Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Domingo. 16/06/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

POLÍTICA

Coluna Ponto & Vírgula - 11 De Julho De 2019

11/07/2019 às 08h58


POR PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

facebook twitter whatsapp

Previdência avança

Bolsonaro conseguiu a sua maior vitória na Câmara dos Deputados, ao aprovar o texto-base da reforma da Previdência, com 379 votos, acima do que estava projetado. Certamente, não é a reforma ideal, já que continua tratando de forma desigual trabalhadores, especialmente do setor público. Em carreira típicas de Estado ou não. A reforma traz uma luz na necessidade de arrecadar mais para pagar os benefícios; pode ser ajustada lá na frente, mas é necessária.

A fatura

Principal articulador da reforma até aqui, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) fez questão de elogiar a atuação do ministro Onyx Lorenzoni e do secretário da Previdência, Rogério Marinho. Esqueceu Paulo Guedes e Jair Messias. Para chegar à aprovação, o governo liberou R$ 1 bilhão em verbas de emendas parlamentares e distribui cargos nos Estados. Nos governos antigos, isso se chamava “toma-lá-dá-cá”.

Exemplo

A própria classe política está paga pra ficar calada no tema. Jair Messias pediu e ganhou em dezembro a sua aposentadoria como aposentado. Temer, com bens bloqueados, pediu para deixar livre “apenas” suas aposentadorias – de procurador, deputado e ex-presidente. Para desapear, Dilma ganhou uma aposentadoria relâmpago e um benefício que não teria direito como ex-presidente, enquanto durar o processo de impeachment. Lula tem aposentadoria por invalidez, de anistiado político, de deputado e de ex-presidente. FHC de professor, parlamentar e ex-pre3sidente...

A próxima pedreira

Ainda sofrendo com a tramitação do Código Tributário, o prefeito Íris Rezende entregou à Câmara Municipal a revisão do Plano Diretor de Goiânia.

Dindim

Deputados querem dobrar o dinheiro do fundo eleitoral, para cobrir os gastos das campanhas do ano que vem. A alegação é que o dinheiro usado em 2018 é pouco para o número de candidatos do ano que vem. A dúvida é se vai reduzir em 2022. 

Mais uma vara

Alego aprovou a criação de uma Vara Especial, para tratar de crimes contra crianças e adolescentes na comarca de Goiânia. Proposta dos deputados Vinicius Cirqueira (Pros) e Jefferson Rodrigues (PRB). Seguindo para sanção do governador.

Jornalismo top

Lourival Santana está com novo livro na praça. “Minha Guerra Contra o Medo” trata da experiência dos jornalistas em cobertura de guerras pelo mundo. Lourival ganhou destaque no Estadão e está hoje na CBN. Entre as façanhas, foi o primeiro jornalista estrangeiro a entrar no Afeganistão, depois da revolução talibã. Lançamento em breve em Goiânia.

Não deu

Bancada do PSL decidiu permanecer na base de apoio do governador Caiado. Apesar do apelo forte da presidência da sigla.

Saúde no interior

Em Jataí, o Centro Oncológico Dr. Paulo Prata será a primeira unidade a realizar tratamento de câncer pelo SUS no interior do Estado. Anúncio feito pelo governador Ronaldo Caiado, ao lado do secretário estadual Ismael Alexandrino e do deputado Zé Carapó, além de lideranças locais.

Boa visão

10 de julho foi o Dia Mundial da Saúde Ocular. Em contato com a coluna, o oftalmologista Humberto Borges alerta que a visão é um dos sentidos mais importantes e merece cuidados especiais. A começar pela visita regular a um profissional, ato simples que costuma levar ao diagnóstico no tempo certo da maior parte das doenças oculares. É a dica desse dia. 

27 a 0

Desde a aprovação da Constituição de 1988, os inquilinos do Palácio do Planalto indicaram 27 nomes para o STF. Essas pessoas de conduta ilibada e notório saber jurídico foram sabatinadas e votadas pelos senadores. Nenhuma rejeição.

Frase do dia

“Viver é desenhar sem borracha”

(Millôr Fernandes)