Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Sábado. 29/06/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

POLÍTICA

Coluna Ponto & Vírgula - 14 De Março De 2019

14/03/2019 às 08h35


POR PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

facebook twitter whatsapp

Em Goiânia 

PSB sai na frente, contando com dois potenciais candidatos, o senador Jorge Kajuru e o deputado federal Elias Vaz. O maior desafio da sigla hoje é formar uma base sólida de candidatos a vereador e articular uma coligação, que mantenha o ar de independência dos dois parlamentares e amplie espaços na campanha. O PSB tem dois vereadores, Ozéias Varão e Dr Gian, que tem boa possibilidade de cair fora no ano que vem.

 

Ja começou

Existem prazos legais para eleições, que normalmente servem apenas como referência para o trabalho de articulação política. É voz corrente que uma candidatura começa a ser construída assim que termina a eleição anterior. Assim, as eleições municipais do ano que vem começaram com o resultado obtido em 2016, por exemplo. Claro que as filiações partidárias só serão definidas em abril do ano que vem. As convenções ficam para julho e a campanha será curta e chata, como aconteceu nos últimos anos. Este é o processo. Mas as definições estão em curso, com os pretensos candidatos a prefeito já se posicionando, buscando bases e viabilizando os projetos. Quem diz que a eleição está longe é porque não tem candidato, não quer participar ou quer enganar a concorrência. Com a campanha curta, é muito difícil surgiu um fato novo viável às vésperas do pleito.

Sem efeito Kajuru

A presença de Kajuru em Brasília, elimina a vida fácil que tiveram candidatos de sua coligação da eleição passada. Com quase 38 mil votos conseguidos, Kajuru levou nas costas mais três. Coisa que não vai acontecer.

A segunda

Segunda mais votada no pleito passado, Dra. Cristina só não é deputada hoje por estar no PSDB. Ela sofreu com o desgaste na eleição do ano passado e enfrentou uma concorrência, que seria menor em outra sigla. Mais um nome que pode trocar de partido na janela do ano que vem.

M do B

A eleição do ano passado continua dentro do MDB. Com o início do processo de expulsão ds prefeitos que apoiaram Ronaldo Caiado (DEM), o partido deve ficar menor para o ano que vem. Primeiro porque os prefeitos estão sendo expulsos. Segundo pela reação dos expulsos, que tentam a intervenção no diretório. Por fim, porque divisão nunca combinou com eleição.

Clécio sonha

Um dos vereadores mais experientes da atual legislatura, Clécio Alves  trabalha para ser o candidato do MDB. Aposta no apoio do prefeito Íris Rezende, que emite sinais de que não tentará a reeleição.

Na base

Debate na semana que vem para discutir o pacote de segurança do governo federal pode se transformar em um encontro da base do PSL em Goiânia. Quem promove o encontro é o vereador Lucas Kitão, um dos bons novatos, que enfrenta problemas internos por não ter apoiado candidatos do partido na eleição do ano passado. Os deputados federais Delegado Waldir e Major Victor Hugo marcam presença. O recém-filiado, deputado estadual Major Araújo também. Araújo foi vice na chapa vitoriosa de Íris, mas renunciou antes de assumir. 

Primeira

Goiânia terá, em breve, seu primeiro local para reciclagem de vidro. Material que ganhará espaço neste mercado.

Caê

Está chegando o dia 26 de março, o reencontro do público goianiense com o baiano Caetano Veloso. Na abertura da temporada 2019 do Flamboyant In concert.

Aprendendo sempre

O gastrocirurgião Leonardo Porto Sebba, especialista em cirurgia de emagrecimento, participou de mais um encontro em São Paulo, organizado pela  Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica e com a presença de médicos de várias especialidades. Dentre as boas notícias debatidas durante o evento, destacam-se os benefícios que a cirurgia metabólica pode trazer ao paciente de diabetes

 

Frase do dia 

Usufrua bem deste momento em que você está no alto

(FHC)