Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Domingo. 30/06/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

POLÍTICA

Coluna Ponto & Vírgula - 14 de janeiro de 2019

15/01/2019 às 09h21


POR PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

facebook twitter whatsapp

GOIÂNIA 2020

A política vive um momento de acomodação, com novos governos e novas estruturas de poder se assentando. Com o novo quadro se formando, partidos e políticos se organizam já visando a próxima eleição. Goiânia será objeto de desejo de todos. Cada qual com sua estratégia e com suas opções, já vislumbrando o que pode acontecer daqui a um ano, quando o processo começa a se afunilar. Existem carinhas batidas, como sempre. Mas existem opções que podem se apresentar como interessantes para um eleitor sensível a mudanças.

 

OBSERVANDO

Íris Rezende tenta não mostrar apetite para a reeleição. Terá 86 anos e acompanhou de perto o fracasso de vários nomes de ponta da política goiana, principalmente o rival Marconi Perillo e a companheira Íris Araújo. O MDB tem a prefeitura na mão e a maior estrutura partidária do Estado. Não deve abrir mão. O vereador Clécio Alves já se lançou. Daniel Vilela firma discurso de oposição, sonhando em ocupar espaços, em um momento em que não terá mandato. Mas deve ter o comando do partido em Goiás. Íris tem dito que não quer. Exatamente como sempre fez.

 

VANDERLAN?

O senador Vanderlan Cardoso, derrotado por Íris em 2016, teria um campo aberto para se candidatar. Tem dito que não, pois terá que sair com pouco mais de um ano de mandato do Senado para uma nova campanha. Pode engrossar um coro apoiando Francisco Júnior, eleito deputado federal pelo PSD.

 

PSB COM DOIS NOMES

Embalados pelo resultado das urnas, outros dois nomes despontam no PSB. Um é o vereador Elias Vaz, destaque em quase duas décadas na Câmara Municipal e que inicia o primeiro mandato de deputado federal, muito provavelmente com o comando da sigla em Goiás. Está agindo. Levou o senador eleito Jorge Kajuru, que é um dos nomes mais citados pelo cidadão goianiense para a prefeitura. Kajuru tem jeito de candidato. Elias trabalha ainda com a reunião de novas lideranças, que podem incluir colegas de parlamento, como Lucas Kitão, Cristina Lopes e Sabrina Garcez.

 

QUEM NO NINHO TUCANO?

A missão mais dura continua sendo a do PSDB. Nunca venceu eleição em Goiânia. a última vez que lançou candidatura foi com Lúcia Vânia, em 2000. Com a derrota acachapante de Marconi Perillo para o Senado, dificilmente o partido terá o poder de convencimento para conseguir os votos necessários. O partido tenta se organizar. Anselmo Pereira já se lançou. A vereadora Cristina Lopes foi a segunda mais votada para a Câmara na eleição passada e bateu na trave para deputada estadual. Seus apoiadores dizem que, se estivesse em qualquer outro partido, Cristina seria eleita. Ela pode ser candidata. Mas em outra sigla.

 

ELEIÇÃO NA JUSTIÇA                                                        

Convocada para sábado, a eleição para a direção estadual do MDB vai terminar com divergências. Já começou pela imprensa. E deve terminar na justiça. Daniel Vilela deve ser candidato único à reeleição.

 

SEM PROBLEMAS

Povo do mal jurando que Kajuru pode ter problema com troca de partido. Esse povo esquece que a eleição de senador é majoritária. Fora, portanto, das regras de fidelidade. Por fim, seu partido, o PRP está se juntando ao Patriotas, por uma questão de sobrevivência. Abrindo mais uma brecha para a sua saída. Kajuru tem bom convívio com o presidente do PRP em Goiás, Jorcelino Braga, mas tem divergências no plano nacional.

 

COM PROBLEMAS

O mais recente processo enfrentado por Kajuru na justiça está sendo movido pelo seu futuro colega de bancada, Vanderlan Cardoso (PP). Por ofensas proferidas durante a campanha.

 

PRA SEMANA

Com a série de reuniões com técnicos da Secretaria do Tesouro Nacional, a nova gestão do Governo de Goiás espera definir os parâmetros para destravar alguns dos vários problemas encontrados na casa: o novo orçamento para 2019, solução para pagamento de atrasados a fornecedores e a conclusão do pagamento da folha de dezembro.

 

IPASGO SOB RISCO

O Instituto que cuida da assistência a saúde dos servidores vive momento financeiro crítico. Com dois meses de atraso nas faturas dos prestadores, caminha rapidamente para a terceira, com o impasse em torno do pagamento de dezembro e a determinação de não cobrar as coparticipações, enquanto a situação do funcionalismo não for resolvida. O Ipasgo se mantém justamente com as contribuições, descontadas dos servidores e repassadas ao caixa. No caso, há um vácuo no desconto e no repasse.

 

NOVO COMANDO

Depois de presidir o IPSM na gestão Íris Rezende e renunciar a mandato de vereador (era suplente), Sílvio Fernandes assumiu a presidência do Ipasgo.

 

 

O ANO COMEÇA

No novo e meio maluco calendário escolar, várias escolas já iniciam o ano letivo agora, visando a maratona, que inclui a preparação para o Enem. Um exemplo é o Simbios, que recebe os alunos  do ensino médio a partir desta  terça -feira. Já para os estudantes do cursinho o início das aulas está programado para o dia 29.  E em meio a tudo isso, a expectativa de divulgação das notas do ENEM, prevista para sexta, dia 18.

 

FRASE DO DIA

“As rosas da resistência nascem no asfato” (Marielle Franco)