Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Sábado. 29/06/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

POLÍTICA

Coluna Ponto & Vírgula - 12 De Março De 2019

12/03/2019 às 09h44


POR PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

facebook twitter whatsapp

Desafio de novato 

Goiano e ainda pouco conhecido inclusive por essas bandas, Major Victor Hugo (PSL) tem um dos maiores desafios neste momento delicado em Brasília. Como líder da bancada governista na Câmara, cabe a ele papel importante em azeitar a relação entre Executivo e Legislativo, já com a reforma da Previdência tramitando, com respaldo do setor empresarial e muitos questionamentos, especialmente do funcionalismo. Junte-se a isso, o apetite histórico de parlamentares por cargos e orçamentos, em troca de votos na aprovação de medidas consideradas essenciais. O parlamentar goiano inicia a semana dizendo que atendimento aos congressistas será prioridade para os ministros. Será? O ministério está coalhado de indicações pessoais e de setores. Os partidos e o Congresso ficaram à margem. Será que vai dar certo? Como novato, o deputado goiano pode ter estratégias novas para conseguir a proeza. O tempo dirá.

Tempo de fake News

É incrível o aumento do número de “furos” que chegam no momento de fechamento de coluna. Já chegamos a um índice de 99,2% de fake news, segundo o DataCelo.

Falando nisso...

Pega mal demais ataque do presidente e seus seguidores a jornalistas e veículos da imprensa, com base em notícias falsas. É preciso entender que o mundo virtual resolve muita coisa nos dias atuais. Mas não resolve tudo.

Um lado

A melhor arma que um governo tem para combater imprensa mal intencionada e governador bem, de forma correta, sem desvios, minimizando a margem de crítica.

Outro lado

A melhor arma de um veículo de comunicação que queira atacar um governo é praticar o jornalismo. Normalmente, funciona.

Mito contra mito

Bolsonaro preocupa porque não entendeu ainda que recebeu apoio maciço de setores conservadores para “enterrar” o petismo. No entanto, ele e seus seguidores parecem fazer questão de manter o PT  como principal foco de oposição. O resultado é a sobrevida ao mito Lula. Que, para a tristeza de muitos, continua sendo o maior líder vivo plítico desde país. Mesmo com seus defeitos. Mesmo preso. 

SUS ideal

Em um momento de crise geral, é relevante a notícia de que a Presidência da República vai pagar R$ 400 mil pela internação do seu inquilino-mor no Hospital Albert Einstein. Com direito a desconto dos honorários médicos.

Agora sim

Candidato à presidência do diretório regional tucano, o ex-deputado Jardel Sebba aposta em discurso moderno para voltar ao poder, nas eleições de 2020 e 2022. Jardel perdeu a reeleição para prefeito de Catalão, em 2016, e estava na equipe de Zé Eliton, no ano passado. Sabe do que está falando. Um dos pontos importantes é a defesa da ética e do ex-governador Marconi Perillo.

Sem candidato

Tem muita gente vendo ânimo do prefeito íris Rezende (MDB) na retomada de obras como sinal de reeleição. Por enquanto, nada definido. Até porque ninguém no partido move um dedo sem aval do líder. E ele continua sendo o único candidato natural.

Novo roteiro

Na Alego, há concorrência por lugares na CPI que pretende investigar a venda da Celg-D. Em outros tempos, outra Comissão foi montada para saber os motivos para o rombo que a empresa tinha. Que são bem conhecidos. A construção de Corumbá, a última etapa e a venda de Cachoeira Dourada e os juros abusivos contratados junto a bancos fizeram um mix que explodiu o caixa da empresa. De prático, lá atrás não deu em nada.

Em Brasília

O novato senador Alessandro Vieira (PPS-SE) vai apresentar pedido de abertura de CPI para investigar os tribunais brasileiros. É a chamada Lava Toga, que promete mexer literalmente com poderes da capital federal.

Frase do dia

Somos feitos de carne, mas somos obrigados a viver como se fossemos de ferro

(Sigmund Freud)