão às suas posições e opiniões. E como a eleição de 2022 em que ele deverá disputar mandato na Câmara Federal ainda está muito longe, a impressão desses interlocutores do ex-governador é que ele deveria, perfeitamente, entrar na corrida por uma cadeira na Câmara de Vereadores, acreditando que não só seria muito bem votado, como ainda ajudaria a eleger uma cambulha de vereadores do seu partido na capital. Dessa forma, Marconi reforçaria o partido no principal colégio eleitoral do Estado e atrairia atenção nacional para si mesmo.

COGITAÇÃO ANTIGA

A ideia de uma candidatura de Marconi Perillo a vereador não é nova. Em uma extensa matéria publicada na edição do dia 14 de abril, o Jornal Opção, que possui grande credibilidade nos meios jornalísticos e políticos do Estado, dedicou amplo espaço ao assunto. Com o título “Marconi Perillo é cotado para disputar mandato de vereador em Goiânia”, um dos pontos positivos elencados pelo jornal para o ex-governador seria demonstrar “um gesto de humildade e uma prova de que não teme denúncias”.  Citando “fontes marconistas”, o jornal analisou que uma eleição de Marconi a vereador teria também o objetivo de “ressuscitar o PSDB” na capital.

 DEIXOU O ASSUNTO ROLAR

Marconi, na época, não respondeu à matéria de imediato, o que só veio a ocorrer quatro meses depois, no dia 12 de agosto, quando negou a possibilidade tanto da sua candidatura quanto da ex-primeira-dama Valéria Perillo. Contudo, mesmo negando a intenção na época, ele deixou que o assunto da candidatura rolasse no noticiário sem se manifestar, durante quatro meses.

Na história

Há pelo menos dois exemplos de políticos que construíram carreiras bem sucedidas e que, após concluírem mandatos como senadores, foram eleitos vereadores em suas respectivas cidades: Saturnino Braga (PSB-RJ), e Eduardo Suplicy (PT), na cidade de São Paulo. Ambos obtiveram grandes votações nas urnas.  

Filiação indefinida

O prefeito de Catalão, Adib Elias, ainda não definiu o partido no qual se filiará e nem se disputará a reeleição, em 2020. Uma informação que vem circulando nos bastidores políticos é que o governador Ronaldo Caiado o quer na sua equipe de governo, assim que ele deixar a prefeitura.

 PSDB rachado

No PSDB de Goiânia, a temperatura vai começar a subir já, já por conta da disputa entre o ex-governador José Eliton e o líder da bancada na Assembleia, Tales Barreto, pela indicação como candidato à sucessão do prefeito Iris Rezende. Mas a informação que vem circulando nas hostes do partido é que Barreto pode ficar nervoso e fazer o que quiser, mas de nada adiantará porque a ordem superior no partido em Goiás é que faça chuva, faça Sol, Zé Eliton é que será o escolhido. A peleja pode não terminar bem.

 Medida certa

A inesperada declaração do deputado Lucas Calil no fim de semana, defendendo agilidade nos procedimentos para a antecipação da eleição de presidente da Assembleia Legislativa, para a gestão 2021 – 2023, tem a medida certa de quem estava cumprindo uma missão. Dono de perfil não radical e de boa imagem junto a seus pares, Lucas Calil está com jeito de quem recebeu a incumbência de se posicionar acerca da proposta de alteração no Regimento, de modo a permitir a antecipação da eleição da nova mesa diretora para esse ano.

Deputados

Procurando não se envolver diretamente no assunto publicamente, o atual presidente da Casa, deputado Lissauer Vieira, declarou há poucos dias ao Jornal O Popular, que cabe aos deputados se manifestar sobre esse assunto de antecipação de eleição. Vale lembrar que os deputados já aprovaram no dia 26 de junho uma PEC, Proposta de Emenda à Constituição, que permite a reeleição de membros da mesa diretora, direito já assegurado já aos atuais dirigentes, dentre eles, naturalmente, o presidente, deputado Lissauer Vieira.

 Busca do consenso

Mais, conforme informação publicada com exclusividade na edição do dia 24 de setembro, diferentemente da primeira eleição em fevereiro, para gestão 2019 – 2021, quando foi apoiado pelos deputados de oposição e grande parte dos parlamentares da base do governo Caiado na Casa, dessa vez, segundo uma destacada fonte, o deputado Lissauer Vieira gostaria de ser reeleito em chapa de consenso, apoiado também pelo governador Ronaldo Caiado. E há que se ressalvar que, embora tenha sido eleito apoiado pela oposição, o deputado Lissauer não adotou postura de oposicionista de modo a criar problemas para Caiado na Casa, durante esses sete meses.

Francisco apresenta proposta para debate

O deputado Francisco Júnior (PSD) lançou ontem em seu Escritório Político uma proposta contendo pontos que ele considera importantes, pra serem debatidos com a população e contidos no Programa de Governo, de sua provável futura candidatura à Prefeitura de Goiânia. Denominado “CHIS DA QUESTÃO”, o documento foi batizado de “CHIS” significa Cidade Humana, Inteligente e Sustentável. O documento foi apresentado a um grupo de líderes políticos e jornalistas. Dentre as lideranças políticas presentes, além do deputado Francisco, destaque para o presidente estadual da sigla, ex-deputado Vilmar Rocha.