Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Sexta-feira. 26/04/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

POLÍTICA

Coluna Ponto & Vírgula - 10 De Outubro De 2019

10/10/2019 às 14h26


POR PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

facebook twitter whatsapp

Caiado deve mostrar essa face

Desde que assumiu o Governo de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM) tem sido alvo de boatos em torno de seu estado de saúde. É fato que Caiada é a pessoa mais idosa eleita para o comando da máquina estadual. É claro também que boa parte desses boatos não passa de alimento para a fábrica de fofoca política, que habita em todo lugar onde se faz política. Faz parte da pressão. Especialmente para quem está no poder. Caiado tem a chance de mostrar transparência. Dificilmente um mal estar súbito leva a procedimentos, internações e, principalmente, transferência para um check-up não programado. Caiado é médico e deve ter as suas suspeitas para o problema e as suas opções enquanto paciente e cidadão. Compartilhar qualquer problema com o povo costuma gerar, no mínimo, solidariedade.

Entre petistas

Os presidentes petistas Luís Inácio e Dilma Rousseff enfrentaram com dignidade o câncer. No momento em que externaram o problema, obtiveram até maior compreensão na seara política.

Tucano

Em São Paulo, o então governador Mário Covas enfrentou um câncer agressivo. Com a mesma energia que o fez bater boca com professores grevistas nas ruas paulistas. Faleceu no exercício do mandato e contribui muito para consolidar Geraldo Alckmin como liderança nacional.

 Solidariedade

Ronaldo Caiado é hoje o inquilino do Palácio das Esmeraldas. Mas é mais do que isso. Ser governador é a consolidação de um sonho revelado por ele durante décadas. Continua sendo a maior autoridade goiana. Merece respeito e solidariedade. A transparência neste momento naturalmente reforça a liderança e gera essa solidariedade.

 Gesto decente

Pré-candidato assumido ao Governo de Goiás em 2022 pelo MDB, Daniel Vilela fez questão de distribuir nota de solidariedade. É assim que se faz.

Dupla federal

Vereadores de Goiânia, Gustavo Cruvinel (PV) e Lucas Kitão (PSL) tem buscado articulações em Brasília. Gustavo está participando das discussões em torno do fortalecimento dos Parques Tecnológicos, ao lado do senador Vanderlan Cardoso e do deputado federal Major Vítor Hugo. Kitão está levando comissão da OAB para conversar com o deputado federal Elias Vaz (PSB), com proposta de emenda na área jurídica. Hoje. 

Aposta

Íris Rezende (MDB) leva mais um mutirão, dessa vez à Região Noroeste, a mais populosa de Goiânia. Muito provavelmente, sem a companhia de Caiado. Mas com uma companheirada grande. O mutirão é a posta de ligação do prefeito com o povo.

 Ausente

Quando recebeu a notícia do mal súbito do marido, Gracinha Caiado embarcava para São Paulo.  De lá, seguiria para Roma, para representar o governo goiano na cerimônia de canonização de Irmã Dulce. Em missão, para representar o povo de Goiás.

 Mãos pelos pés

Jair Messias parece estar se especializando na chantagem para manter o PSL fiel. Em uma semana, o presidente esteve com um pé no Patriota e apareceu com simpatia pela recriação da UDN. Casamento que parece perto do fim.

 Missão cumprida

A eleição de Bolsonaro elevou o PSL de nanico a maior partido emergente do país. Com ou sem Bolsonaro, terá o maior fundo partidário das duas próximas eleições. Se perder o principal cabo eleitoral, ficará com o poder de financiamento de campanha, arma muito poderosa no meio político atual.

 Insustentável

Manter Marcelo Álvaro no comando do Ministério do Turismo é promover o sangramento público do cidadão.

 Fica

Vereador em primeiro mandato, Lucas Kitão diz que fica no PSL. Aponta para cinco anos de filiação, motivada por identificação programática com a sigla.

 

Bola fora

Lamentável a recusa de Jair Messias em assinar o diploma do Prêmio Camões a Chico Buarque de Hollanda. É a maior honraria para escritores de língua portuguesa. Chico, independente de concordar ou não com seus posicionamentos políticos, é patrimônio da cultura brasileira. Não concordar, é direito de todos. Não reconhecer é estupidez.

Ponto para Álvaro

O deputado Álvaro Guimarães (DEM) mereceu destaque na comemoração dos 30 anos da Constituição de Goiás. Dos 41 constituintes goianos, é o único que está no exercício do mandato. Com representação de Itumbiara.

 

Crise hídrica

A chuva começou a chegar, mas ainda em volumes contidos. Anápolis puxa a fila na rota do revezamento no fornecimento de água.

 Troca

Governadores e prefeitos ganharam repasses do pré-sal pra ajudar a destravar a reforma da previdência. Qual será a moeda de troca para garantir a indicação de 02 para a embaixada brasileira nos Estados Unidos.

Frase do dia

“Diante da adversidade, só há três atitudes possíveis: enfrentar, combater e vencer”

 (Mário Covas)