Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Quinta-feira. 18/04/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

POLÍTICA

Coluna Ponto & Vírgula - 12 De Novembro De 2019

12/11/2019 às 14h49


POR PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

facebook twitter whatsapp

A necessidade une

Jair Messias e Luís Inácio põem não se merecer. Mas precisam mais do que nunca um do outro. O presidente radicalizou o discurso e vem procurando se fortalecer no eleitorado fiel ao governo que, no frigir dos ovos, não passa de 30%. Jair elegeu Lula como seu alvo principal, a muleta do seu discurso político, contra a esquerda e lembrando os casos de corrupção. Lula já saiu atirando em todo mundo, com especial atenção ao presidente. Lula precisa disso para se firmar como o grande líder da oposição, de olho nos 30% do eleitorado que detesta qualquer governo. No meio, existem 40% dos votos que, em tese, pode ganhar a eleição dos dois. Mas ainda não há candidato alternativo. Há uma tentativa por parte de gente como Ciro Gomes, João Dória e João Amoêdo, por exemplo, mas longe ainda de rivalizar com os dois principais personagens. Vai ser assim por um bom tempo. Porque é conveniente para os dois.

Alvo tucano

Durante os quatro mandatos petistas, o alvo preferido era FHC e o tucanato. Porque os petistas sempre acharam mais fácil bater. Conseguiram fazer isso quatro vezes.

Candidato natural

Jair Messias assumiu dizendo que era presidente apenas para um mandato. Rapidamente, foi convencido por sua equipe de que pode e deve tentar outro mandato em 2022. Isso o afastou dos governadores João Dória e Wilson Witzel. Mas o mantém absoluto no campo conservador.

Inelegível

A decisão do STF livrou Lula da prisão, deixando o petista para iniciar a pregação rumo a 2022. Mas ele continua inelegível pela Lei da Ficha Limpa, já que está condenado por um colegiado na Justiça. Se não houver reversão da sentença ou mudança na lei, Lula continua fora da corrida. Mas terá cacife maior para indicar um poste para concorrer. Resta saber se Lula já aprendeu o tempo certo de fazer isso.

 Trincheira nova

Ainda em novembro, o presidente deve anunciar o desembarque do PSL para a formação de uma nova sigla. Trabalha para levar 100 parlamentares junto. Mesmo sem o milionário fundo eleitoral.

Trincheira nova

Ainda em novembro, o presidente deve anunciar o desembarque do PSL para a formação de uma nova sigla. Trabalha para levar 100 parlamentares junto. Mesmo sem o milionário fundo eleitoral.

 Sem re-fundação

Com Lula no leme, nem se fala naquela história de mudar o PT. Fica tudo do jeito que está.

 Na carona

Sem voz ativa da oposição local, o governador Ronaldo Caiado (DEM) fez eco aos ataques ao ex-presidente Lula.

Herdeiro

Por aqui, Caiado foi o grande herdeiro da paz gerada pela ressaca dos embates entre Íris e Marconi. Com a opção de exílio de Marconi e a presença forte de Íris no comanda da prefeitura de Goiânia, Caiado acaba reinando absoluta. Fez e mantém maioria folgada na Assembleia.

 Vigor

Desidratado nos primeiros meses de governo, o DEM vem ganhando novos filiados visando às eleições municipais do ano que vem. Os prefeitos Adib Elias, Fausto Mariano e Paulo do Vale, expulsos do MDB, puxam a fila.

Ânimo novo

A volta de Lula às ruas pode consolidar a chapa de notáveis, para recuperar campo na Câmara Municipal de Goiânia. Além do suplente Carlos Soares, que aguarda há um ano a oportunidade de assumir, Mauro Rubem, Pedro Wilson e Marina Sant’Anna podem ser lançados pelo partido, que deve contar, mais uma vez, com a deputada Adriana Accorsi como candidata a prefeita.

 Imovel tech

Urbs reúne hoje, 12, startups e pesquisas de inovação no mercado imobiliário. No Clarion Hotel.

 Matheus Ribeiro é o cara

O apresentador goiano fez bonito no sábado na apresentação do Jornal Nacional. Corretíssimo do início a fim, em dia movimentado pelo furacão Lula.

 Vilã?

Aliás, a Globo apanhou dos dois polos políticos no final de semana.

 À venda

A Celg G&T vai leiloar, novamente, a área do antigo Clube da Celg, próximo à Rua 90. O negócio anterior foi cancelado por falta de pagamento do comprador.

 Semana boa

Depois de soltar Lula e mais alguns, O STF tem semana de dois dias. Além do feriado de sexta, há ponto facultativo em mais dois dias, por causa do encontro de chefes de Estado dos Brics, que acontece em Brasília. Não, ninguém do STF vai lá. Mas por questão de segurança, não há expediente.

Meus sais

Pré-candidato do PSL à prefeitura de Goiânia, o deputado Major Araújo começa a lançar propostas para a capital. Uma é iniciar a construção metrô. Outra é revitalizar as Avenidas Anhanguera e Goiás. Para isso, pretende tirar os ônibus de circulação do Centro.

Olho na data

Quinta, 14, é o Dia Mundial de Combate ao Diabetes. É daquelas doenças silenciosas capazes de causar estragas. O oftalmologista Humberto Borges lembra logo da retinopatia diabética. A doença ataca a retina, que é a parte do olho onde são formadas as imagens, de forma silenciosa. Em muitos casos, leva à cegueira. Como não tem sintomas claros, o paciente pode conviver anos com a doença sem saber. Prevenção é a saída. Sempre.

   Frase do dia

“O amor é o meu país”

(Vítor Martins)