Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Domingo. 16/06/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

POLÍTICA

Coluna Ponto & Vírgula - 12 De Setembro De 2019

12/09/2019 às 09h14


POR PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

facebook twitter whatsapp

Caminho de volta?

A Câmara Municipal de Goiânia pode ser encarada como desejo de políticos tradicionais, que não conseguiram se eleger no ano passado. Não seria fato novo. Aconteceu nos anos 90, quando Aldo Arantes e Pedro Wilson cumpriram mandatos de vereador. O mais cotado para encarar o desafio é Sandes Júnior, que teve rápida passagem na Casa, em 89/90, de onde partiu para mandatos de deputado estadual e federal, e candidaturas fracassadas à prefeitura de Goiânia. Sandes pode ser o grande puxador de votos do PP. Mais dois nomes frequentam as rodas de puro boato da temporada. O ex-prefeito Pedro Wilson pode ser convocado pelo PT. E tem gente defendendo mesmo a improvável entrada de Lúcia Vânia (PSB). Pode até ser. Mas precisa combinar, acima de tudo, com o eleitor. Um eleitor cada vez mais arisco e cheio de si.

Geladeira

Falando na roda de boatos, esfriou de vez a conversa de candidatura de Marconi, que continua fechado em copas. Mesmo participando de conversas em torno do PSDB, o ex-governador não acena para a urna. No momento.

Vitória caiadista

A articulação caiadista conseguiu aprovar a PEC que inclui o orçamento da UEG dentro da fatia destinada à educação. Mesmo com críticas sobre a retirada da autonomia da universidade, a medida ganhou o aval legislativo.

 Um outro tempo

A tendência é que aumente a fila de descontentes com apoios prometidos e não cumpridos pelo governador e seus aliados. É melhor já ir se acostumando com a nova realidade. No momento, o governo está administrando o caos financeiro herdado. E estamos conversados.

 Desculpa

A polêmica em torno da recriação da CPMF foi apenas pano de fundo para Jair Messias demitir o xerifão da Receita F4deal, Marcos Cintra. Se for levar a posição à risca, até o ministro Paulo Guedes corre risco. Não há clima no Congresso para aprovação de qualquer imposto hoje. 

 Na praia

Praticamente sepultada a chance de novo filiado ser candidato na eleição do ano que vem pelo Novo. O partido tem um sistema próprio de escolha de candidatos, onde ninguém tem vaga garantida. Dificilmente, um novo filiado vai conquistar esta vaga.

 CPI do momento

Mesmo sem ser criada, a CPI proposta no Senado para investigar o Judiciário já causa danos. De fora para dentro, pressão forte, especialmente de ministros do STF já citados por atitudes suspeitas, como Gilmar Mendes e Dias Toffoli. Internamente, uma tropa de choque comandada por Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) para impedir a instalação.

Fogo

A preocupação de 01 é que a CPI tem potencial pra colocar fogo em Brasília e atrapalhar a relação dos três poderes. O problema é que o novo pedido cumpre o rito exigido e conta com o apoio de 29 senadores, incluindo os outros três do partido do presidente.

 Baixa

Juíza Selma (PSL-MT) admite sair do partido, se a CPI for frustrada pela pressão.

 Aliás

É grande a expectativa pelo desempenho do PSL nas eleições municipais. A única certeza é que a participação do partido vai crescer, já que sai da condição de nanico para a sigla com maior representação no Congresso nacional. Será um teste de foto para a popularidade de Jair Messias e seu governo.

 Bola fora

03 precisou se eleger cinco vezes vereador pelo Rio, ver os irmãos ganhando mandatos nas urnas e o pai virar presidente para chegar à conclusão de que não há avanço pelo viés democrático. Já deveria ter renunciado para ir a outra frente de batalha.

 

Risco jornalístico

Nesta quinta, 12, o jornalista Lourival Santana participa de talk show no auditório do Grupo Jaime Câmara, para falar sobre o seu novo livro, “Minha Guerra Contra o Medo”, onde reúne relatos de trabalhos de cobertura de guerra. Ele é autor de “Via de Talebã”, contando experiência única, de ser o primeiro jornalista estrangeiro a entrar no Afeganistão após a tomada do poder pelos fanáticos religiosos. Lourival, que conheci como Júnior, é gente boa, papo fácil e parece estar sempre com o sorriso no rosto. Acima de tudo, competente no que faz.

Romãozinho cresceu

O personagem criado pelo cartunista Jorge Braga é uma das atrações na comemoração dos 25 anos da Gibiteca Jorge Braga. O espaço foi abastecido por doações e reúne raridades para quem gosta de Histórias Em Quadrinhos. E, claro, faz a homenagem a Jorge, que se aventurou a publicar gibis, com seus personagens, como Romãozinho e Badião. Nesta sexta-feira, 13, a partir das 14h30, no Centro Cultural Marieta Teles Machado, na Praça Cívica.

Frase do dia

“Já critiquei inúmeros governos e vou criticar quantos vierem pela frente que não respeitem o povo, mesmo que o próprio povo não entenda”

(Jorge Braga)