Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Domingo. 16/06/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

POLÍTICA

Coluna Ponto & Vírgula - 10 De Setembro De 2019

10/09/2019 às 09h01


POR PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

facebook twitter whatsapp

Caiado e o efeito colateral

Os ataques contra o ex-governador Marconi Perillo (PSDB) reposicionaram o discurso de Ronaldo Caiado (DEM) ao nível de normalidade. Forte e independente. Como os mais fiéis seguidores do atual governador de Goiás gostam. O problema (se é que é problema) é que há reação. A de Marconi foi pública e é uma polêmica que deve se repetir de quando em vez nos próximos anos. A independência de Caiado é a mesma de alguns aliados de campanha, que, igualmente, não costumam levar desaforo pra casa nem divergências para dentro do colete. Com votações expressivas, como Caiado, na eleição passada, o senador Jorge Kajuru (PSB) e o deputado federal Delegado Waldir (PSL) falaram poucas e boas no final de semana. Muito ofensivo à autoridade maior do Estado de Goiás. Isso pode ser mudado? Pode sim e há tempo para isso. Parece que não há é disposição.

Projetos

Tanto Kajuru como Waldir miram em projetos eleitorais futuros, onde não tem garantia nenhuma de apoio, nem de Caiado, muito mesmo de sua base eleitoral. Kajuru é carismático e construiu uma ponte direta com o presidente Jair Messias. Embora negue candidatura em Goiânia, no ano que vem, ou para o Governo de Goiás, em 2022, é uma sombra, principalmente para um governo que não dá pinta de decolar. Waldir busca um resultado expressivo para o PSL nas eleições municipais, para construir a base de seu projeto, que é ganhar a vaga em disputa ao Senado em 2022. Waldir tem certeza que seu nome não está no radar do Palácio das Esmeraldas.

Faz o que pode

Caiado vem seguindo à risca a cartilha desenhada no período pós-eleição. Criou caso, vem denunciando os gestores tucanos, se aproximou de Bolsonaro, a partir do segundo turno no ano passado, tem trânsito livre com Onyx Lorenzonni, mas nada disso se concretizou em ajuda significativa para o Estado. A folha de dezembro foi quitada, depois do prazo inicial, mas está resolvida. A despesa aumentou significativamente, uma vez que os compromissos do atual governo exigem uma regularidade no pagamento das contas. A ajuda não chega, o aperto continua e, a partir de agora, a cobrança do cidadão será direta com o atual governador. Nesta época, costuma acabar a chamada lua-de-mel.

 Afastamento

Jair Messias também vive um momento de isolamento político. A reeleição está virando fixação para alguns que cercam o presidente. Dois potenciais aliados já caíram fora. João Amoêdo (Novo) e João Dória (PSDB) descolam e buscam independência, ou por incômodo com os rompantes de Jair ou por perceber que a tendência é de piora na avaliação do presidente.

Hilário

É impressionante um vídeo que circula nas redes com o deputado Luis Miranda, em uma entrevista ao Fantástico. Acusado de aplicar um golpe, via fundo de investimento criado por ele nos Estados Unidos, Mirando é acusado de lesar R$ 9 milhões em vários lugares do país. No meio da entrevista ao Fantástico, diz que a Globo está desconstruindo a imagem do governo. Ora, nenhum governo consegue imagem sólida em tão pouco tempo.

Em tempo

Sendo devedora de impostos, a Globo deve ser cobrada. Como qualquer outro contribuinte

 Prevaricação

Antes de partir para nova cirurgia, Jair Messias denunciou o jornalista Merval Pereira de receber dinheiro público pra dar palestras. Queria porque queria que todo mundo publicasse a sua denúncia, senão não daria mais entrevistas. Ele já sabia que ia ficar duas semanas de molho. Da mesma forma, se tem a documentação na mão, é dever denunciar e provocar a abertura de processo.

Cartas na mão

Íris Rezende, Marconi Perillo e Elias Vaz são potenciais comandantes de candidaturas em Goiânia. Com o nome próprio ou não.

Convocação

Gestor do esporte no governo Caiado, Rafael Rahif foi convocado para explicar o que está sendo feito pela área. Bolsa Esporte e Estádio Serra Dourada estão entre os pontos de pauta. A convocação foi pedida pelo deputado Vinícius Cirqueira (Pros).

Ano do Dragão

O Atlético sobra na Série B. fazendo inveja a quem sofre com Goiás e Vila Nova.

 Mexida

Alguns ajustes já vêm sendo feitos na equipe do governador Ronaldo Caiado. A comunicação vem levando a culpa até agora pela falta de visibilidade das ações. Radar ligado também para a atuação de quem veio de fora.

 

Internacional

Jornalista Lourival Santana promove talk show em Goiânia na quinta, 12, para lançar “Minha Guerra Contra o Medo”, uma visão sobre seu trabalho de cobertura de guerras pelo mundo, especialmente pelo Estadão. Hoje ligado à CBN, Lourival vem viajando pelo Brasil pra divulgar a obra.

Cartório

Desde já agradecendo a lembrança do presidente da Alego, Lisauer Vieira, pela homenagem logo mais na Casa. Em sessão especial que comemora os 85 anos da AGI, vários nomes da imprensa serão lembrados. Entre eles, deste colunista, que está há mais de três décadas na profissão. Grato sempre.

Frase do dia

“O homem pode por fim à sua vida, mas não à sua imortalidade”

(Milan Kundera)